11276
As principais tendências do mercado fitness para 2026
Mercado Fitness

As principais tendências do mercado fitness para 2026

Conhecer as tendências do mercado fitness e saber como transformá-las em oportunidades de negócio é uma das principais habilidades dos gestores desse tipo de negócio. Para te ajudar nessa missão, trouxemos uma curadoria do que ficar por dentro no ano que vem aí!

tendências fitness 2025

O universo fitness está em constante evolução, impulsionado por inovações tecnológicas, mudanças demográficas e transformações sociais. Desde 2006, o American College of Sports Medicine (ACSM) realiza anualmente a Worldwide Survey of Fitness Trends, uma pesquisa que se tornou referência mundial para profissionais, gestores e empreendedores do setor.

E, aqui no blog da Tecnofit, também virou tradição trazermos uma curadoria completa das principais tendências do mercado fitness para que os gestores desse tipo de estabelecimento possam acompanhá-las e transformá-las em oportunidades para o desenvolvimento das suas empresas.

As principais tendências fitness para 2026 — o que está em alta no mercado fitness

Com base nos estudos mais recentes, que contaram com a participação de mais de 2 mil profissionais do setor de saúde e fitness, apresentamos um panorama completo das principais tendências fitness que estão moldando o mercado atual e futuro. Confira!

Tecnologia vestível e biohacking

Por mais um ano consecutivo, dispositivos como relógios inteligentes, pulseiras com monitoramento de ritmo e outros acessórios que capturam dados em tempo real e contribuem para a eficiência do treino, fazem parte do 1º lugar entre as principais tendências do mercado fitness. 

Isso permite que as pessoas tenham acesso à variáveis como a frequência cardíaca, nível de sono, volume de passos, entre outros sinais biológicos ainda mais complexos, o que favorece o autoconhecimento e contribui para mudanças no treino, buscando uma performance ainda melhor e mais precisa, o que também pode ser chamado de biohacking. 

Aplicativos com inteligência artificial e personalização

No 4º lugar da edição da pesquisa de tendências do mercado fitness de 2026, os aplicativos de exercício e monitoramento permitem a flexibilidade e conveniência, para que as pessoas possam treinar e acompanhar seus resultados de onde estiverem. Atrelados aos dispositivos de tecnologia vestível, essas plataformas ganham um salto ainda maior em personalização, sofisticação, adaptações individualizadas e recomendações com base em dados, por meio da inteligência artificial. 

Treinamento híbrido: o equilíbrio entre online e presencial

Apesar de não ser um dos primeiros 20 tópicos listados entre as tendências do mercado fitness para 2026, a pesquisa traz o treinamento híbrido como a resposta para diferentes evidências do avanço da tecnologia, combinado com uma realidade de falta de tempo, demandas variadas e a necessidade de uma rotina ainda mais flexível e conveniente. Por meio dessa oportunidade, o treinamento físico consegue atender diferentes perfis sem abrir mão de uma experiência diferenciada. 

Modalidades de treinamento em destaque

Além da possibilidade de escolher onde, quando e como treinar, a pesquisa de tendências do mercado fitness para 2026 traz alguns destaques relacionados às modalidades de treinamento. 

Treinamento de força focado em longevidade

Depois de voltar para o top 5 das tendências do mercado fitness em 2025, o treinamento de força aparece em 7º lugar nesta edição. Além disso, a importância da longevidade e da força central também aparecem no 2º e 5º lugar da pesquisa, respectivamente. 

Essa modalidade tem benefícios que vão muito além da estética, contribuindo para a manutenção da massa muscular, densidade óssea, funcionalidade e saúde a longo prazo, evitando lesões. Em um contexto de envelhecimento da população, o treinamento de força impacta na preservação da autonomia, independência e qualidade de vida. 

HIIT e micro-treinos de alta eficiência

No 12º lugar da pesquisa, perdendo algumas posições em comparação com a edição de 2026, o Treinamento Intervalado de Alta Intensidade, mais conhecido como HIIT, segue sendo uma modalidade com alta procura, principalmente quando integrados aos treinos de força, mobilidade e bem-estar. Por ser um treino mais curto, em termos de duração, também combina com a tendência de uma rotina cada vez mais dinâmica e flexível. 

Treinamento com peso corporal e calistenia

Subindo duas posições, o treinamento funcional – que também é chamado de treinamento com peso corporal ou calistenia (que pode incluir o apoio de alguns acessórios), aparece na 10º posição do ranking das tendências do mercado fitness para 2026. Ela também aparece no 5º lugar, na tendência de “Equilíbrio, Fluidez e Força Central – ou Core”, o que reforça a importância da promoção da funcionalidade, controle corporal e qualidade de vida com flexibilidade. 

Treinamento funcional para a vida real

A modalidade abrange, além de exercícios de força, movimentos que contribuem com o equilíbrio, coordenação, resistência e a capacidade de realizar atividades funcionais no dia a dia, especialmente para a população idosa e com quadros clínicos, promovendo a longevidade e qualidade de vida – o que também faz parte de diversos tópicos da pesquisa de tendências do mercado fitness para 2026. 

Exercícios ao ar livre: conexão com a natureza

Em sintonia com o movimento de busca por qualidade de vida, as atividades ao ar livre fazem parte da 18ª posição da pesquisa de tendências do mercado fitness para 2026 e representam uma excelente oportunidade para profissionais que atuam como personal trainer. Exercícios ao ar livre podem ir desde uma corrida individual até um passeio de bicicleta em grupo, além dos famosos grupos de trilha e escalada.

O boom do recovery e terapias regenerativas

Os exercícios de reabilitação e treinamento adaptado apareceram pela primeira vez na lista de tendências do mercado fitness para 2026 e já ocuparam o 16º lugar do ranking. Essa modalidade inclui programas específicos para atletas com comprometimento de mobilidade, diferentes níveis de lesões e deficiências físicas e são voltadas para a manutenção funcional, força e independência. 

Tendências demográficas e sociais

A forma como a sociedade se comporta também impacta diretamente nas tendências do mercado fitness, como é o caso dos programas para idosos, prevenção da obesidade e doenças crônicas, por exemplo. Confira abaixo as principais tendências relacionadas aos movimentos demográficos e sociais, de acordo com a última edição da pesquisa. 

Fitness para a geração prateada e envelhecimento ativo

Com exceção de duas edições, os programas de condicionamento físico para idosos aparecem entre as 10 primeiras tendências do mercado fitness desde o início da pesquisa. Em 2026, comprovando o potencial desse serviço para a sociedade, ele ocupa a 2º posição do ranking. 

Esses programas são construídos e adaptados para as necessidades de mobilidade, força, equilíbrio, saúde e bem-estar, com o objetivo de promover longevidade e autonomia na terceira idade. 

Gestão de peso e combate à obesidade

E, logo em seguida, ocupando o 3º do ranking, estão os exercícios para gestão de peso, garantindo a posição mais alta de todos os tempos da pesquisa. Mesmo com o avanço das terapias médicas e medicamentos para obesidade, o exercício físico segue entre as principais alternativas para prevenção da doença, controle de peso e manutenção da saúde metabólica, o que vai muito além da estética. 

Exercícios para saúde mental e bem-estar integral

Apareceu pela primeira vez em 2025 e ganhou o 6º lugar no ranking das tendências do mercado fitness para 2026. Indica uma seleção de programas de atividade física projetados para melhorar aspectos da saúde mental, como a redução de ansiedade, estresse e depressão. Para isso, é fundamental que os instrutores e personal trainers considerem as preferências, limitações e barreiras que podem influenciar na realização dos exercícios.

Comunidades de treino e a geração Z

Diversos estudos indicam que a geração Z tem trocado festas e baladas pela atividade física, o que faz com que esse universo passe a investir, também, em espaços que promovam a conexão e relacionamento, como é o caso dos clubes de recreação e esportes para adultos, na 9ª posição e aulas em grupo, na 13ª. Esses espaços têm como público-alvo principalmente a geração Z ou pessoas que valorizam as comunidades, interação e benefícios sociais do exercício físico. 

Inovações tecnológicas emergentes

A tecnologia impacta na forma como trabalhamos, consumimos e nos relacionamos. Não é diferente quando o assunto é o mercado fitness! À medida que as inovações são lançadas, novas tendências ganham espaço nesse universo. Saiba mais sobre os principais tópicos que apareceram na última edição da pesquisa de tendências do mercado fitness. 

Inteligência artificial aplicada ao treino e gestão

Mesmo sem uma posição exclusivamente ocupada pela temática de IA aplicada ao treino e gestão, a tecnologia de personalização e orientação por meio de dados faz parte de diversos tópicos listados na pesquisa de tendências do mercado fitness para 2026. 

A aplicação da inteligência artificial abre espaço para treinos personalizados, acompanhamento e monitoramento dos resultados, garantindo muito mais eficiência e satisfação do usuário, especialmente em um contexto em que a personalização tem tanta força. 

Experiências imersivas e gamificação

O monitoramento de resultados e conectividade também oferecem como oportunidade a ampliação do uso de experiências imersivas e gamificação como um diferencial estratégico das academias e estabelecimentos fitness. Por meio dessa alternativa, os alunos têm acesso a treinos ainda mais interativos, e diferentes formas de vivenciar uma rotina de exercícios físicos, o que impacta diretamente no engajamento e fidelização. 

Tendências profissionais e de negócio

Muito mais do que um relatório para atletas e praticantes de atividades físicas, a Worldwide Survey of Fitness Trends é um poderoso estudo de mercado, que revela tendências que impactam diretamente a forma como gestores atuam nesse tipo de negócio. Listamos abaixo alguns exemplos de tendências profissionais e de negócio para acompanhar e aplicar na sua empresa. 

O papel do Sistema Tecnofit na modernização

A automatização e tomada de decisão com base em dados vai muito além da criação ou atualização de um treino – toda a gestão de uma empresa fitness pode ser positivamente impactada pelo uso da tecnologia, com ferramentas como o Sistema Tecnofit, por exemplo. 

A plataforma em questão permite automatizar processos financeiros e administrativos, além de integrar dados dos alunos para promover programas de treino muito mais personalizados, com apoio de um aplicativo de treino que torna a experiência ainda mais flexível e dinâmica, seja para os instrutores ou alunos. 

Faça um teste gratuito agora mesmo e comprove todas as funcionalidades do Sistema Tecnofit, que prometem atuar significativamente na modernização do seu negócio fitness. 

A força dos agregadores: Gympass, Totalpass e ClassPass

Em um cenário em que a flexibilidade, conveniência e popularidade de aplicativos ganha cada vez mais força, parceiros como o Gympass (atual Wellhub), TotalPass e ClassPass podem ser excelentes alternativas para alcançar um público diverso e democratizar o acesso ao serviço oferecido, o que está totalmente alinhado às tendências apresentadas no estudo do ACSM.

Consultoria de bem-estar e personal trainer híbrido

Ainda no mesmo sentido, essas tendências abrem espaço para novas oportunidades de serviços, como a consultoria de bem-estar, com treinos adaptados aos diferentes estilos de vida, foco na saúde, longevidade e qualidade de vida; e personal trainer com atendimento presencial e online, com diferentes formatos de conexão e comunicação, prezando pela confiança e eficiência, de onde estiver. 

Tendências emergentes e especializadas

Quando a personalização toma conta das tendências do mercado fitness, surgem também ofertas especializadas para determinado público e necessidade. Trouxemos, neste artigo, um recorte das principais. Saiba mais: 

Desenvolvimento atlético juvenil

Apesar de cair algumas posições em comparação com as últimas edições da pesquisa, essa tendência segue no top 20, fortalecendo a importância da atividade física atrelada à educação nutricional para jovens em crescimento físico. Para orientar os profissionais da área na avaliação, alfabetização física e desenvolvimento de habilidades, foram criados diferentes modelos de treinamento que vão de encontro com abordagens baseadas apenas na idade para determinar níveis de participação dos alunos.

Exercício é medicina (EIM) e prevenção 

Apesar de constar em todas as edições da pesquisa desde 2017, na última edição das tendências do mercado fitness, essa iniciativa não aparece em uma posição exclusiva, mas como contexto de outras tantas posições. Promove a importância da integração da atividade física na assistência médica, e da parceria entre profissionais de exercícios certificados e da medicina, buscando melhores soluções e tratamentos para pacientes.

Medicina do estilo de vida

Essa tendência cresce à medida que aumenta a conscientização da população sobre a importância da atividade física nos resultados de saúde a longo prazo, principalmente no controle de doenças crônicas. Envolve a mudança de comportamentos, priorizando a prática de exercícios, alimentação integral, nutrição baseada em vegetais, sono restaurador, redução de estresse e do uso de substâncias de risco e bem-estar social.

Terapias de contraste (frio e calor)

No 17º lugar e pela segunda vez no ranking, as terapias térmicas, como fontes termais e banhos frios ou crioterapia, são essenciais para cura, recuperação, redução de inflamação e aumento da sensação de bem-estar. Elas também podem ser associadas à prática de atividade física para acelerar a recuperação pós-exercício, destacando uma oportunidade da conexão entre métodos tradicionais e tecnologia contemporânea.

O mercado fitness brasileiro: tendências do mercado fitness para 2026

Apesar de o estudo da ACSM refletir as tendências globais do mercado fitness, no Brasil, os movimentos devem ser altamente influenciados pelo que é percebido ao redor do mundo, com foco em tecnologia, longevidade e bem-estar, de acordo com a realidade local. 

Outros estudos nacionais, como a 4ª edição do Panorama Setorial Fitness Brasil, lançado em 2025, mostram que o mercado está em constante transformação, com destaque para profissionalização, diversificação de serviços, digitalização e alinhamento às novas demandas de consumo. A expectativa é de expansão estruturam desse mercado nos próximos 5 a 10 anos, acompanhado do fortalecimento de associações regionais e redes colaborativas, apesar da volatilidade econômica, 

Evolução e tendências econômicas no Brasil

Os dados mais recentes do Panorama Setorial da Fitness Brasil também mostram que menos de 5% dos brasileiros são frequentadores regulares de academias e que o setor movimenta cerca de R$ 17 bilhões por ano, com crescimento constante de academias e outros estabelecimentos fitness. Ou seja, muito mais do que saturado, esse mercado segue em evolução e transformação no país. 

E mesmo com oscilações econômicas, as estatísticas mostram a priorização de investimento em saúde, bem-estar e longevidade, de acordo com o valor percebido nesta oferta. No entanto, vale reforçar que o cenário do Brasil acompanha as tendências globais. 

Ou seja, as empresas e profissionais que estiverem aptos a trabalhar de forma conectada com a tecnologia, bem-estar integrado e soluções inovadoras que impactam na experiência do usuário devem sair na frente no movimento de expansão do setor no país. 

Perspectivas futuras e conclusão — o futuro do mercado fitness

As tendências do mercado fitness apontam para um futuro cada vez mais integrado entre tecnologia, longevidade, personalização e bem-estar. A busca por exercícios que proporcionem não apenas benefícios físicos, mas também mentais e sociais, é uma realidade crescente.

As inovações tecnológicas, o foco no bem-estar e a diversificação das modalidades de treinamento oferecem inúmeras oportunidades para profissionais e empreendedores do setor fitness. Implementar estratégias baseadas nessas tendências pode não apenas melhorar a experiência dos clientes, mas também aumentar a retenção, a satisfação e o sucesso do negócio.

Para se destacar neste mercado dinâmico e competitivo, é essencial estar alinhado às principais tendências do mercado fitness, atender às demandas de clientes cada vez mais exigentes e conectados, e aproveitar as oportunidades que surgem com as constantes transformações do setor.