Recepção de Academia e como vender mais!

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Um dos grandes erros de negócios fitness é não valorizar a recepção de academia! Esse local, que parece simples e de “segundo plano”, pode ser uma verdadeira mina de ouro!

 

Quando falamos de arquitetura em academias, não estamos falando de luxo ou algo do tipo, a arquitetura faz parte da estratégia do negócio. Ou, pelo menos, deveria fazer.

 

Se você quer saber como transformar a recepção da sua academia em uma ótima fonte de receita, leia este artigo até o fim. Garantimos que você não vai se arrepender e, acima de tudo, vai sair daqui aplicando todas as dicas.

 

5 Dicas para recepção de academia

 

1 – Primeira impressão

 

Você já ouviu aquele ditado que diz “a primeira impressão é a que fica”, certo? Pois então, pela lógica, a recepção é a primeira coisa que o visitante vê ao adentrar em sua academia.

 

Logo, é fundamental que esse ambiente seja organizado, limpo e, se possível, minimalista. Deixar visível apenas os itens que são essenciais para que a pessoa da recepção possa fazer seu trabalho da melhor maneira possível.

 

Pense se um visitante chega na recepção para negociar um plano e vê um monte de papel jogado pela mesa, um resto de marmita do almoço e outras coisas aleatórias espalhadas pelo local.

 

Mesmo que aquilo não o incomode num primeiro momento, vai passar a impressão de bagunça. E, automaticamente, sempre que ele lembrar do seu negócio, vai pensar em bagunça.

 

2 – Atendimento humanizado

 

Sempre que uma pessoa vai falar sobre vendas, tem uma outra que rebate com “não aguento mais esse papinho de vendedor”. Logo, fuja desse tal papinho de vendedor.

 

É fundamental que a pessoa da recepção seja uma boa ouvinte, que ela consiga ouvir as necessidades do visitante e extrair informações importantes daí. Dessa forma, fica fácil abandonar o pitch de vendas decorado (papinho de vendedor) e criar uma fala focada naquele prospect.

 

Além disso, o atendimento humanizado envolve gestos amistosos, sorriso no rosto e uma fala tranquila. Nada de querer empurrar um pacote goela abaixo, isso só vai assustar a pessoa.

 

3 – Atenção ao tour guiado

 

Se a sua academia tem bons ouvintes na recepção, essas pessoas vão conseguir captar as reais vontades do prospect e vão saber o que fazer na hora do tour guiado.

 

O tour guiado deve ser focado, exclusivamente, naquilo que o visitante busca. Só assim ele vai conseguir ter a dimensão real do que é treinar na sua academia.

 

Por exemplo, imagine que a pessoa diz que tem como principal objetivo a hipertrofia, que busca ganhar massa muscular. Será que faz sentido, durante o tour guiado, mostrar a sala de zumba?

 

Além disso, esse momento não é para mostrar a academia como se ela fosse um passeio turístico, o visitante precisa ter um papel ativo nesse tour. Aproveite para apresentá-lo aos professores e, quem sabe, até a algum aluno que é promotor da sua marca.

 

4 – Converta os visitantes espontâneos

 

Existem dois tipos de visitas: agendadas e espontâneas. As visitas agendadas são aquelas com hora e dia marcado. Nesses casos, os visitantes chegam bem dispostos a fechar o contrato. Afinal, já saíram de casa planejando se matricular em sua academia.

 

Já os visitantes espontâneos são aqueles que aparecem do nada, sem aviso prévio. Essas pessoas precisam ser muito bem trabalhadas, pois, uma vez perdidas, as chances de recuperação são baixas.

 

Os visitantes espontâneos têm muitas objeções e sempre vão querer adiar o fechamento do plano. Mesmo que o contrato não seja assinado de imediato, é fundamental criar um vínculo com essa pessoa para, pelo menos, garantir que ela volte para uma segunda conversa.

 

No entanto, como já foi dito, é bem difícil que essas pessoas voltem. Logo, nesse primeiro contato, a pessoa da recepção precisa estar pronta para fechar negócio, ou criar algum gatilho que faça o aluno voltar.

 

Vale lembrar que, na maioria das academias, as visitas espontâneas acontecem em número muito maior do que as agendadas. Você não vai querer perder todas essas vendas, não é mesmo?

 

5 – Tempo é dinheiro!

 

Em geral, as pessoas não compram um produto ou serviço por alguns destes motivos: não acreditam no produto ou serviço; não acham que aquele produto ou serviço serve para ela; não têm dinheiro para comprar; não precisam do produto ou serviço.

 

Nos dois últimos casos (a pessoa não tem dinheiro ou não precisa do produto/serviço), não há nada o que possa ser feito!

 

Não tem motivo para vender um carro para quem não tem habilitação, certo? Assim como não é possível vender um carro para quem não tem dinheiro para comprá-lo. Logo, quando uma pessoa apresentar essas objeções, não perca tempo tentando mudar a cabeça dela.

 

Na recepção de academia é fundamental investir tempo, apenas, com os visitantes que podem fechar negócio. Então, a equipe da sua empresa precisa saber a hora certa de “largar o osso” e não ficar investindo em algo sem futuro. Tempo é dinheiro!

 

Conclusão

 

Ao contrário do que muitos pensam, a recepção de academia pode ser uma ótima fonte de renda. Dali podem sair ótimos negócios para a sua empresa.

 

É claro que isso exige treinamento da equipe e muita dedicação, mas essa tarefa está longe de ser impossível. Além disso, aqui no blog da Tecnofit já passamos várias dicas sobre técnicas de vendas super eficazes, que vão ajudar muito!

 

Para mais conteúdos como esse, fique de olho no blog da Tecnofit. Até a próxima!

 

Texto produzido e revisado por: Christian Aguilera, Analista de Conteúdo na Tecnofit.


Data de publicação: 5 de maio de 2021

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