Se você é proprietário ou trabalha com a gestão de um estabelecimento fitness, provavelmente está sempre em busca das melhores respostas e alternativas sobre como atrair alunos para academia, a fim de garantir a sustentabilidade da sua empresa.
Ao mesmo tempo, deve saber também que conquistar um novo cliente pode custar de cinco a sete vezes mais do que fidelizar os seus alunos atuais. Segundo Phillip Kotler, autor dessa afirmação e um dos principais nomes do marketing em todo o mundo, o custo tem relação com os diversos investimentos envolvidos na aquisição de um cliente.
E quando falamos nos custos envolvidos no processo sobre como atrair alunos para academia, estamos nos referindo do marketing até o comercial, lembrando ainda do Custo para Aquisição de Cliente, o CAC, um indicador que representa o valor necessário para se atrair e converter um novo cliente para a marca, considerando todos os investimentos feitos e a quantidade de novos clientes gerados por eles.
Desta forma, tão ou até mesmo mais importante do que saber como atrair alunos para academia é fidelizar os clientes que já estão treinando com você, o que pode ser feito por meio de uma série de técnicas!
8 dicas sobre como atrair alunos para academia
Sem mais delongas, vamos juntos conferir algumas das principais estratégias sobre como atrair alunos para academia e fidelizá-los. Lembrando que todas elas são simples de serem colocadas em prática e você poderá começar a executá-las assim que terminar de ler esse artigo.
1. Conheça, realmente, o seu cliente!
Em geral, quando perguntamos para gestores de academias qual é o perfil dos seus clientes, eles se limitam ao gênero e faixa etária. Alguns, já mais aprofundados no tema, conseguem compartilhar um pouco sobre o objetivo dessas pessoas: desde a busca por uma maior qualidade de vida, emagrecimento, fortalecimento, hipertrofia e por aí vai.
Saber disso é importante, mas será que é suficiente para oferecer uma boa experiência? Para além dos dados de contato e das informações básicas do cliente, é fundamental entender melhor o que fez um cliente buscar a sua academia, ao invés de optar pelos concorrentes.
Além disso, é essencial entender o que está por trás do principal objetivo que o levou até ali. Melhorar o condicionamento físico tem a ver com conseguir correr uma maratona? Poder voltar a subir as escadas do prédio sem ficar ofegante? Melhorar os resultados do exame de sangue?
Com os dados em mãos, você pode reunir a sua equipe regularmente para discutir sobre as necessidades de cada cliente e então pensar juntos sobre as melhores estratégias para atender e principalmente superar as expectativas dos alunos.
2. Acompanhe os sinais que podem indicar a insatisfação do aluno
De acordo com a experiência com os clientes da Tecnofit, podemos dizer que há um ponto crítico logo depois do primeiro trimestre de treino, um momento em que as pessoas começam a repensar o valor investido na academia, de acordo com os seus resultados – que, às vezes, podem demandar um período maior de dedicação. Outro sinal de alerta é a baixa na frequência, ficando, às vezes, até uma ou duas semanas sem frequentar a academia – fenômeno que chamamos de “zona de risco”.
Em ambos os casos, é importante criar um ambiente próximo e respeitoso para entender o que pode estar acontecendo. Em alguns casos você não poderá interferir no momento pelo qual o aluno está passando, mas, em outros, você pode planejar alguma ação para evitar que esse cliente deixe de treinar.
Se a falta de constância estiver relacionada a uma rotina corrida, por exemplo, vale a pena firmar um compromisso com aquele cliente e estabelecer um presente em troca, como um mês extra de aulas. Ou promoções, no caso da falta de desistência ter relação com o investimento. E por aí vai!
3. Fortaleça os pontos de contato com o cliente em toda a jornada
Principalmente em academias pequenas, a tendência é achar que se tem uma relação muito próxima com os clientes. Porém, quando falamos em pontos de contato, isso não significa apenas motivar o cliente a participar mais ativamente dos treinos, e sim de conhecer melhor o aluno.
E para cada mês, há alguns assuntos específicos que podem ser abordados nessa jornada sobre como atrair alunos para academia. Compartilhamos, abaixo, alguns exemplos para usar ou se inspirar. Vem saber mais:
- No primeiro mês, pergunte como está a experiência do aluno, se as expectativas estão sendo alcançadas e se há algo que possa ser feito para melhorar as aulas ou o atendimento.
- No segundo mês, dê um feedback formal ao aluno, indicando como foi o desempenho dele nos treinos e o quanto ele já progrediu.
- No terceiro mês, que está bem próximo ao período crítico, é hora de conversar com o cliente para entender se ele está conseguindo perceber resultados no dia a dia e se a atividade física já virou rotina.
- No quarto mês, é muito mais provável que o aluno esteja engajado e o risco de deixar a sua academia é muito menor. Então, parabenize-o pela constância e esforço. É possível ir além das palavras e até mesmo presentear a pessoa com uma avaliação física, por exemplo. Algo que pode inclusive ajudar você a evoluir na elaboração de novos treinos.
- Nos meses seguintes, é importante continuar mantendo a rotina de feedbacks e, ao chegar ao 12º mês, não deixe de celebrar com o aluno pelo ciclo completado. Agradeça pela parceria e entregue um brinde especial e personalizado, com o objetivo de fortalecer essa parceria.
4. Faça pesquisas de satisfação
Ao contrário do que alguns gestores de academia pensam, uma pesquisa de satisfação não precisa ser complexa. Um formulário simples com perguntas referentes à aula, ao espaço físico, à dinâmica dos professores, entre outras questões, já está super valendo!
É importante que a pesquisa seja feita de seis em seis meses ou pelo menos de forma anual. Outra dica é estimular que o aluno preencha a pesquisa ao dar a ele a chance de concorrer a um prêmio. E lembre-se de deixar um espaço para críticas, sugestões e elogios.
5. Analise constantemente como você recebe o seu cliente
Para garantir que a sua academia seja sempre acolhedora para os alunos, é importante contar com a ajuda de outras pessoas para repararem em coisas que para você, como gestor, talvez deixe passar batido, como uma lâmpada queimada, uma sujeira no teto ou uma poltrona desconfortável.
Neste caso, uma boa sugestão é convidar um grupo de familiares ou amigos para fazerem uma aula em seu espaço. O ideal é que você não esteja presente nesse momento e peça uma opinião bastante honesta deles sobre as percepções que tiveram durante o treino.
Contratar o serviço de cliente oculto também pode ser uma oportunidade para estabelecer uma auditoria profissional, que contribua com relatórios recheados de dados e insights estratégicos, para a tomada de decisão.
6. Faça campanhas de engajamento
Todo e qualquer negócio fitness está sujeito à sazonalidade, seja para o bem – no verão, por exemplo, ou para o mal – justamente ao contrário, no inverno. Por isso, no planejamento sobre como atrair alunos para academia, é importante que você antecipe esses períodos e promova campanhas de engajamento.
Como exemplos, é possível criar competições ou jogos com seus alunos para incentivar a presença dos alunos e o entrosamento entre os clientes. Ações que estimulem a competição saudável com as turmas são uma estratégia consagrada em modalidades como o CrossFit e também podem fazer uma enorme diferença para fidelizar os clientes da sua academia.
Se você está em busca de ideias para colocar em prática aí no seu negócio fitness, nós temos um material com várias dicas para te ajudar, principalmente com foco em programas de fidelidade. Acesse e confira todas as nossas sugestões!
7. Faça parcerias
Ainda pode existir um receio no segmento fitness de que indicar o aluno para outros estabelecimentos pode fazer com que essas empresas “roubem” os clientes.
No entanto, principalmente no caso de atividades físicas, é normal que os alunos complementem os treinos com outras modalidades. Então, por que não fazer uma parceria com uma assessoria de corrida? Ou ainda com uma escola de beach tennis? Ou um studio de yoga?
Outras parcerias interessantes são aquelas feitas com os comércios do bairro e que tenham alguma relação com o seu ramo de atuação. Pode ser um restaurante de comidas naturais, uma loja de roupas de ginástica, uma clínica de estética, um supermercado, um nutricionista, etc. Aqui, as parcerias são uma ótima forma de divulgação, troca de indicações e, principalmente, de oferecer benefícios para o seu aluno.
Tanto no caso das empresas fitness quanto no caso do comércio local, é essencial encontrar parceiros em quem você confia, aqueles que com certeza cuidarão bem do seu cliente.
8. Anote informações importantes sobre os seus alunos
O seu cérebro pode te trair no momento de guardar algumas informações, então, é muito importante fazer anotações sobre os alunos durante as aulas.
Desta forma, se um aluno tiver reclamado de dor nas costas na aula anterior porque tem dormido mal, você poderá incluir no treino alguns exercícios que o ajudem a melhorar o desconforto.
As anotações não precisam necessariamente ter a ver com as aulas, podem ser referentes a uma viagem que o aluno irá fazer, a uma prova importante que está chegando, a um aniversário que ele vai nos próximos dias. Ao ter anotadas essas informações, você poderá oferecer uma melhor experiência ao seu aluno, fazendo-o sentir que foi realmente ouvido e que você se importa com ele.
Como um sistema de gestão contribui para a jornada sobre como atrair alunos para academia?
Várias das dicas acima podem ser otimizadas ou maximizadas por meio de um sistema de gestão, como todas as informações sobre a falta de frequência ou inadimplência dos alunos, perfil completo, com direito a avaliação física dos clientes – e alguns sistemas, como o da Tecnofit, ainda permitem que os seus clientes tenham acesso a um aplicativo de treino, capaz de armazenar todo e qualquer tipo de feedback, para te ajudar a lembrar e melhorar a experiência dessas pessoas.
Desta forma, você conseguirá ganhar horas no seu dia e concentrar os seus esforços em entregar aquilo que é a sua expertise: treinos de qualidade e uma ótima experiência.
Por isso, queremos que você conheça melhor a nossa solução e faça um teste grátis para comprovar todas as funcionalidades do Sistema Tecnofit, que vão te mostrar, na prática, como atrair alunos para academia. Esperamos por você!