9665
Gestão para escolas de natação: importância, desafios e estratégias eficazes

Gestão para escolas de natação: importância, desafios e estratégias eficazes

O sucesso de qualquer negócio depende de uma gestão eficiente. Saiba como garantir excelentes resultados com o gerenciamento correto da sua escola de natação!

gestão de escola de natação

Aprender a fazer a gestão de escola de natação é como aprender a nadar. Mesmo com algum receio e a sensação de mergulhar pela primeira vez em águas desconhecidas, a cada braçada, o empreendedor conhece novas habilidades e descobre como controlar todas as partes do seu corpo em harmonia com a respiração, para chegar mais longe! 

Independentemente do motivo pelo qual alguém decide abrir uma escola de natação, para que o estabelecimento possa se manter em funcionamento, é preciso que ele seja lucrativo. E é quase impossível conquistar esse resultado sem uma boa estratégia de gestão de escolas de natação. 

Pensando nisso, trouxemos, neste artigo, os principais motivos pelos quais é preciso investir na gestão de escolas de natação, seus desafios e algumas estratégias eficazes para melhorar essa prática. Vem mergulhar com a gente nessa! 

Qual é a importância da gestão das escolas de natação?

Em primeiro lugar vale dizer que o investimento em uma escola de natação não é nada baixo – seja para montar o espaço ou para garantir as manutenções constantes de infraestrutura e equipamentos. 

E que, cada vez mais, esses espaços têm procurado criar diferenciais para acompanhar o perfil de um consumidor cada vez mais exigente e de um mercado cada vez mais competitivo. 

Nesse cenário, torna-se quase obrigatório ter uma gestão eficiente, personalizada e profissionalizada – com as ferramentas e metodologias adequadas para esse tipo de negócio. 

Apesar de 48% das empresas brasileiras fecharem em até três anos por conta de um gerenciamento ineficiente (segundo o IBGE), a importância da gestão de escolas de natação não têm só relação com a sobrevivência, mas também com a garantia da melhor experiência possível para os alunos, contribuindo com a fidelização e criação de relações duradouras. 

E uma excelente experiência não tem a ver só com a metodologia da escola, ou com o instrutor, ou então com a infraestrutura do local – mas, sim, com um conjunto de tudo isso! Portanto, quando falamos em gestão de escolas e natação, contemplamos:

  • Gestão financeira: responsável pela administração das entradas e saídas de recursos financeiros, além de investimentos, planejamentos e lucratividade do negócio. 
  • Gestão de pessoas: que envolve a contratação e treinamento de profissionais para trabalhar na escola – desde os instrutores de natação até o time de recepção, limpeza, segurança e logística. 
  • Gestão estratégica: com a criação de planejamentos, objetivos e métricas, além de mensuração dos resultados e acompanhamento de planos de ação dos projetos da escola. 

Quais são os principais desafios na gestão das escolas de natação?

Mesmo com tantos benefícios de uma boa gestão de escolas de natação, é comum que os empreendedores deste ramo encontrem alguns desafios pelo caminho. Listamos os principais abaixo, para que você possa conhecê-los e evitá-los de acordo com as estratégias certas: 

Segurança e supervisão

Apesar de ser uma atividade física de baixo impacto, garantir a segurança e supervisão de toda a infraestrutura de uma escola de natação reduz a possibilidade de alguns riscos para os alunos. 

Isso tem a ver com a qualidade da água, a presença de profissionais especializados para atuação em emergências, além de implementação de protocolos criteriosos de segurança, para garantir o bem-estar dos alunos durante toda a experiência no estabelecimento.  

Recrutamento e treinamento de instrutores

Nem sempre é fácil encontrar profissionais certificados e com experiência na área, mas a contratação das pessoas certas tem impacto direto no sucesso de uma escola de natação! 

Além de serem responsáveis por ministrar as aulas, orientar os movimentos certos e criar planos de treino personalizados, os instrutores têm como função garantir a segurança e o engajamento dos alunos, contribuindo com a fidelização. 

Manutenção de instalações e equipamentos

A complexidade na manutenção da infraestrutura de uma escola de natação tende a ser maior do que academias e studios tradicionais. Isso porque é necessário garantir boas condições de uso da água, evitar problemas de vazamento e de filtragem, oferecendo segurança para a prática. 

O orçamento destinado a essas manutenções deve fazer parte do planejamento financeiro de uma escola de natação, a fim de evitar riscos com a gestão do negócio. 

Como aumentar a eficiência na gestão da sua escola de natação?

Além dos desafios citados acima, vale lembrar que – assim como boa parte dos empreendimentos fitness – as escolas de natação podem sofrer com a sazonalidade na matrícula de alunos, principalmente nos períodos mais frios do ano. 

Esse é apenas mais um motivo para investir na gestão certa, garantindo a previsibilidade e a aplicação das melhores estratégias para evitar qualquer problema nos momentos de baixa procura.  

E, falando em estratégias, abaixo listamos algumas sugestões para potencializar os resultados da gestão da sua escola de natação. Confira: 

Tenha um público-alvo bem definido

Apesar de esse esporte ser uma excelente opção para qualquer público, é interessante segmentar qual é o perfil de alunos que você deseja atender. Isso porque, dessa forma, todas as suas estratégias podem ser voltadas para esse grupo de pessoas, o que facilita a tomada de decisões – e, consequentemente, a gestão da escola de natação. 

Em geral, o principal público de uma escola de natação são as crianças e adolescentes – justamente pela essência educacional do esporte. No entanto, nada impede sua empresa de se especializar em atendimento a idosos, atletas de alta performance, gestantes ou qualquer outro perfil de alunos. 

Invista em tecnologia na gestão 

Muitas vezes, a profissionalização de uma empresa está relacionada à contratação de ferramentas que ajudem a otimizar, padronizar e organizar os processos. No caso da gestão de uma escola de natação, não é diferente!

Além de garantir a administração do fluxo de caixa, é importante que essa plataforma tenha funcionalidades que contribuam com a gestão completa do negócio: planos e mensalidades, gerenciamento dos profissionais, controle de alunos, cobranças, entre outras. 

Um exemplo de sistema personalizado e completo para a gestão de uma escola de natação sem complicações é a plataforma da Tecnofit! Faça um teste agora mesmo e descubra como essa solução pode contribuir com os resultados do seu estabelecimento. 

Analise seus dados para saber seu desempenho 

Se você acompanha o Blog da Tecnofit sabe que tem uma frase que gostamos muito de repetir por aqui: o que não pode ser mensurado, não existe! Isso significa que os resultados da sua escola de natação devem ser acompanhados de forma constante e consistente para garantir uma tomada de decisão estratégica e assertiva. 

E uma plataforma de gestão tem tudo a ver com isso! O Sistema Tecnofit, por exemplo, consolida todos os dados estratégicos da sua escola de natação em um só lugar, e ainda gera relatórios e dashboards claros e intuitivos para que você possa ter a certeza de uma gestão eficiente. 

Construa um time competente e engajado 

Além de serem responsáveis por ministrar as aulas de natação, esses profissionais devem refletir o posicionamento e o propósito da empresa para os alunos. Eles também serão a principal fonte de feedback, poderoso recurso para elevar a gestão da escola de natação. 

Indicamos, também, investir constantemente no treinamento e desenvolvimento dessas pessoas, para que atuem de acordo com as melhores práticas do mercado. 

Tenha uma gestão aquática operacional eficiente

Conforme abordamos anteriormente, os gastos com a manutenção e operação de uma escola de natação costumam ser altos. Por isso, é fundamental avaliar esses números de forma constante, com o objetivo de buscar a eficiência operacional. 

Uma boa dica para essa prática é avaliar a alocação dos recursos humanos, a fim de equilibrar o atendimento aos alunos, das áreas da piscina e da quantidade de instrutores dedicados. Outra sugestão é elevar o poder de negociação com os fornecedores, comprando suprimentos com antecedência ou em maior volume, por exemplo. 

Pequenas decisões como essas podem fazer a diferença no final das contas! 

Atividades diferenciadas

Uma alternativa para maximizar a receita de uma escola de natação – e, consequentemente, facilitar a gestão principalmente em períodos impactados pela sazonalidade – é oferecer serviços complementares aos alunos. 

Isso pode ser feito por meio de aulas específicas para determinado público, venda de produtos relacionados ao esporte, ou a criação de eventos e competições para os alunos e para a comunidade, por exemplo. 

Divulgue os seus serviços

Por último, mas não menos importante: as estratégias de marketing e comunicação também fazem parte da gestão de uma escola de natação. É fundamental divulgar o negócio por meio de um posicionamento claro e conectado com o público-alvo, a fim de despertar interesse para potenciais clientes conhecerem o estabelecimento. 

A forma como a escola de natação será divulgada depende do perfil da empresa e dos objetivos de comunicação. Em geral, o marketing digital costuma ser uma boa alternativa para atrair diferentes pessoas. No entanto, é importante não deixar de lado estratégias mais tradicionais, como a produção de materiais gráficos e parcerias, por exemplo. 

Conclusão

Ao aplicar todas essas dicas, temos certeza que você vai levar a gestão da sua escola de natação para outros patamares. E, com isso, garantir que o seu negócio possa “nadar de braçada” em excelentes resultados. 

Lembre-se de contar com um parceiro estratégico na gestão da sua empresa, como o Sistema Tecnofit! Desejamos uma excelente jornada. 

Acelere os resultados do seu negócio fitness com Tecnofit!
Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })