Como montar uma escolinha de futebol: 9 etapas para incluir no seu planejamento.

Confira um passo a passo para planejar a abertura desse tipo de negócio e maximizar seus resultados.

meninos fazendo aula em uma escola de futebol

“Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?”. A frase de uma das músicas mais conhecidas da ex-banda de pop brasileira, Skank, reflete bem o cenário de milhares de crianças no Brasil. E é esse mesmo cenário que instiga empreendedores a entenderem melhor como montar uma escolinha de futebol. 

Apesar de a chuteira no pé representar um futuro promissor para muitas pessoas, a escolinha de futebol vai muito além da base profissional. É um espaço em que crianças e adolescentes podem praticar atividade física, aprender a trabalhar em equipe, entender a importância do grupo e viver uma vida muito mais saudável, física e mentalmente. 

Pensando em todas as vantagens que esse tipo de negócio pode trazer para a sociedade – e, claro, para o empreendedor – preparamos um passo a passo sobre como montar uma escolinha de futebol. Acompanhe para saber mais: 

1. Mercado local: demanda e concorrência na sua área

Independentemente de o empreendedor ter ou não experiência na modalidade, para validar se montar uma escolinha de futebol pode ser um bom investimento, o primeiro passo é realizar uma pesquisa de mercado. 

Neste estudo, além de conhecer melhor o negócio, público-alvo, concorrentes e demanda por serviço, é interessante colher informações para planejar as melhores estratégicas, no caso de um cenário positivo para empreender. 

2. Localização estratégica

Outro ponto importante na jornada de entendimento sobre como montar uma escolinha de futebol é a definição da melhor localização. Para isso, é interessante garantir se o espaço tem fácil acesso, de carro, a pé ou transporte público; se o valor do imóvel é compatível com a expectativa; se contempla o tamanho e infraestrutura necessários para todas as suas acomodações; entre outros detalhes. 

Também é fundamental considerar o público-alvo! Em geral, as escolinhas de futebol atendem crianças e adolescentes de 5 a 17 anos. Dessa forma, é interessante que o espaço seja localizado próximo a colégios, universidades, escolas de inglês e outros comércios e instituições relacionadas. 

3. Obrigações legais e questões financeiras

Antes mesmo de pensar em como montar uma escolinha de futebol é preciso conhecer todas as questões legais e financeiras envolvidas, para evitar riscos e surpresas negativas. Os principais quesitos desta etapa são: 

Licenças necessárias

São as obrigações legais que o empreendedor deve garantir para abrir a escolinha de futebol. Esses documentos podem variar de região para região, então é importante consultar profissionais especializados para garantir que está cumprindo todos os requisitos. No entanto, os principais são: 

  • Registro do CNPJ na Junta Comercial. 
  • Registro na Secretaria Estadual da Fazenda. 
  • Documento de Alvará de Funcionamento da Prefeitura. 
  • Vistoria de Segurança do Corpo de Bombeiros Militar. 
  • Além de documentos básicos da empresa e do empreendedor, como RG e CPF, IPTU do imóvel, cópia do contrato de locação ou compra e venda, entre outros. 

Criação de um plano de negócios

Esse documento serve como um espelho de tudo o que a empresa é, quais são seus objetivos. Pode ser usado como um mapa para definir as estratégias e resultados da organização. Nele, deve contemplar: 

  • Qual é o tipo de negócio e serviços ou produtos oferecidos. 
  • Principais clientes, público-alvo e outros stakeholders. 
  • Localização da escolinha. 
  • Diferenciais competitivos, com a análise da concorrência. 
  • Dados para análise de viabilidade financeira e econômica. 
  • Objetivos e indicadores estratégicos. 
  • Definição de recursos humanos e operacionais. 
  • Infraestrutura, equipamentos e acessórios para operacionalizar o negócio. 
  • Entre outros! 

4. Contratação de equipe especializada

Os profissionais de uma escolinha de futebol são a conexão direta com os alunos, pais e responsáveis – seja no atendimento, treinamento ou manutenção do local. Isso significa que eles têm grande impacto no sucesso deste tipo de negócio, buscando sempre garantir a melhor experiência possível para os clientes. 

Dessa forma, além de investir na contratação de equipe especializada, é preciso garantir um fluxo constante de desenvolvimento e engajamento desse público. Entre os principais colaboradores de uma escolinha de futebol, podemos citar: 

Treinadores 

No Brasil, é obrigatório que uma escolinha de futebol conte com ao menos um professor graduado em Educação Física e registrado no Conselho Regional de Educação Física, o CREF. Além disso, é importante contar com treinadores responsáveis, pacientes, empáticos e motivadores, capazes de lidar com o público da melhor forma possível.

Administrativo e recepção

Têm a função de atender os alunos, pais e responsáveis, promovendo a imagem e posicionamento da escolinha. Também são responsáveis por algumas atividades administrativas, como a realização da matrícula e cobranças dos planos de pagamentos, além da comunicação constante e ativa com os clientes do estabelecimento. 

Limpeza e manutenção

Pode ser um serviço terceirizado ou não. A função desses profissionais é manter o ambiente higienizado e em bom estado para a realização das aulas, a fim de promover a segurança e saúde dos alunos. 

5. Cuidado com a estrutura

Além das quadras, uma escolinha de futebol deve contemplar outros espaços fundamentais para o funcionamento do estabelecimento. E toda essa estrutura deve seguir as melhores práticas em termos de tamanho, formato e matéria-prima para promover boas experiências aos alunos. Dessa forma, a sugestão é considerar, ao menos: 

Campo, vestiário e áreas de treinamento

É no campo que vão acontecer os treinos de futebol. Eles devem ter ao menos 40 x 20 metros, com gramado de qualidade – ou outra matéria-prima, no caso das quadras, por exemplo. Muitas vezes são acompanhados por áreas de treinamento específicas, como aquecimento, exercícios de dribles, passes e chutes. 

Os vestiários devem proporcionar conforto e privacidade aos alunos, pais e responsáveis. Essas instalações devem ser localizadas de forma estratégica para facilitar o acesso ao campo.  

Grama

A qualidade do gramado impacta nas condições de treinamento, em termos de segurança e performance. O gramado natural é conhecido por oferecer uma superfície que garante o melhor desempenho e proteger contra lesões. No entanto, exige cuidados mais frequentes de manutenção. 

Gramado sintético

O gramado sintético, por sua vez, exige menos trabalho com manutenção e é mais resistente às condições climáticas. Pode ser uma ótima alternativa em solos em que é mais difícil manter o gramado natural em boas condições ao longo do ano. 

Quadra de futsal

Costuma ser um espaço coberto e menor, projetado para jogos em ambientes fechados. Ao contrário dos campos, o piso é revestido por uma superfície elástica e durável, como o Polipropileno ou Poliuretano, por exemplo. É uma ótima opção para treinamentos em dias de chuva ou locais onde o espaço é limitado. 

6. Equipamento necessário

Além das instalações, para ministrar aulas em uma escolinha de futebol é preciso garantir alguns equipamentos e acessórios de boa qualidade. Os principais são:

  • Bolas. 
  • Discos e cones para exercícios de mobilidade. 
  • Redes e traves. 
  • Uniformes ou coletes. 
  • Bombas de ar. 
  • Luvas. 
  • Apito. 
  • Quadro branco. 
  • Bancos para descanso. 
  • Bebedouro, garrafinhas de água ou copos plásticos. 

7. Programas de treino e metodologias de ensino

Saber como montar uma escolinha de futebol também exige o conhecimento em algumas metodologias de ensino. Ou seja, técnicas, conteúdos, regras e táticas que envolvem o esporte. Explicamos abaixo alguns detalhes sobre os principais métodos oferecidos nessa modalidade. Conheça:

Método analítico

Nele, os alunos são convidados a praticar alguns exercícios de forma isolada, a fim de melhorar as coordenação motora e domínio sobre o movimento. Por exemplo: para aprender a chutar com precisão, é preciso conhecer diferentes técnicas, movimentos e fundamentos da modalidade, como lidar com o peso do corpo e força do chute. 

Método global

Neste método, por sua vez, as técnicas são ensinadas dentro da prática do esporte. Ou seja, enquanto as partidas são jogadas, os treinadores ajudam a corrigir ou ensinar algum movimento específico para melhorar o desempenho nos próximos jogos. 

Método misto

É a mistura das duas modalidades anteriores: inicialmente é ensinada a execução das técnicas do esporte e, depois, as partidas são divididas em movimentos diferentes para atenção aos detalhes. Por fim, a prática é realizada em jogos completos. 

Método em série de jogos

Esse último é uma variação da metodologia global, em que a prática de um jogo de futebol é dividida em séries de fundamentos diferentes, como gols de cabeça, passes e dribles específicos, por exemplo. 

8. Fontes de receita para uma escolinha de futebol

Assim como qualquer estabelecimento que promova aulas relacionadas à prática esportiva, as fontes de receita podem ser maximizadas com o oferecimento de serviços ou produtos relacionados à modalidade em questão. Listamos abaixo os principais: 

Aulas e treinamento

A forma mais tradicional de receita de uma escolinha de futebol. Além da taxa de matrícula e mensalidade, é possível oferecer sessões específicas de treinamento para que os alunos possam desenvolver habilidades técnicas sob orientação de treinadores qualificados. 

Taxas de uso do campo

Outra fonte de receita é o aluguel das instalações para jogos de equipes locais, partidas amistosas ou eventos. 

Campeonatos internos

Também é possível promover competições saudáveis entre os alunos para potencializar a receita do estabelecimento – principalmente com a venda de inscrições e ingressos. 

Lanchonete

É muito comum que as escolinhas de futebol contemplem lanchonetes para promover conveniência aos pais e responsáveis ou aos times que alugam as quadras, ao venderem alimentos e bebidas durante os treinos, jogos e competições. 

Loja de artigos para futebol

Outra forma de maximizar a receita é por meio de uma loja de uniformes, equipamentos e acessórios necessários para a prática dos treinos. Também é uma maneira de otimizar a rotina dos responsáveis e fortalecer o senso de pertencimento por meio da venda de itens personalizados. 

9. As vantagens de um sistema de gestão para uma escolinha de futebol

Tão importante quanto saber como montar uma escolinha de futebol é definir como gerenciar esse tipo de estabelecimento. E um sistema de gestão pode ser um aliado muito importante nessa jornada, como o Tecnofit Pro, uma solução completa e integrada da Tecnofit para qualquer tipo de negócio fitness. Conheça as principais vantagens desse tipo de ferramenta:

Gestão de alunos, turmas e agendamentos

Um sistema de gestão tende a otimizar rotinas administrativas, como o acompanhamento dos alunos, turmas e horários de treino. Além disso, é uma forma de oferecer uma abordagem personalizada no atendimento de cada jogador, monitorando seu progresso. 

Controle financeiro

Esse tipo de plataforma também ajuda a simplificar a gestão financeira de uma escolinha de futebol. Isso é feito por meio da automatização de processos de cobrança de mensalidades, registro de pagamentos e despesas, além de gerar relatórios financeiros para a tomada de decisão estratégica para o negócio. 

Comunicação com alunos e pais

Em geral, um sistema de gestão para escolinhas de futebol também permite uma comunicação integrada que potencializa a relação entre a escola, os alunos, pais e responsáveis. Dessa forma, fica muito mais fácil comunicá-los sobre eventos, alertas urgentes, além do acompanhamento do desenvolvimento dos alunos. 

Relatórios e análises

Esse tipo de ferramenta também é capaz de gerar relatórios com análises e insights valiosos para a tomada de decisões mais assertivas. Isso inclui desde informações financeiras, passando pela avaliação da performance dos alunos e feedbacks dos clientes, por exemplo. 

Agora que você já tem mais informações sobre como montar uma escolinha de futebol, aproveite as dicas para fazer um planejamento criterioso e lembre-se de contar com uma ferramenta de gestão completa para otimizar os resultados do seu negócio. Desejamos sucesso nessa jornada!

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })