Entenda como funciona o Pix para academias, boxes e studios

Posts

»

Entenda como funciona o Pix para academias, boxes e studios

O assunto que tomou conta da reta final de 2020 e, com toda a certeza, vai continuar reinando nos próximos anos, é o Pix: novo método de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central. Essa nova modalidade promete transformar o modo como fazer pagamentos e transferências bancárias. Mas como funciona o Pix para negócios fitness?

 

Antes de entender como funciona o Pix no segmento fitness, precisamos entender o que é Pix. Lançado em novembro de 2020, esse é um novo método de realizar pagamentos e transferências bancárias. A diferença é que o Pix não impõe nenhum tipo de limitação.

 

Enquanto TED, DOC e boleto bancário têm limitações de horários e dias, com o Pix é possível realizar pagamentos e transferências a qualquer momento, incluindo domingos e feriados.

 

E quais são os benefícios do Pix para os negócios fitness?

 

Benefícios do Pix para academias, boxes e studios

 

Entender como funciona o Pix passa por entender, de fato, quais benefícios esse novo método de pagamento traz. Entre os principais benefícios, é válido citar:

 

Praticidade

 

Para a realização de uma transferência bancária, por exemplo, a pessoa que irá realizar a transferência precisa de todos esses dados: nome e CNPJ/CPF de quem irá receber, código do banco, número da agência e número de conta. Para a transferência funcionar, é preciso preencher tudo. É bastante coisa, né?

 

Com o Pix, basta que as duas pessoas tenham uma Chave Pix e pronto, é o suficiente. Apenas com essa chave, o sistema já consegue puxar todos os dados do pagador e do recebedor. Além de ser muito mais prático, é menos invasivo, pois os envolvidos não precisarão ficar compartilhando dados pessoais.

 

Essa praticidade, com certeza, vai facilitar a vida de gestores que possuem mais de uma unidade, por exemplo. Com apenas alguns cliques em seu smartphone, será possível movimentar dinheiro de uma unidade para a outra em poucos segundos.

 

Agilidade

 

Transferências e pagamentos realizados via Pix acontecem de forma instantânea. Ou seja, você terá acesso ao valor integral dos vencimentos de seus alunos em menos de 10 segundos, independente do dia e da hora em que o pagamento for realizado.

 

Isso representa mais agilidade para o aluno, que poderá realizar pagamentos com apenas alguns cliques, e também representa agilidade para o seu negócio, que terá dinheiro entrando em caixa mais rapidamente.

 

Economia

 

Enquanto os meios tradicionais cobram taxas por transação, o Pix faz tudo isso de forma gratuita. Pessoas físicas podem realizar essas transações de forma gratuita, enquanto que empresas pagam uma pequena taxa, muito inferior às taxas praticadas por bancos e maquininhas de cartão.

 

Mas também é possível receber pagamentos via QR Code. A nossa parceira quando o assunto é Pix, a Juno, tem um conteúdo completinho explicando a diferença entre QR Code estático e o dinâmico. Independente do modelo escolhido, a economia será visível.

 

Segurança

 

O Pix é mais seguro que qualquer outro método de pagamento, além de ser totalmente digital. As transações digitais estão menos sujeitas a fraudes e, fisicamente falando, fazem com que donos de negócios não precisem ficar circulando com dinheiro em espécie.

 

Como funciona o Pix no mundo fitness

 

Agora que você já entendeu os benefícios que esse método de pagamento traz, está na hora de entender como ele vai afetar o mundo fitness. A boa notícia é que todas as novidades são positivas, ou seja, vantagens para os gestores.

 

O Pix pode reduzir a inadimplência

 

Como o contato e o pagamento são feitos de forma ágil, o atrito entre pagador e recebedor será menor. Com certeza, isso vai ajudar a diminuir a inadimplência que assombra tantos gestores fitness Brasil afora.

 

Outro ponto que vai ajudar na redução de alunos não pagantes é o fato do Pix não comprometer o limite do cartão de crédito. Inclusive, será extremamente útil para contratos de recorrência.

 

No sistema Tecnofit, por exemplo, nossos clientes podem emitir boletos mensais para que seus alunos os paguem. Caso o aluno efetue o pagamento via Pix, o gestor terá acesso ao dinheiro em menos de 10 segundos e, melhor ainda, o aluno poderá fazer isso tudo sem sair de casa ou ter contato com terceiros.

 

Com Pix, o gestor paga menos taxas

 

Todos nós sabemos que empresas de cartão de crédito cobram taxas que, muitas vezes, são bem agressivas. E essas taxas são por transações realizadas, ou seja, no final do mês o valor dessas taxas é consideravelmente alto.

 

Com o Pix, os gestores pagarão menos taxas. Um exemplo disso é dentro do próprio sistema Tecnofit, onde gestores terão quase 40% de desconto por boleto compensado, caso o aluno efetue o pagamento via Pix.

 

Além, é claro, da opção já citada acima: usar um único QR code para receber vários pagamentos. Um exemplo disso é o momento que vivemos, onde vários alunos estão optando em voltar para academia. Nesse cenário, é natural que queiram fazer uma nova avaliação física. Então você pode imprimir um QR code para essa avaliação, deixar na secretaria do seu espaço fitness e todos os alunos pagarão através desse QR code.

 

O Pix vai ajudar no fluxo de caixa

 

Como os pagamentos são instantâneos e ficam disponíveis 10 segundos após a transação, gestores fitness poderão calcular seus fluxos de caixa usando o caixa real. Ou seja, a quantia que têm em mãos.

 

No cenário atual, com vários métodos de pagamentos distintos e engessados, o fluxo de caixa é calculado através de especulações, de quantias que podem, ou não, entrar no futuro. Obviamente, isso atrapalha muito na hora de fechar as contas do mês.

 

como funciona o pix

 

Conclusão

 

Mesmo que recém lançado, o Pix já mostrou toda a sua efetividade. É questão de tempo até esse método de pagamentos conquistar o coração do brasileiro. Logo, quanto antes você se adequar, melhor para a saúde financeira do seu negócio.

 

Inclusive, estar por dentro de todas as novidades, pode servir como estratégia de marketing para academias, boxes e studios. Negócios que se modernizam mais rápido, têm maiores chances de escala.

 

Mas e você, já está utilizando o Pix em seu negócio fitness?

 

Artigo produzido e revisado por: Christian Aguilera, Analista de Conteúdo na Tecnofit.


Data de publicação: 23 de dezembro de 2020

Assuntos relacionados

Compartilhe esse artigo:

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa Newsletter para ficar por dentro dos conteúdos da Tecnofit.

Rua General Mário Tourinho, 1746 - 12° andar
Bairro Seminário - CEP: 80740-000 - Curitiba - PR
Tecnofit Tecnologia e Sistemas LTDA - ME | CNPJ: 21.231.459/0001-76

Os usuários são aconselhados a ler atenciosamente nossa política de privacidade.

© Todos os direitos reservados. Agência Polvo