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Black Friday na academia: 9 campanhas para vender mais

Black Friday na academia: 9 campanhas para vender mais

Neste ano de 2022, a Black Friday na academia vai acontecer no dia 25 de novembro, ou seja, faltam menos de um mês para uma das datas mais importantes do varejo brasileiro.  Se você quer saber como a sua academia pode se beneficiar desta data, leia este texto até o final. Promoção black friday para…

Mulher com cartão de crédito na mão, olhando para computador em que está escrito na tela “Black Friday Sale”, ela pesquisa promoções de black friday na academia.

Neste ano de 2022, a Black Friday na academia vai acontecer no dia 25 de novembro, ou seja, faltam menos de um mês para uma das datas mais importantes do varejo brasileiro. 

Se você quer saber como a sua academia pode se beneficiar desta data, leia este texto até o final.

Promoção black friday para academia, como se preparar?

Para começar a falar sobre Black Friday e vendas, é preciso que você entenda a importância de um planejamento eficaz. Na verdade, é fundamental que você saiba estabelecer metas.

Planejamento

Antes de tudo, para que a sua academia tenha sucesso na Black Friday, é preciso muito planejamento de como as ações serão executadas, você precisa definir as promoções, ter um plano de marketing para divulgação, além de muitos outros detalhes que vão fazer a diferença nas vendas do seu negócio durante esse período. 

Vendas Online

Ter um site para a sua academia é essencial para se destacar não só durante a Black Friday, mas em todos os períodos do ano e tornando a sua venda online mais fácil. 

Mesmo que você não consiga vender em um primeiro momento, pode criar uma base de dados com leads, ou pessoas que demonstram interesse no seu serviço. A partir daí, você vai fazendo a nutrição até qualificá-los para que eles realizem a compra. 

Estrutura

A Estrutura é muito importante para que você possa oferecer as melhores novidades e serviços durante a Black Friday. Veja se você tem estrutura para atender a demanda física e online e capacite a sua equipe para que ela ofereça valor ao seu cliente. 

Redes Sociais

As redes sociais são importantes em qualquer período do ano, mas durante a Black Friday elas se tornam ainda mais fundamentais. Isso acontece porque você precisa estar atualizando constantemente e garantindo que mais pessoas sejam impactadas pelas suas publicações. 

Premiações

Premiações são ótimas estratégias para alavancar a sua academia na Black Friday, você pode incentivar os seus clientes a convidarem um amigo e receberem premiação por mais indicações e mais pacotes fechados com a sua academia. 

Você pode oferecer desconto ou aulas gratuitas, seja criativo quanto às premiações e aproveite! 

O que sortear em academia?

Você também pode fazer sorteios para deixar as coisas ainda mais movimentadas e chamar ainda mais atenção para que as pessoas fechem plano com você. Você pode sortear descontos, planos, pacotes especiais e muito mais! 

Planos

Uma boa forma de atrair novos clientes é oferecer planos com preço reduzido no primeiro mês e depois dar descontos nos primeiros meses, mas é importante que isso não impacte o seu planejamento financeiro

Como fazer o marketing de uma academia para a Black Friday?

Desde 2011 no Brasil, a Black Friday já entrou na rotina do brasileiro. Ou seja, muitas pessoas passam boa parte do ano esperando essa data para realizar compras e assinar novos serviços.

Logo, é fundamental que você comece a divulgar sua ação de Black Friday com certa antecedência, por exemplo, de 4 a 6 semanas de antecedência. Dessa forma, pessoas da sua região terão tempo para se preparar para as ofertas.

Use as redes sociais da sua academia, assim como SMS e campanhas de e-mail. Além das campanhas online, também faça ações offline, como colocar cartazes e distribuir panfletos.

Invista em copy para academia

Na escrita persuasiva, que chamamos de copywriting, podemos utilizar algumas estratégias e gatilhos mentais para impulsionar o seu negócio. Esses gatilhos funcionam como um chamariz que ajuda as pessoas a tomarem decisões. Neste caso, fechar com a sua academia na Black Friday. 

Abaixo estão os principais gatilhos que você pode utilizar nos seus posts para Instagram para aumentar o engajamento, e nos seus anúncios no Face Ads e Google Ads. 

  • Senso de urgência: esse gatilho indica que a pessoa precisa aproveitar a promoção naquele momento, pois ela ficará pouco tempo disponível. Você pode utilizar a chamada: “é por tempo limitado”, “estará disponível por apenas algumas horas”.
  • Senso de escassez: está ligado também ao senso de urgência e indica que se a pessoa precisa aproveitar a promoção naquele momento. Exemplo: “número de planos limitados”, “somente as primeiras xx pessoas terão o desconto”. 
  • Senso de exclusividade: Faz com que a pessoa se sinta única e especial. Para colocá-la em prática, você pode estabelecer descontos nos pacotes para um grupo exclusivo, como direcionar apenas para novos alunos e rematrículas. 

Faça uma promessa irresistível

A Black Friday já é um evento que faz parte do calendário dos brasileiros, por isso, para se destacar em meio a concorrência, é importante que você tenha condições que realmente valem a pena para os seus clientes. 

Você pode fazer uma análise de mercado, pesquisar os concorrentes, mas é muito importante mostrar os seus benefícios e criar argumentos consistentes que entreguem de fato valor ao seu aluno. 

Aproveite para explorar condições para o verão, afinal, nessa época as academias lotam e muitas pessoas estão procurando espaços para treinar. 

Comunique sua ação com antecedência

Ter planejamento vai fazer com que você saia na frente e consiga oferecer os melhores serviços ao seu público, além de gerar expectativa e ir revelando as informações aos poucos. 

Você pode soltar “teasers” com o que vai rolar na Black Friday dando um aperitivo ao seu público, depois comunique a oferta e, por último, divulgue a condição especial dizendo que está disponível somente naquele momento. 

Entregue um atendimento de excelência

Ter um bom atendimento na sua academia é fundamental para converter, pois durante a Black Friday o movimento e a procura pela sua academia aumenta muito, portanto, reúna toda a sua equipe e dê orientações de como deve ser a atuação durante esses dias. 

Além disso, todas as informações devem ser passadas de maneira uniforme quando solicitadas, com agilidade nos atendimentos, resposta rápida e precisa. 

9 campanhas de marketing para academias na black friday

Antes de passar as dicas de promoções para BF, é importante ressaltar que você só deve implementar essas iniciativas se elas fizerem sentido com o momento atual do seu negócio. Se a sua empresa estiver passando por problemas financeiros, é melhor pensar duas vezes antes de fazer uma promoção com muitos descontos.

1. Desconto no 1º mês

O aluno que assina na Black Friday, pode pagar menos no primeiro mês ou, até mesmo, treinar o primeiro mês de forma gratuita.

Essa é uma excelente oportunidade para agregar valor ao seu serviço, pois o aluno vai ter 1 mês para treinar gratuitamente e ver o quão boa sua academia é.

2. Experimente 30 dias com até 80% de desconto

Essa é uma ótima promoção para novos clientes, pois gera maior oportunidade para as pessoas experimentarem os seus serviços, no entanto, se a sua academia inaugurou há pouco tempo essa pode não ser a melhor opção. 

Nesse tipo de pacote, você também pode agregar outros serviços como avaliação física e nutrição. 

3. Desconto no mensal caso o aluno renove até a data de vencimento todo mês

Já pensou quantas pessoas querem treinar na sua academia, mas não possuem limite no cartão de crédito? Pensando nelas, você pode oferecer um plano mensal no mesmo valor promocional do plano anual, com a condição que o aluno renove até a data de vencimento. 

Dessa forma, você facilita para o aluno que consegue aproveitar as condições especiais. 

4. Promoção 2 por 1

Nesse caso, a estratégia é que dois alunos pagam apenas uma mensalidade durante os primeiros 30 dias de uso. Também é possível estender a promoção, caso você queira. 

Você pode explorar o enfoque: “Traga um amigo e ganhe 50% de desconto para os dois no primeiro mês”. 

5. Leve o plano anual e ganhe 3 meses!

Na aquisição de novos planos um aluno que comprar o plano anual, ganhe 3 meses gratuitos. E aí você pode fazer isso de duas formas distintas:

  • Você pega o valor do plano anual e dilui ele em 15 meses. Nesse caso, o aluno vai pagar 15 mensalidades, mas o valor será equivalente a 12 meses;
  • O aluno paga 12 mensalidades normais e fica 3 meses treinando gratuitamente.

6. Desconto na renovação

Se o aluno renovar o plano dele durante a Black Friday, ele pode ganhar um desconto no próximo plano. Essa é uma ótima forma de você incentivar seus alunos a renovarem o plano.

Até porque, como sabemos, os meses de dezembro e janeiro são complicados para renovação. Então, conseguir fazer com que seu aluno renove ainda em novembro, pode ser uma ótima estratégia de retenção.

7. Plano amigo

Durante o período de Black Friday (que pode ser apenas a sexta-feira dia 26 ou a semana inteira), novos alunos que se matricularem com outros amigos ganham descontos.

Essa é uma ótima forma de trazer mais alunos para o seu negócio sem, necessariamente, perder dinheiro.

8. Promoção para ex-alunos de academia

Você também pode aproveitar esse momento de Black Friday na academia para trazer ex-alunos de volta para o seu espaço. 

Ofereça descontos, incentivos e aproveite para torná-los mais próximos do seu negócio. Novembro é o mês perfeito para isso!

9. Black week fitness

Você não precisa oferecer descontos em apenas um dia, é possível prolongar a promoção e fazer com que dure uma semana ou até mesmo um tempo superior, neste caso chamamos de Black Week. 

Aproveite esse momento e explore todas as possibilidades que ele tem a oferecer! 

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