6673
Pole dance: qual a origem, benefícios e quem pode praticar?

Pole dance: qual a origem, benefícios e quem pode praticar?

Conheça detalhes importantes sobre a modalidade e avalie a possibilidade de oferecê-la como um dos serviços do seu studio ou espaço fitness.

pole dance

Você provavelmente já ouviu falar sobre o pole dance! Mas talvez alguns preconceitos ou vieses inconscientes da sociedade, e da história da modalidade, tenham prejudicado o seu conhecimento sobre a prática. 

A verdade é que o pole dance vai muito além de uma dança sensual utilizando um mastro, como ficou conhecido durante muito tempo. Hoje – e a cada dia mais – essa modalidade é reconhecida como uma atividade física que combina técnicas variadas, ideal para quem quer melhorar sua flexibilidade, coordenação motora e definição muscular. 

Em termos de empreendedorismo fitness, o pole dance também tem sido uma excelente opção para quem deseja investir neste mercado. A versatilidade e dinamismo – além de ótimos resultados – do pole dance têm atraído alunos de diferentes idades, gêneros e perfis ao redor de todo o mundo. 

Pensando nisso, detalhamos, neste artigo, um pouco mais sobre a história do pole dance, seus benefícios e principais estilos. Dessa forma, você pode avaliar se seu studio, academia ou espaço fitness dão “match” com a prática e pensar em inseri-la no seu cardápio de serviços. Tenha uma boa leitura!

O que é o pole dance?

É dança. É ginástica. E também pode ser um estilo de vida. O pole dance é uma atividade física considerada complexa, com um nível de dificuldade alto – principalmente para iniciantes, exigindo muita força e dedicação! 

Em uma aula de pole dance são executados movimentos acrobáticos em uma barra vertical, com ou sem coreografia, trabalhando flexibilidade, resistência e muito equilíbrio. Nesses exercícios, todos os grupos musculares são trabalhados; com destaque para ombros, braços, costas e abdômen. 

Por conta disso, contribuem com a definição muscular, além de ser uma atividade leve, divertida e estimulante, que incentiva a expressão corporal e artística, ao mesmo tempo que promove a segurança e a autoestima dos alunos. 

Qual é a origem do pole dance?

É exatamente pela multidisciplinaridade do pole dance que sua origem ainda gera algumas dúvidas. Isso porque as acrobacias de Mallakhamb (malla = homem de força, ginasta e khamb = poste), conhecida como yoga indiana, são praticadas desde o século XII na Índia. Enquanto na Grécia, por exemplo, a ginástica de calistenia foi estruturada no século XIX, buscando o equilíbrio da força com a beleza das curvas do corpo humano. 

Na China, em 1800, o Mastro Chinês foi popularizado por meio das performances do Circo Imperial – outra referência para a modalidade de pole dance. Além disso, na década de 20, surgiram as danças eróticas Hoochie Coochie, também com apresentações utilizando os postes que sustentavam as tendas dos shows. 

Foi apenas nos anos 90 que a instrutora de pole dance, modelo fitness, personal trainer, escritora, produtora e atriz canadense, Fawnia Mondey, ficou conhecida por divulgar a primeira videoaula com instruções da modalidade por meio de um DVD. Depois disso, passou a incentivar a criação de studios para que mais mulheres, ao redor do mundo, pudessem se tornar adeptas à modalidade. 

A partir daí, o pole dance, e todas as suas possíveis vertentes, foram se popularizando – principalmente por conta de seus benefícios – a ponto de ser encontrado facilmente em academias e studios em todo o Brasil.

Quais os benefícios do pole dance?

Conforme abordamos acima, os benefícios do pole dance estão entre os principais motivos para a popularização da prática. E não são poucos! 

Abaixo listamos as principais vantagens para a saúde física, mental, bem-estar e outros objetivos fitness provenientes do pole dance. Anote para usá-los como chamariz para o seu estabelecimento e atrair ainda mais interessados pela prática: 

1. Melhora a coordenação motora

Não é exatamente fácil executar movimentos “pendurados” em uma barra. Por conta da complexidade e nível de dificuldade dos exercícios e coreografias exigidos pelo pole dance, a coordenação motora é trabalhada em todos os momentos de uma aula da modalidade. Isso inclui membros superiores e inferiores. 

2. Fortalece os músculos

O pole dance trabalha a força e resistência de todos os grupos musculares, principalmente dos membros superiores, por conta da sustentação do corpo no mastro. Consequentemente, contribui para o fortalecimento e tonificação muscular. 

3. Ajuda no controle do peso corporal 

Além da força física, os movimentos de pole dance também podem ser considerados exercícios aeróbicos e acrobáticos, o que contribui com a queima de calorias, ajudando no controle ou perda de peso – de acordo com a intensidade e frequência na realização das aulas. 

4. Melhora o sistema cardiovascular

Pelo mesmo motivo acima, o sistema cardiovascular pode ser impactado positivamente pela prática de pole dance. Isso porque os movimentos intensos e ritmo acelerado da prática ajudam a melhorar a saúde do coração e circulação sanguínea. 

5. Eleva a flexibilidade

Para executar os movimentos do pole dance é preciso alongar muito, potencializando a flexibilidade. Isso porque os exercícios exigem amplitude de diferentes partes do corpo em diversas direções. 

6. Desenvolve o equilíbrio

O pole dance conta com exercícios acrobáticos, coreografias e movimentos de dança que exigem mudanças de posições corporais, desafiando constantemente o equilíbrio. Ao mesmo tempo que causa alguma dificuldade, contribui para a estabilidade do corpo. 

7. Promove a autoestima 

Essa é uma modalidade que tem como objetivo empoderar e valorizar o corpo de todos os praticantes, independentemente de sua idade, gênero ou perfil. Combinados, os elementos do pole dance (música, roupas, coreografias) contribuem com a sensação de bem-estar, sensualidade e confiança, promovendo a autoestima e o conhecimento corporal. 

8. Reduz o estresse 

Assim como outras atividades físicas, a prática de pole dance ajuda a liberar endorfina, neurotransmissores relacionados à felicidade, humor e bem-estar – o que ajuda a reduzir o estresse. 

9. Ajuda no sono

A prática regular de pole dance também pode ser uma excelente aliada na regulação do ciclo de sono. Ao realizar as aulas frequentemente, os alunos ficarão mais cansados, o que junto com o relaxamento muscular, pode contribuir com os padrões ideais de sono. 

Esses são apenas alguns dos benefícios da prática de pole dance, mas vale dizer que eles podem variar de pessoa para pessoa, além de depender de uma prática segura, orientada por profissionais especializados, visando evitar lesões e potencializar os resultados. 

Quem pode fazer pole dance?

Quem quiser praticá-lo! A modalidade é inclusiva e pode ser realizada por diferentes idades, gêneros e níveis de habilidade física. Há apenas duas condições de saúde que podem inviabilizar a prática: labirintite e problemas na coluna, como hérnias, por exemplo. 

As aulas podem ser adaptadas para atender também crianças e adolescentes. Inclusive há algumas academias e espaços fitness que oferecem aulas de Pole Kids, a vertente infantil para o pole dance. 

Os iniciantes na prática podem começar com movimentos básicos e evoluir o nível de complexidade gradualmente, à medida que desenvolvem força, flexibilidade e resistência cardiovascular e muscular. 

De qualquer forma, é recomendado que qualquer praticante consulte um profissional de saúde para avaliar todas as condições e assegurar uma prática segura e adequada para o seu perfil. 

Com quantos anos pode fazer pole dance?

Como abordamos acima, não há restrição de idade específica para a realização de pole dance. Alguns studios, inclusive, oferecem aulas infantis para crianças e adolescentes de 7 a 12 anos, por exemplo. A intensidade e complexidade dos movimentos podem ser personalizados de acordo com a idade e habilidades de cada aluno. 

Existe mais de um estilo de pole dance? 

Na verdade, existem vários tipos de pole dance. A modalidade é uma forma versátil de praticar atividade física combinada com expressão artística. Por isso, os estilos foram evoluindo ao longo do tempo – alguns mais voltados para o esporte, outros mais voltados para a dança, outros para as acrobacias e por aí vai! Tem para todos os gostos, estilos e perfis de alunos. 

Alguns dos estilos mais conhecidos são: 

Pole fitness ou acrobático

Como o nome já diz, tem como foco o exercício físico e as acrobacias, evidenciando a força física, flexibilidade e habilidades em movimentos técnicos. Em geral, as aulas incluem diferentes posições, giros, poses e acrobacias ao redor do mastro. 

Pole sensual 

Ao contrário do pole fitness, esse estilo de pole dance inclui movimentos menos intensos, mais fluidos e graciosos, concentrando-se na conexão emocional com a música e sensualidade como expressão corporal. 

Pole exótico

Parecido com o pole sensual, mas com giros, podes e movimentos mais intensos e ousados, sem deixar a sensualidade e influência musical de lado. Tem referências de apresentações em clubes noturnos e danças contemporâneas. 

Pole contemporâneo

E, falando em influências contemporâneas, o último estilo de pole dance apresentado por aqui apresenta fortes referências desse estilo de dança, resultando em movimentos expressivos, inovadores e criativos. As coreografias também podem incluir transições e movimentos de solo, por exemplo.  

Conclusão

Agora que você já conhece as principais informações sobre o pole dance, sua origem, benefícios e principais vertentes, temos mais uma dica importante caso você esteja considerando oferecer a modalidade no seu estabelecimento: invista em uma boa gestão!

Uma rotina de gerenciamento financeiro, administrativa, de alunos e demais stakeholders de um studio de pole dance tem impacto direto no sucesso do negócio. Por isso, queremos que você conheça a solução personalizada para gestão de studios da Tecnofit!

Você pode fazer um teste gratuito agora mesmo para comprovar todas as funcionalidades e benefícios da plataforma para a sua empresa. Aproveite! 

Acelere os resultados do seu negócio fitness com Tecnofit!
Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })