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Reajuste da mensalidade de academia: estratégias para precificar e montar a tabela ideal
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Reajuste da mensalidade de academia: estratégias para precificar e montar a tabela ideal

Os valores praticados pelo seu negócio podem ter impacto direto na atratividade de clientes. Acompanhe esse artigo para conhecer algumas dicas sobre como definir o reajuste da mensalidade de academia e potencializar os seus resultados!

mensalidade de academia

Você sabia que 77% dos brasileiros pesquisam preços antes de comprar? Esse dado, da Pesquisa Tendências de Bens de Consumo para 2024, mostra a importância da definição de preços certos para estimular a tomada de decisão dos consumidores. E também pode ser usado como referência para o planejamento do reajuste da mensalidade da academia.

Em um mercado tão competitivo quanto o de serviços fitness, o preço pode ser um diferencial para a escolha entre uma marca ou outra. Mas a boa notícia é que estamos aqui para compartilhar com você as principais estratégias para definir o reajuste da mensalidade da academia e montar a tabela ideal. Vem saber mais!

Por que a precificação correta do reajuste da mensalidade de academia é importante?

Mais do que simplesmente ajustar o preço, realizar o reajuste da mensalidade de academia garante sustentabilidade financeira do negócio. Isso porque preços muito baixos podem comprometer a operação, enquanto aumentos inadequados podem afastar os alunos — ambos impactando negativamente a receita. 

Sendo assim, o ideal é avaliar todo o cenário da academia, buscando o equilíbrio entre as entradas e saídas dos recursos, além do potencial de lucratividade da empresa. E a gente te conta abaixo mais detalhes sobre como fazer isso!  

Fatores a considerar ao definir o reajuste da mensalidade da academia

Algumas redes de academia até podem fazer parecer que criar um preço ideal para a mensalidade é simples. No entanto, a verdade é que devem ser considerados muitos fatores para chegar ao número ideal – para você, para os clientes e para o sucesso do empreendimento. Acompanhe abaixo os principais.

Análise dos custos fixos e variáveis

O reajuste da mensalidade da academia deve considerar aluguel, salários, manutenção, energia, entre outros, para garantir que a nova mensalidade cubra os gastos operacionais ao menos.

Com tudo isso listado, é preciso considerar que o valor recebido com as mensalidades da academia deve, minimamente, cobrir o valor total dos gastos. 

E, se ficar no zero a zero, é importante considerar este reajuste da mensalidade da academia ou diminuir os custos para garantir a lucratividade da empresa. 

Público-alvo e perfil dos clientes

Antes de promover o reajuste da mensalidade de academia, estude seu público e avalie se ele concordaria com um aumento. 

Por exemplo, clientes mais sensíveis ao preço podem reagir negativamente a um reajuste da mensalidade da academia muito alto. Sendo mais prático, se a sua academia fica localizada ao lado de uma universidade e o público-alvo é formado por jovens estudantes, o valor da mensalidade provavelmente precisa ser menor do que uma academia especializada. 

Caso o valor seja superior, você corre o risco de perder clientes por desconhecer a realidade do público.

Avaliação da concorrência local

Analisar os valores praticados por academias da região ajuda a posicionar corretamente seu reajuste da mensalidade de academia, sem perder competitividade e considerando também serviços que diferenciam seu negócio de outros.

No entanto, aqui vale um ponto de atenção: o valor de reajuste da mensalidade da academia não pode ser o único fator comparativo com os seus concorrentes, já que outros, como o atendimento personalizado, equipamentos modernos e aulas diferenciadas também podem justificar valores mais altos. 

Diferenças de preço para academias de nicho e academias de grande porte

É exatamente sobre isso que citamos no ponto anterior: enquanto academias de nicho, focadas em públicos específicos ou modalidades especializadas, podem justificar reajustes da mensalidade da academia mais substanciais devido à entrega de valor mais exclusivo e atendimento personalizado, academias de grande porte ou mais tradicionais costumam adotar estratégias de preço mais padronizadas, com foco em volume e acessibilidade.

Nesse modelo mais amplo, o reajuste da mensalidade da academia tende a ser mais moderado e competitivo, buscando manter a base de clientes ampla e reduzir o risco de evasão. 

Já em espaços que investem mais em especialização, o público é reduzido e costuma valorizar a especialização. Estão mais dispostos a absorver reajustes desde que percebam retorno claro em qualidade e experiência.

Estratégias de precificação e reajuste da mensalidade de academia

Depois de conhecer um pouco mais sobre o que considerar ao definir o reajuste da mensalidade da academia, trouxemos algumas dicas de estratégias para tornar o valor do seu serviço ainda mais atrativo para os clientes. Confira: 

Modelos de preços: básico, intermediário e premium

Dividir a mensalidade da academia em diferentes planos, com diferentes níveis de serviço, pode ser uma excelente alternativa para quem deseja investir um valor menor por entregas mais simples e tradicionais. Sendo assim, recomendamos criar ao menos três modelos:

  • Plano básico: oferece acesso às instalações e serviços comuns. Os reajustes podem ser mais modestos para esses planos mais simples.
  • Plano intermediário: oferece acesso às instalações comuns e algumas aulas específicas, por exemplo. Reajustes médios acompanham os serviços adicionais.
  • Plano premium: além das aulas e serviços comuns, dá direito ao atendimento personalizado, estacionamento, espaços exclusivos e equipamentos mais modernos, por exemplo. Reajuste da mensalidade da academia superior para planos com atendimento exclusivo

Vantagens da precificação por faixa horária

Considerar reajustes inferiores para horários menos concorridos pode tornar a academia mais atrativa nesses períodos e melhorar a ocupação. Ou seja, oferecer uma experiência melhor aos alunos também permite que as pessoas possam se beneficiar de valores mais acessíveis em horários menos concorridos – como no meio da manhã ou da tarde, por exemplo. 

Ofereça planos mensais, trimestrais e anuais

Outra opção para tornar os preços de mensalidade de academia melhores – e ainda ganhar com a fidelização dos alunos – é conceder desconto ao antecipar o reajuste. Por exemplo, ao renovar contratos trimestrais ou anuais antes da aplicação dos novos valores ajuda a manter os alunos e suavizar o impacto do reajuste. 

Com o oferecimento de planos recorrentes, à medida que os clientes assumem um compromisso por maior tempo com a academia, eles ganham descontos significativos. Isso contribui com resultados mais efetivos para os alunos e uma estabilidade de receita para a academia. 

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Descontos e promoções sazonais

Além dos modelos fixos de planos e mensalidades, uma forma eficiente de atrair novos alunos e garantir fluxo constante de receita é investir em promoções e descontos sazonais, especialmente em períodos que antecedem o reajuste da mensalidade da academia.

Ofertas promocionais antes do reajuste, como descontos de verão ou matrículas com isenção de taxas, funcionam como incentivo tanto para novos clientes quanto para os atuais. Essas condições especiais também podem ser estendidas a alunos ativos como recompensa por indicações ou participação em programas de fidelidade, fortalecendo o vínculo com a marca e suavizando a percepção do aumento nos valores.

Como reajustar as mensalidades de academia com o tempo

Até aqui você teve acesso a uma série de dicas sobre como criar a melhor precificação para a mensalidade da sua academia. Mas o trabalho não acaba por aí, já que o reajuste da mensalidade da academia de forma periódica é essencial para manter a sustentabilidade financeira da empresa – e a capacidade de atratividade dos alunos. 

Sendo assim, compartilhamos abaixo algumas dicas para ajustar o valor dos serviços com o tempo. Confira:

Avaliação de feedbacks e expectativas dos clientes

Antes de começar a planejar o reajuste da mensalidade da academia, uma boa dica é entender a percepção dos alunos – tanto em relação ao nível de satisfação com o valor pago, quanto à experiência promovida pela academia. 

Essas informações são extremamente valiosas para entender quais aspectos são mais valorizados pelos clientes (e que podem influenciar o reajuste) e quais ainda precisam de melhoria para elevar a percepção antes de qualquer alteração de valor. 

Revisão anual de preços e tendências do mercado fitness

Em geral, devido à inflação e às tendências e evolução do mercado fitness, o valor da mensalidade das academias é ajustado anualmente. No entanto, antes de realizar esse movimento, é importante acompanhar o comportamento dos clientes e dos concorrentes, a fim de não correr o risco de perder alunos por conta dessa revisão. 

Estratégias para comunicar reajustes de preço aos clientes

E, falando em riscos, há uma série de dicas que podem ajudar a preparar o terreno para o anúncio dos reajustes no valor da mensalidade da academia sem que isso impacte negativamente a percepção dos alunos. Conheça algumas: 

  • Avise antecipadamente: informe os clientes com pelo menos um mês de antecedência; isso ajuda na adaptação ao novo valor. 
  • Dê motivos claros: explique o que justifica o reajuste da mensalidade da academia (melhorias nas instalações, serviços, atualização de equipamentos), para que os alunos percebam valor agregado. 
  • Forneça alternativas acessíveis: reforce planos trimestrais, anuais e promoções como opções mais vantajosas antes do reajuste da mensalidade da academia oficial. Use o gatilho mental de urgência – para os alunos e renovarem o contrato antes da mudança de mensalidade. 

Dicas para melhorar a percepção de valor de reajuste da mensalidade da academia

Ao longo deste artigo, mostramos como definir os preços certos é essencial para o sucesso financeiro do negócio — especialmente em momentos de reajuste da mensalidade da academia.

Mas, mais importante do que o número em si, está a percepção de valor que os alunos têm do seu serviço. Quanto mais clara for essa percepção, menor será a resistência ao reajuste e maior será a disposição em permanecer com você. Confira algumas estratégias para fortalecer esse vínculo:

Ofereça benefícios e vantagens exclusivas para membros

Com base nos indicadores financeiros do seu negócio, busque oportunidades para entregar mais valor aos alunos. Pode ser por meio de aulas especiais ou bônus mensais, eventos internos ou desafios, consultoria personalizada com profissionais da saúde e bem-estar e acesso antecipado às novidades da academia. 

Essas ações aumentam a sensação de exclusividade e ajudam a justificar os reajustes aplicados.

Use programas de fidelidade e recompensas

Reconhecer quem está com você ao longo do tempo é uma estratégia poderosa. Programas de fidelidade estimulam a permanência e ainda suavizam o impacto de reajustes futuros, principalmente com ações como descontos progressivos por tempo de casa, entrega de brindes personalizados, avaliações físicas gratuitas e acesso a treinos ou conteúdos premium.

Como destacar os diferenciais de sua academia para justificar os preços

Ao comunicar de forma clara os diferenciais da sua estrutura e serviço, você reforça o valor percebido e isso facilita a aceitação de novos preços por parte do público. Por isso, considere incluir no seu plano de comunicação:

  • Avisos sobre novos equipamentos e melhorias na infraestrutura.
  • Serviços especializados (como fisioterapia, nutrição ou aulas personalizadas).
  • Pesquisas de satisfação e escuta ativa dos alunos.
  • Benefícios como Wi-Fi gratuito, estacionamento, café e outros mimos do dia a dia.

O importante é manter o aluno sempre consciente do que ele ganha ao treinar na sua academia — especialmente quando há um reajuste em vigor.

Para isso, recomendamos comunicar sobre a compra ou troca de equipamentos, anunciar os serviços especializados, realizar pesquisas de satisfação em relação ao atendimento, infraestrutura e experiência no local, além de criar comodidades adicionais – como oferecimento gratuito de wi-fi, estacionamento, cafeteria entre outros serviços que ajudem a tornar a rotina de treino ainda mais especial. 

Conclusão

Agora que você já tem tudo o que precisa para definição da precificação da mensalidade da sua academia, temos uma dica extra! Afinal, nada melhor do que um sistema de gestão completo e personalizado para o mercado fitness para te ajudar a identificar os dados e insights necessários para definir e atualizar o valor do seu serviço. 

Por isso, queremos que você conheça a Tecnofit Gym, a plataforma que conquistou mais de 16.500 negócios fitness. Faça um teste gratuito e comprove todas as funcionalidades dessa ferramenta. 

Esperamos que este artigo tenha contribuído com a sua pesquisa. Para conhecer mais dicas sobre sobre o universo fitness, acompanhe o Blog da Tecnofit!

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