Classpass como funciona e como usar esse parceiro a seu favor?

Conheça mais uma ferramenta que facilita o acesso dos alunos em estabelecimentos fitness e saiba como integrar com a sua academia para atrair mais clientes!

mulher acessando ClassPass para fazer seu check-in

Empreender no ramo fitness também significa estar atento às inovações e ferramentas que contribuem com a experiência dos alunos, com o objetivo de otimizar o seu serviço. Gympass, Total Pass e Classpass são alguns exemplos. Com suas características específicas, são ótimos parceiros de uma academia. Para saber como funciona o Classpass e como usá-lo ao seu favor, preparamos este artigo! Tenha uma ótima leitura. 

O que é o Classpass?

Lançada em 2013, a startup americana consiste em um serviço de assinatura mensal por meio de créditos, que conecta o público a milhares de academias, studios, salões e spas em mais de duas mil cidades no mundo todo. 

Ao fazer a assinatura e escolher o plano, o usuário recebe uma quantidade de créditos a cada mês, para agendar aulas e serviços, como yoga, manicure, pilates, tratamentos de beleza e bem-estar, entre tantos outros!

Como funciona o Classpass?

O primeiro passo para usar a plataforma é baixar o aplicativo e escolher um dos quatro planos – o qual tem valores diferentes para cada região. No entanto, o primeiro mês é gratuito para todos os usuários, o que pode servir como uma ótima forma de testar a ferramenta. 

No mês seguinte, o valor do plano é transformado em créditos que podem ser usados para agendar aulas e serviços em estabelecimentos fitness, de saúde, bem-estar e beleza. Esses agendamentos são realizados via aplicativo, o qual permite filtro por avaliação e localização. 

Além de facilitar o acesso dos usuários a diferentes estabelecimentos, a plataforma também é conhecida pela variedade de serviços e descontos especiais. Segundo o próprio Classpass, a maioria dos membros frequentam cerca de 10 espaços que ainda não conheciam nos primeiros três meses de uso. 

Em relação à parceria com estabelecimentos, a Classpass cobra uma comissão de 5% sobre o valor de cada aula ou serviço agendado. Ou seja, quanto mais os usuários acessam seus créditos, mais a Classpass fatura. 

Como funcionam os créditos do ClassPass?

A quantidade de créditos recebida mensalmente varia de acordo com o plano assinado. E o volume de créditos necessários para reservar uma aula ou serviço depende de cada estabelecimento, localização, horário, procura do público e frequência no ciclo anual em determinado local.

A cada mês, o usuário pode usar essa quantidade como preferir. Caso os créditos acabem no meio do mês, é possível comprar mais. Uma alternativa também é acumular determinada quantidade para o próximo ciclo. 

Quais são as opções de atividades disponíveis no Classpass?

São mais de cinco milhões de serviços disponíveis na plataforma, no mundo todo. Em relação aos estabelecimentos fitness, por exemplo, os clientes da Classpass têm direito a frequentar academias e studios de redes nacionalmente conhecidas, como Bio Ritmo, Nós Treino, Race Bootcamp, Vidya Yoga, Jab House e Tônus. As academias da rede Smart Fit, no entanto, não estão disponíveis no aplicativo. 

Outros serviços disponíveis no Classpass são divididos em:

Fitness

Podem ser reservadas e agendadas aulas e serviços de yoga, HIIT, artes marciais, corrida, pilates, boxe, academia livre, musculação, balé fitness, bootcamp, remo, spinning, dança, atividades ao ar livre, entre outros esportes e exercícios físicos. 

Bem-estar

O Classpass também conta com serviços específicos de saúde e bem-estar, como: massagem, crioterapia, sauna, acupuntura, limpeza de pele, fisioterapia esportiva, meditação, ventosaterapia, entre outros. 

Beleza

E, além de tudo isso, os créditos do Classpass ainda podem ser usados para reservar serviços de beleza, como manicure, sobrancelhas, corte, hidratação e tintura de cabelos, extensão e manutenção de cílios, etc. 

Quais são os planos de assinatura disponíveis?

A disponibilidade de planos, assinaturas e valores variam de acordo com o local. É preciso acessar o site oficial da Classpass e conferir a sua região para identificar as informações correspondentes. Os planos podem contemplar, por exemplo, de sete a 85 créditos por mês, de R$ 99 a R$ 499  – sendo o pacote de 35 créditos o mais comum. 

Planos para empresas e pessoas físicas

Diferentemente dos concorrentes mais conhecidos, como o Gympass, por exemplo, o Classpass conta com planos para pessoas físicas e empresas. Outra diferença é que todos os estabelecimentos estão disponíveis para todos os planos, basta que o usuário tenha a quantidade de créditos necessária para fazer a reserva.  

No caso de planos empresariais, em que o Classpass é oferecido ao funcionário no formato de um benefício, a empresa subsidia parte do valor do pacote para os colaboradores. E o primeiro mês da plataforma é gratuito para qualquer usuário! 

Como funciona o sistema de indicação de amigos do Classpass?

Outra forma de se beneficiar com o Classpass é por meio da indicação de amigos, a qual pode ser feita de duas formas: indicando um amigo pelo aplicativo ou convidando-o para uma aula ou serviço reservado. As duas podem ser feitas via aplicativo ou site. 

Em troca da indicação, o usuário pode ganhar prêmios! Funciona assim: a cada amigo que usar o link de indicação e se tornar um assinante pagante do Classpass após o período de teste, o usuário que indicou ganha desconto na próxima mensalidade ou um prêmio na forma de crédito único. Esses créditos podem ser usados apenas em locais selecionados, os quais variam de acordo com a região. 

Como a ClassPass ajuda a expandir seus negócios?

Além de todas as vantagens para os usuários, o Classpass também pode ser um parceiro importante para expandir as vendas de uma academia ou negócio fitness por meio de diferentes estratégias, como: 

Maximização da receita sem tirar vagas de clientes fiéis

A Classpass surgiu para otimizar aulas e serviços sem reservas nos estabelecimentos fitness, para otimizar a operação dessas empresas, sem impactar a vaga dos alunos e clientes fiéis. Além disso, os usuários podem escolher entre planos que atendem suas necessidades e entre milhares de serviços, maximizando a receita desses locais. 

Sendo assim, o principal benefício da plataforma para as empresas é facilitar a reserva em uma aula ou serviço vazio. Em geral, segundo especialistas, o incremento de receita é de, em média, 20% e a taxa de retenção dos parceiros é de 95%.

Conquistar novos públicos 

Plataformas que conectam os clientes com estabelecimentos tendem a fazer com que o público conheça lugares que não estava acostumado a frequentar, permitindo também, que a empresa expanda o seu alcance para potenciais novos alunos. 

Esse benefício pode ser potencializado por meio de campanhas de marketing direcionadas, com o objetivo de incentivar a experimentação de públicos mais amplos. 

Ampliar a divulgação e reduzir custos em marketing

E, falando em marketing, a Classpass também é uma fonte centralizada para que os usuários descubram novas opções de estabelecimentos para frequentar, contribuindo com a redução de custos em estratégias de divulgação e aquisição de clientes. 

As vantagens de um sistema de gestão que tenha integração com o Classpass

Como foi possível perceber neste artigo, o Classpass é mais uma alternativa para melhorar a experiência dos alunos e clientes, além de ajudar a maximizar os ganhos dos estabelecimentos parceiros. 

E tudo fica ainda melhor com um sistema de gestão integrado à plataforma, o qual permite centralizar informações e resultados, a fim de gerar dados para a tomada de decisão estratégica, melhorar a eficiência operacional, aumentar a visibilidade do estabelecimento e proporcionar uma experiência ainda mais personalizada para os clientes.

Outras vantagens da integração de um sistema de gestão com o Classpass são:

Automatize a criação de cadastros

Ao integrar os sistemas é possível automatizar o processo de criação de cadastros, o que economiza tempo e reduz a possibilidade de erros manuais. Os alunos que se inscreverem via Classpass podem ter seus dados registrados no sistema de gestão de forma rápida e eficiente, garantindo que eles possam usufruir dos serviços com agilidade. 

Tenha suas aulas espelhadas no aplicativo do Classpass

Essa integração também garante que as aulas e serviços de determinado estabelecimento sejam espelhadas no aplicativo do Classpass, facilitando o acesso às reservas e inscrições, e aumentando a visibilidade da empresa.  

Saiba exatamente o que está acontecendo com controle financeiro

Esse processo também permite ter uma visão consolidada das transações relacionadas às reservas por meio do Classpass, o que permite o acompanhamento detalhado das receitas provenientes da parceria. 

Conquiste e engaje clientes com CRM e mensagens automatizadas

Por fim, a integração do sistema de gestão de uma academia ou espaço fitness com o aplicativo do Classpass permite a utilização de ferramentas de CRM para um atendimento ainda mais personalizado! Isso porque facilita o acompanhamento do histórico de frequência, preferências e o envio de mensagens personalizadas para potencializar o engajamento. 

Tudo isso contribui com uma experiência ainda melhor para os clientes – o que, consequentemente, impacta na retenção e fidelização à marca, mais uma das formas de usar o Classpass a favor da sua empresa!

Os sistemas de gestão da Tecnofit, por exemplo, têm total integração com o Classpass. Por meio dele, é possível automatizar a criação dos cadastros e fazer com que as aulas da sua academia ou estabelecimento fitness sejam espelhadas e apareçam no aplicativo parceiro. 

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