O que seus alunos precisam para voltar para academia

Posts

»

O que seus alunos precisam para voltar para academia

O ano de 2020 foi, de longe, um dos mais instáveis das últimas décadas. Vários negócios fecharam as portas, o lazer das pessoas foi limitado, eventos foram cancelados, entre outras coisas. No entanto, agora que as coisas parecem estar normalizando, muito se tem perguntado: é seguro voltar para academia neste momento?

 

Através de dados obtidos em uma pesquisa com mais de 15 mil alunos de espaços fitness espalhados por todo o Brasil, vamos mostrar que, além de ser seguro voltar para academia, muitas pessoas já estão fazendo isso.

 

Essa pesquisa foi concebida em uma parceria da Tecnofit com o especialista Luís Amoroso, consultor premiado e um dos mais respeitados profissionais do segmento fitness do Brasil. Somando a experiência de todos os envolvidos na pesquisa, são quase 30 anos de mercado fitness.

 

A Pesquisa

 

Antes de mostrarmos os dados, é importante falar sobre a realização da pesquisa. Ao todo, 15.506 alunos de 340 espaços fitness responderam à pesquisa. A mesma foi aplicada entre os meses de julho e agosto de 2020, de forma online.

 

Os respondentes foram divididos em três grupos distintos:

  • – Empresas abertas – Alunos que já voltaram a treinar.
  • – Empresas abertas – Alunos que ainda não voltaram a treinar.
  • – Empresas fechadas – Todos os alunos de empresas fechadas.

 

No post de hoje, iremos focar nos alunos de empresas que estão abertas. Para entender um pouco mais do cenário das empresas que seguem fechadas, veja o relatório completo:

voltar para academia

 

Já é seguro voltar para academia?

 

Se você está super curioso(a) para saber a resposta logo, aqui vai ela: SIM! Muito sim! Agora, se você quiser entender um pouco mais deste cenário, continue a leitura até o fim.

 

Dos alunos que não haviam cancelado a matrícula durante o lockdown, 58% deles já voltaram aos treinos. Esses alunos são dos mais diversos segmentos, como academias, boxes, studios e mais.

 

Desses alunos que já voltaram, 84% deles dizem estarem satisfeitos com as medidas de segurança adotadas pelo local que frequentam. Isso mostra como os donos e gestores de ambientes fitness estão preocupados com a segurança de seus frequentadores.

 

Os cuidados com os protocolos e higienização refletem diretamente na sensação de segurança dos alunos. A grande maioria, 88% dos respondentes que já voltaram a treinar, sente que está segura no ambiente de treinos.

 

Esses números, tanto de alunos que já voltaram a treinar, quanto de alunos satisfeitos com as medidas de segurança, mostram como esse pode ser o momento ideal para voltar para academia.

 

Vale lembrar que a prática de atividades físicas vai muito além de estética e vaidade, o principal fator é a saúde. Entre os inúmeros benefícios que a prática regular de exercícios nos proporciona, é válido citar:

 

  • – Melhora a circulação;
  • – Diminui o risco de doenças do coração;
  • – Reduz e controla o diabetes;
  • – Ajuda a controlar o peso;
  • – Reduz o risco de pressão alta;
  • – Mantém ossos, articulações e músculos saudáveis;
  • – Promove bem-estar físico e mental.

 

Dicas para os gestores fitness

 

Independente se você é dono, gestor ou professor de um espaço fitness, os números citados acima são ótimos insumos para turbinar a reabertura da sua academia, box ou studio.

 

Por exemplo, os alunos que já retornaram aos treinos podem ser importantes aliados na divulgação dos cuidados que estão sendo tomados por sua empresa. Dessa forma, ajudando a convencer os que ainda não retornaram.

 

Aproveite esse alunos para criar ações de engajamento e aumentar o alcance de sua marca. Colete depoimentos, faça fotos, vídeos e compartilhe a experiência positiva deles na sua comunicação, gerando segurança para os indecisos.

 

Além disso, é importante ressaltar que apenas tomar os cuidados necessários não é o suficiente. Você precisa deixar esses cuidados em evidência e sempre estar alertando seus alunos. Quanto mais os cuidados forem divulgados, mais serão seguidos e mais seguro será o ambiente.

 

Segundo Samantha Viana, Gerente Geral da CFP9, “apenas seguir as recomendações dos órgãos competentes não é o suficiente para proporcionar a sensação de segurança. Desde a reabertura fizemos treinamentos com todo o nosso staff para readequar hábitos e repensar todo o atendimento, desde o primeiro contato na recepção até a forma com que o professor dá a aula.”

 

Por que nem todo aluno optou por voltar para academia ainda?

 

Enquanto mais da metade dos alunos que mantiveram a matrícula durante o lockdown já voltaram a treinar, ainda há uma quantidade considerável de praticantes que optaram por não retornar. Por quê?

 

Dos 42% de alunos que ainda não retornaram aos treinos, 8% deles dizem que irão voltar muito em breve. O que é ótimo!

 

Mas você, como gestor(a), precisa atentar-se aos 34% que não pretendem voltar de imediato. Muitas pessoas moram com a família e pessoas do grupo de risco, logo têm medo de retornar, o que é totalmente compreensível.

 

Para essa parcela de praticantes, é fundamental que sejam feitas ações mostrando que o seu espaço está cumprindo todas as recomendações e que, de fato, é um ambiente seguro para a prática de atividades físicas.

 

No relatório completo gerado a partir da pesquisa, você poderá ver algumas dicas de como se comunicar com esses alunos que ainda não se sentem confortáveis para voltar.

 

Como preparar seu ambiente para a reabertura

 

Já ficou claro que não basta apenas reabrir, né? É preciso tomar uma série de medidas, não só por precaução, mas para que os alunos sintam-se confortáveis para voltar aos treinos.

 

Uma boa dica é que nos sites do Conselho Regional de Educação Física (CREF) da sua região ou da Associação Brasileira de Academias, por exemplo, são disponibilizados documentos com procedimentos padrão que devem ser adotados para a reabertura de espaços fitness.

 

Entre os procedimentos estabelecidos nesses protocolos de segurança, podemos citar:

 

  • – Aferição da temperatura corporal no momento de entrada (não deve ser autorizada quando essa for superior a 37,8º);
  • – Higienização de calçados;
  • – Uso de máscara por todos funcionários, professores e alunos;
  • – Ampla disponibilização de álcool em gel a 70% para o uso de clientes e colaboradores;
  • – Limpeza e desinfecção de todas as áreas 3-4 vezes ao dia;
  • – Disponibilização de kits de limpeza para higienização de equipamentos de treino;
  • – Limite da quantidade de clientes nos ambientes;
  • – Delimitar com o espaço de cada usuário nas salas de atividades coletivas (máximo de 6-8 pessoas por atividade com distanciamento de 1,5m);
  • – Manter os ambientes ventilados;
  • – Restringir o uso de bebedouros, que devem ser usados apenas para encher garrafas;
  • – Restringir o uso de vestiários;
  • – Entre outros.

 

Conclusão

 

O assunto “voltar para academia” está longe de ser uma unanimidade, o que é totalmente compreensível. Estamos vivendo uma fase ímpar da história. Muita coisa ainda é novidade para todos.

 

No entanto, não podemos esquecer que a prática de atividades físicas regulares é uma das coisas que aumenta a nossa imunidade e, consequentemente, acaba sendo mais uma maneira de combater o vírus.

 

Um estudo realizado em Oslo, na Noruega, aponta que ir a academia não aumenta risco de contaminação. Obviamente, os índices de contaminação estão diretamente ligados ao nível de cuidado individual que cada pessoa está adotando.

 

Você, como gestor, precisa garantir que seu espaço fitness esteja seguindo todos os procedimentos, só assim seus alunos irão se sentir seguros para retornar.

 

Uma das maneiras de você se comunicar com esses alunos que ainda estão indecisos, é através de e-mails e mensagens automáticas, coisas que um CRM poderia fazer por você. Com uma comunicação assertiva, é possível fazer com que seu negócio volte a bombar!

Entenda um pouco mais como a Tecnofit pode te ajudar neste momento e logo, logo voltamos com mais um conteúdo inédito. Até a próxima!

Artigo produzido e revisado por: Christian Aguilera, Analista de Conteúdo na Tecnofit.


Data de publicação: 3 de dezembro de 2020

Assuntos relacionados

Compartilhe esse artigo:

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa Newsletter para ficar por dentro dos conteúdos da Tecnofit.

Rua General Mário Tourinho, 1746 - 12° andar
Bairro Seminário - CEP: 80740-000 - Curitiba - PR
Tecnofit Tecnologia e Sistemas LTDA - ME | CNPJ: 21.231.459/0001-76

Os usuários são aconselhados a ler atenciosamente nossa política de privacidade.

© Todos os direitos reservados. Agência Polvo