Você é crossfiteiro, apaixonado pela modalidade e quer uma comunidade para chamar de sua? Ou então é um investidor e está buscando oportunidades dentro do universo fitness? Para qualquer uma das opções, abrir uma franquia de CrossFit pode ser uma boa opção para se investir. E neste artigo a gente te conta o porquê. Vem com a gente!
O que é uma franquia de CrossFit?
Antes de qualquer coisa, vale deixar claro o que é o CrossFit: trata-se de uma marca de box e Coaches de CrossFit, que praticam a modalidade de treinamento funcional, com exercícios dinâmicos e variados de alta intensidade. Apenas os afiliados da marca podem usar esse nome.
A franquia de CrossFit, por sua vez, é um modelo de negócio que oferece esse tipo de modalidade fitness, com metodologia e modelo de negócio padrão. Ela opera por meio de uma marca e sistema operacional já testado e consolidado no mercado. E possui suporte técnico e estratégico em troca do investimento na marca, a fim de garantir o padrão de qualidade oferecido.
Como funciona a franquia de CrossFit?
Conforme antecipamos acima, apesar de flexibilizar poucas questões a respeito da gestão do negócio, a franquia de CrossFit tem um modelo bastante específico de operação. Entre as suas principais características, destacamos:
Modelo de negócio e estrutura
O modelo de negócio funciona basicamente assim: a empresa detentora da marca, o que chamamos de franqueador, dá o direito do uso dessa patente a outras empresas, que chamamos de franqueados, buscando a expansão do negócio. Em troca, ela consegue uma série de suportes necessários para padronizar a operação das franquias.
Além do valor de investimento inicial para adquirir uma franquia, há ainda a cobrança de royalties mensais de acordo com o faturamento do estabelecimento. No caso da franquia de CrossFit, também é necessário pagar um valor anual para manter o acesso ao suporte da marca, tanto para o box, quanto para os profissionais que aplicam a modalidade.
Em relação à estrutura, em geral, a franquia de CrossFit pode ser adaptada para tamanhos diferentes, desde que haja uma infraestrutura específica para a instalação de equipamentos e espaço para treinamento, determinado pelo franqueador.
Programa de treinamento e metodologia
Além da marca e modelo de negócio, a franquia de CrossFit deve seguir uma metodologia de treino já testada e aprovada pelo mercado. E, dessa forma, todos os boxes que carregam esse nome ajudam a expandir esse programa de treino para mais lugares, fortalecendo o poder da marca em questão.
Suporte e treinamento de franqueados
Para validar a capacidade da franquia de CrossFit de promover os programas de treino, em geral, a marca determina treinamentos e certificações específicas que os afiliados da marca devem garantir.
Além disso, a marca CrossFit proporciona suporte contínuo relacionado à estratégia do negócio, marketing, finanças e gestão, para que boxes afiliados e gestores desse tipo de negócio tenham tudo o que precisam para maximizar os resultados.
Marketing e branding
Campanhas maiores, relacionadas às principais sazonalidades de vendas do mercado fitness, normalmente são realizadas pelos franqueadores – com envio de orientação e materiais para desdobramento local, em cada franquia.
Além disso, as diretrizes a respeito de marketing e branding fazem parte do suporte concedido pelo franqueador, a fim de manter um padrão em todas as unidades.
Gestão e operação da unidade
Em geral, apesar de a marca CrossFit treinar os boxes e profissionais e compartilhar relatórios em relação à gestão completa – desde financeiro até os recursos humanos, cabe ao dono ou gestor do box de CrossFit cuidar da operação cotidiana.
Dessa forma, é indicado que os franqueados invistam dedicação, tempo e recursos, como sistemas de gestão, para garantir bons resultados para suas empresas.
Análise de mercado para abrir uma franquia de CrossFit
O mercado fitness é um dos setores que mais cresce no Brasil, seja em relação a estabelecimentos tradicionais, franquias, tecnologia e demais produtos ou serviços. De forma geral, esse movimento se deve à mudança do comportamento do consumidor, que vem buscando um padrão de vida mais leve e saudável, o que foi acelerado pela pandemia da Covid-19.
O faturamento do Brasil nesse setor chegou a US$ 2,1 bilhões em 2019, consolidando-se como o terceiro maior país no mercado fitness entre as Américas – atrás apenas dos Estados Unidos e Canadá.
São mais de 35 mil unidades oficiais com mais de 9,6 milhões de usuários contabilizados. Mas o que mais surpreende é que isso significa apenas 5% da população, destacando o tamanho da oportunidade de crescimento desse mercado.
Além disso, quando falamos especificamente de cross training, vale dizer que o treinamento funcional está, há anos, na lista de tendências do mercado fitness, publicado pelo American College of Sports Medicine (ACSM). E, com base nos dados de clientes da Tecnofit, os centros de treinamento funcional cresceram 124%, fortalecendo a oportunidade significativa de investir nesse modelo de negócio.
Benefícios de abrir uma franquia de CrossFit
Agora que você já tem dados que comprovam a viabilidade de investir em uma franquia de CrossFit, que tal conhecer mais alguns benefícios de fazer parte desse modelo de negócio? Acompanhe a seguir:
1. Você usando um modelo de negócio já testado e comprovado
Ao abrir uma empresa do zero, por melhor que seja seu plano de negócio, sempre fica a dúvida se seu serviço ou produto vai “dar certo”. Quanto ao modelo de franquia de CrossFit, você estará investindo em um modelo com eficiência comprovada, o que traz mais segurança para os gestores e proprietários de um box.
2. Uso de uma marca mais consolidada no mercado
O mesmo funciona com a marca. Ao lançar um branding no mercado, provavelmente você vai ter que pedalar um pouco para fazer com que ele seja conhecido. Tempo e dinheiro que é possível economizar no caso de uma franquia de CrossFit, em que a marca já está consolidada.
3. Você pode economizar ao ser um franqueado
Como franqueado, é possível economizar em escala na aquisição de equipamentos, suprimentos e outros recursos. Tudo isso ajuda a reduzir os custos operacionais ao mesmo tempo que oferece aos seus alunos o que há de melhor e mais inovador para uma experiência diferenciada.
4. Treinamento para você e sua equipe
Conforme abordamos por aqui, a marca CrossFit oferece todo o suporte necessário para acelerar o sucesso de um box da marca. É o famoso “ganha-ganha”. Sendo assim, você pode contar com treinamento para desenvolvimento da empresa e da sua equipe, de forma padronizada e sem custos extras.
5. Rede de apoio da comunidade da franquia de CrossFit
No mercado fitness, contar com apoio de uma comunidade para a realização de benchmarking e troca de experiências pode ser muito valioso, afinal, você consegue identificar padrões, antecipar tendências e tomar decisões muito mais assertivas do que se estivesse sozinho nessa jornada.
Dessa forma, o modelo de franquia de CrossFit, com a possibilidade de interagir e trocar com outros franqueados, torna-se ainda mais vantajoso para os empreendedores.
O papel do franqueador no sucesso da franquia de CrossFit
Antes de falar sobre o papel do franqueador, vale dizer que a marca só cresce se as franquias crescem. E o contrário também é válido. Sendo assim, todo o suporte e governança de um padrão de qualidade são aplicados para garantir a consistência da operação e crescimento.
Para isso, é preciso que, além de estabelecer diretrizes, suportar com treinamentos e facilitar a troca de experiências entre as franquias, o papel do franqueador é criar sistemas de mensuração e comprovação de resultados, para que possa realizar mudanças e tomar decisões para certificar o potencial de crescimento dessas empresas.
As principais franquias de cross training no Brasil
Além da franquia de CrossFit, que é a principal marca de cross training no mundo, trouxemos abaixo mais algumas marcas que seguem esse modelo de negócio no Brasil, para que você possa conhecer:
Cross Experience
É uma rede de franquias especializada em treino funcional e em ajudar no processo de emagrecimento de forma saudável e rápida. Tem como visão ser a maior academia de emagrecimento do mundo e proporcionar uma transformação de hábitos para milhares de pessoas. Acesse o site para saber mais.
Cross Life
Une, no mesmo ambiente, o cross training e atividades funcionais, nutrição inteligente com acompanhamento personalizado e o desenvolvimento de uma mentalidade evolutiva. Conta com mais de 60 mil alunos. Conheça mais detalhes no site.
Cross Nutrition
Criada em 2017 em Jundiaí, está expandindo suas atividades para todos os estados do país. São autointitulados como a principal rede de Box de Cross Training e Multiatividades no Brasil com metodologia exclusiva e acompanhamento premium. Confira a metodologia e mais informações no site oficial.
CFBX
A CFBX começou em 2017 como o primeiro box na cidade de Chapecó, em Santa Catarina. Em menos de um ano, já eram três unidades na mesma cidade. E, com o sucesso comprovado, o CEO da empresa criou uma franqueadora, onde realiza as estratégias da marca, a gestão de unidades, o marketing da rede e a inovação no mercado. Saiba mais no site da marca.
Tribo Fitness
Foi criada em 2011 por um ex-capitão do exército americano, com a proposta de oferecer treinamentos funcionais parecidos com os treinos de condicionamento físico militar. Confira como essa franquia funciona na página oficial do Instagram.
My Box
Criada em 2016, atua no treinamento funcional, com o objetivo de elevar a qualidade de vida, bem-estar e inspirar resultados positivos para a saúde dos seus alunos. Acesse o site para saber mais!
Como saber se a franquia de CrossFit é a melhor opção para você?
Após conhecer algumas das principais marcas de franquias de cross training no Brasil, você deve estar imaginando: será que esse é o melhor modelo de negócio para os meus objetivos? E para que você possa tomar essa decisão, trouxemos mais algumas dicas!
Avalie os custos e taxas envolvidos
Apesar de uma franquia de CrossFit ter um valor inicial menor do que abrir um box do zero, é preciso avaliar os royalties mensais, valor da anuidade para o box e Coaches, além de outros custos, como a manutenção dos equipamentos, para avaliar se tudo se encaixa no seu orçamento.
Pesquise sobre a reputação e histórico da marca
Busque saber mais sobre a marca, seus valores, propósito e se a missão da empresa se encaixa com a sua. Além da experiência dos clientes, procure avaliações dos franqueados e avalie o nível de satisfação com a aquisição de uma franquia de CrossFit.
Avalie a adequação da franquia de CrossFit para o mercado e demanda locais
De nada adianta você investir em uma franquia de CrossFit se não tiver demanda para tal! Avalie o local em que você pretende abrir esse negócio, o perfil do público-alvo, suas necessidades e limitações. Depois, busque realizar as adequações dentro do que é permitido pela marca.
Analise o suporte e treinamento oferecidos
Entenda se os treinamentos oferecidos atendem às suas necessidades como franqueado e, se não, qual é o tamanho do investimento que você terá que fazer para garantir tudo o que precisa para ter sucesso com esse novo negócio.
Avalie o modelo de negócio e a metodologia que são utilizados
A conexão com o serviço que você vai oferecer também é importante! Entenda como a franquia de CrossFit opera e o que é necessário para aplicar a metodologia. Avalie também se tudo está alinhado com as suas expectativas e crenças a respeito do mercado fitness.
Converse com outros franqueados
Nada melhor do que ouvir da fonte! Por isso, busque outros franqueados para entender como funciona a operação na prática, quais são os principais desafios e vantagens relacionadas à marca em que você está investindo, antes mesmo de tomar a sua decisão.
Franquia de CrossFit: vale a pena?
E agora, a pergunta que não quer calar: vale a pena investir em uma franquia de CrossFit? E a verdade é que depende!
Aqui neste artigo, além dos benefícios desse modelo de negócio, trouxemos um panorama do mercado fitness e da modalidade de treinamento funcional, com excelentes previsões de crescimento.
No entanto, é preciso avaliar criteriosamente o que você espera com esse tipo de negócio, considerar todos os custos envolvidos e adequar o modelo às realidades locais para que uma franquia de CrossFit possa, realmente, trazer resultados positivos.
E não podemos esquecer da importância da gestão. Apesar dos treinamentos e suporte oferecidos pela marca, cabe a você implementar uma rotina efetiva, garantindo a excelência na operação.
E para isso, é importante contar com um sistema de gestão completo e personalizado, que automatiza diversas funções e garante os dados e insights necessários para que você possa tomar as melhores decisões para o crescimento da sua empresa. Estamos falando do Tecnofit Box!
Faça um teste gratuito na nossa plataforma agora mesmo e comprove todas as funcionalidades que vão ajudar a maximizar os resultados da sua franquia de cross training. Esperamos você!