3057
As principais tendências do mercado fitness para 2021

As principais tendências do mercado fitness para 2021

Desde 2006, de forma anual, o ACSM (The American College of Sports Medicine) distribui uma pesquisa projetando o ano seguinte. Recentemente, foi liberado o resultado das tendências para o mercado fitness em 2021. Obviamente, o resultado dessa pesquisa é uma mina de ouro para gestores e proprietários de negócios fitness. Em sua 15ª edição, a…

tendências mercado fitness

Desde 2006, de forma anual, o ACSM (The American College of Sports Medicine) distribui uma pesquisa projetando o ano seguinte. Recentemente, foi liberado o resultado das tendências para o mercado fitness em 2021. Obviamente, o resultado dessa pesquisa é uma mina de ouro para gestores e proprietários de negócios fitness.

Em sua 15ª edição, a pesquisa foi realizada através da participação de mais de 4.300 pessoas envolvidas no mundo fitness nos mais diversos países, incluindo o Brasil. Os idealizadores do relatório são firmes ao dizer que a pesquisa apresenta apenas tendências, e não “manias”. Ou seja, os resultados que serão apresentados a seguir são, de fato, tendências para o ano de 2021.

A metodologia da pesquisa foi a seguinte: os respondentes tiveram acesso a 41 tópicos que poderiam, ou não, estar em alta no ano de 2021. Dentro desses tópicos, eles deveriam fazer marcações de 1 a 10. Caso considerassem que o tópico em questão não seria de forma alguma uma tendência para 2021, a marcação deveria ser 1. Se o tópico fosse uma tendência muito forte, a marcação deveria ser 10.

Este é o perfil dos respondentes:

  •  Mulheres – 63% | Homens – 37%;
  • 53% possui mais de 10 anos de experiência no mercado fitness;
  • 27% possui mais de 20 anos de experiência no mercado fitness;
  • Mais de 37% dos respondentes ganha uma média de $50.000 por ano;
  • A maior parte dos respondentes trabalha em tempo integral no segmento fitness.

Tendências do mercado fitness para 2021

tecnofit trends 2022

1 – Treinamento Online

O tópico “treinamento online” apareceu no relatório do ACSM pela primeira vez nas tendências para o ano de 2019, figurando na 3ª posição. Nas tendências para 2020, caiu para a 26ª posição. No entanto, devido aos desdobramentos da pandemia causada pelo Covid-19, essa modalidade foi a campeã nas tendências para 2021.

Com academias, boxes e studios fechados durante boa parte do ano, as aulas online foram a solução para muitos gestores. Tendo em vista o grande sucesso dessa modalidade, o treinamento online vai continuar em alta para 2021.

Entende-se por “treinamento online” qualquer atividade via streaming para fornecer programas de exercícios em grupo, individuais ou instrucionais online. Disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, o treinamento online pode ser ao vivo ou pré-gravado.

  • Veja como fazer treinos online memoráveis na sua academia, box ou studio!

2 – Tecnologia Utilizável

Por “tecnologia utilizável” entende-se o uso de rastreadores fitness, relógios inteligentes, monitores de frequência cardíaca e dispositivos de rastreamento GPS. Consolidados por marcas como Fitbit e Apple, esses dispositivos podem ser usados como contadores de passos, podem rastrear a frequência cardíaca, temperatura corporal, calorias, tempo de sono e muito mais.

A tecnologia utilizável esteve no topo da lista de tendências para os anos 2016, 2017, 2019 e 2020. Em 2018 figurou na 3ª posição, e agora em 2021 caiu para o 2º lugar do ranking. Obviamente, esse tópico é um ótimo aliado para os treinamentos online, então continuará em alta no mercado fitness para 2021.

3 – Treinamento de peso corporal

A Calistenia, como também é conhecido esse tipo de treinamento, também será uma grande tendência em 2021. Isso se deve ao fato de ser um treinamento que exige apenas o uso do corpo. É possível que as pessoas se exercitem ao ar livre, em praças, parques, na quadra do prédio, no quintal de casa e, até mesmo, dentro de um quarto – tudo a ver com o momento atual, certo?

Nas tendências para o ano de 2019, a calistenia aparecia na 5ª posição. Já nas tendências para 2020, teve uma pequena queda para a 7ª posição no ranking. Devido a pandemia e ao alto número de espaços fitness fechados mundo afora, essa modalidade chegou ao Top3 nas tendências para 2021. É uma ótima oportunidade para quem atua como personal trainer</a:, pois esses exercícios não exigem um espaço compartilhado.

4 – Exercícios ao ar livre

Em sintonia com o tópico anterior, na 4ª posição temos as atividades ao ar livre. Novamente, uma ótima oportunidade para profissionais que atuam como personal trainer se destacarem. O mercado fitness é extremamente democrático e permite que profissionais de diversas áreas consigam ganhar espaço.

Para mensurar como esse tópico tem se destacado em período de pandemia, nos últimos três relatórios as atividades ao ar livre figuraram nas posições 14 em 2018, 17 em 2019 e 13 nas tendências para 2020. Agora, nas tendências para 2021, está na 4ª posição. Foi um grande salto!

Exercícios ao ar livre podem ir desde uma corrida individual, até um passeio de bicicleta em grupo. Além, é claro, dos famosos grupos de trilha e escalada.

5 – HIIT

O famoso High Intensity Interval Training (treino intervalado de alta intensidade), carinhosamente chamado de HIIT, consiste em treinos realizados com o objetivo de acelerar o metabolismo, promover a queima de gordura e melhorar o condicionamento físico. Essa modalidade figura no Top5 tendências desde 2014. Para 2021, não será diferente.

6 – Treinamento virtual

Muita atenção aqui, pois para os fins da pesquisa, treinamento virtual e treinamento online são coisas distintas. Inclusive, essa é a primeira vez que o ACSM divide essas duas modalidades. Para os idealizadores da pesquisa, “treinamento virtual” são como aquelas aulas gravadas onde o aluno pode ir parando, voltando e fazendo no seu ritmo. Diferente do treinamento online, que é pensado para alunos mais avançados na jornada.

No entanto, fica evidente que o fato de termos “treinamento online” na 1ª posição e “treinamento virtual” na 6ª posição é um reflexo da pandemia. O mercado fitness foi severamente afetado pelo isolamento social e, mesmo que alunos estejam começando a voltar para academia, o mundo virtual ainda será um grande aliado do fitness em 2021.

7 – Exercise is medicine (EIM)

Traduzindo para o português, Exercício é Medicina consiste em uma iniciativa sem fins lucrativos criada em 2007 pelo American College of Sports Medicine (ACSM). O principal foco é incentivar médicos e outros prestadores de cuidados de saúde a incluir a avaliação da atividade física e recomendações de tratamento associadas como parte de cada visita do paciente e encaminhar seus pacientes para profissionais de educação física.

8 – Treinamento de força com pesos livres

Essa modalidade apareceu no relatório do ACSM pela primeira vez nas tendências para 2020, figurando na 4ª posição. Pensando em 2021, caiu para o oitavo lugar, o que ainda é bem interessante. Qualquer exercício que possa ser realizado com pesos, halteres, chaleiras, etc. se encaixam aqui.

9 – Fitness para idosos

Os idosos, que são protagonistas do chamado “grupo de risco” para a Covid-19, foram muito afetados pela pandemia. Muitos deles, inclusive, tiveram sua liberdade limitada, ficando meses seguidos em casa. A maioria deles ainda continua em isolamento. Logo, programas fitness que ajudem esse grupo a se exercitar, são muito bem vistos para 2021.

Nas tendências para o ano de 2007, o programa fitness para idosos estava no topo da lista, em segundo lugar. De lá para cá, acabou perdendo um pouco de relevância, mas agora retornou ao Top10 com força total. A terceira idade está mais atualizada, o que pode ser ótimo até para treinamentos online. Fica a dica!

Outras tendências para o mercado fitness em 2021

10 – Personal training;

11 – Coach de bem-estar;

12 – Aplicativos de exercícios;

13 – Profissionais com certificações fitness;

14 – Treino funcional;

15 – Yoga;

16 – Exercícios para perda de peso;

17 – Treinamento em grupo;

18 – Medicina do estilo de vida;

19 – Licenciatura para profissionais fitness;

20 – Medidas de resultado.

Tendências por região

tendências mercado fitness

O que esse resultado significa, na prática?

O resultado da Pesquisa Mundial de Tendências Fitness para 2021 é baseado em uma longa pesquisa com profissionais fitness de países como Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, China, Cingapura, Estados Unidos, França, Japão, Índia, Itália, Reino Unido, Rússia, Sérvia e muitos outros. Logo, ela tem um grande embasamento.

Com esse resultado de tendências em mãos, cabe a você, profissional do mundo fitness, ver onde você se encaixa e explorar essa mina de ouro. Um bom jeito de aproveitar essas dicas pode ser utilizando estratégias de marketing para alcançar um número de pessoas maior através de seus site e redes sociais.

Você também pode enviar esse relatório para os seus alunos e mostrar para eles novas formas de treinar. Treinamentos online, exercícios que envolvem apenas o peso corporal e podem ser feitos ao ar livre, são ótimos meios para os alunos retornarem aos treinos.

Na prática, essa pesquisa nos mostra como a dinâmica do mercado fitness deu uma mudada, no entanto, continua com espaço para crescimento. De certa forma, a pandemia ressignificou o fitness. Além das pessoas perceberem a importância de atividades físicas regulares, aprenderam que as podem fazer sem sair de casa ou se expor ao vírus.

Conclusão

Com toda a certeza, a pandemia impactou o resultado da pesquisa de tendências para 2021. Saúde e bem-estar no ambiente de trabalho, que figurou no Top20 nos últimos anos, agora caiu para a 28ª posição. Como a maior parte das pessoas segue trabalhando em home office, essa modalidade acabou perdendo um pouco de força.

Mas nem só de novidades será o ano de 2021 para o mercado fitness! Negócios já consagrados, como boxes de crossfit e estúdios de pole dance, têm muito espaço para crescer em 2021. Desde que as medidas de segurança sejam seguidas e informadas aos alunos.

Todas as informações contidas neste artigo foram retiradas da Pesquisa Mundial de Tendências Fitness para 2021 realizada pelo The American College of Sports Medicine (ACSM), que foi divulgada recentemente de modo online.

E aí, agora que você já sabe as tendências para o mercado fitness em 2021, está pronto para fazer histórias neste ano?

Até a próxima!

Acelere os resultados do seu negócio fitness com Tecnofit!

Deixe um comentário

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })