10 tendências que vieram para ficar nos negócios fitness Pós-Coronavírus

Posts

»

10 tendências que vieram para ficar nos negócios fitness Pós-Coronavírus

A pandemia do Coronavírus (COVID-19) trouxe muitas dificuldades ao segmento das academias, box de crossfit e studios, mas também trouxe muitas oportunidades. 

Ideias que antes só estavam no papel foram postas em prática e a necessidade de adaptação das empresas do segmento fitness levou a uma mudança de comportamento, transformando dificuldades em ganhos.

Um exemplo disso foram as aulas online, onde os gestores viram a oportunidade de romperem barreiras e monetizar um serviço que, antes da pandemia, seria muito difícil de acontecer da forma que é atualmente. Confira:

 

10 tendências que vieram para ficar após a pandemia

 

1 – Aulas online

Mesmo após a reabertura das unidades, as aulas online continuarão em alta no mundo fitness. Inclusive, o estudo de tendências fitness para 2021 mostra que o treinamento online é a maior tendência para este ano.

Academias que adotaram as aulas online – e tiveram êxito – receberam pedidos dos alunos para manterem a modalidade mesmo após a pandemia. Gestores veem isso como uma oportunidade de vender pela internet para pessoas de qualquer lugar. 

Outra possibilidade é agregar as aulas online como um serviço adicional num contrato que o aluno esteja fechando na academia. Enfim, existem várias possibilidades, basta usar a criatividade, além de ter um sistema de gestão preparado para vender e oferecer as aulas online.

Já falamos sobre as ferramentas de transmissão mais utilizadas para aulas online aqui no blog.

Se você já reabriu sua unidade ou está se planejando para isso, este KIT gratuito irá ajudar você nessa missão! Nele você vai encontrar o e-book “Como me preparar para a reabertura do meu negócio?”, materiais de comunicação visual prontos para impressão e o cartaz com os 10 passos para o sucesso da reabertura.

reabertura academias

 

2 – Treinos adaptados para todos os tipos de ambiente e rotina

Um estilo de vida saudável está condicionado a manter boas práticas com o corpo, alimentação e descanso e ter um treino e uma dieta regulares são importantes para aumentar a qualidade de vida. 

A quarentena estimulou as pessoas se exercitarem em casa, utilizando o peso do próprio corpo ou pesos livres encontrados em casa, como mochila, pacotes de alimentos, entre outros. Ter um acompanhamento é muito importante, para evitar lesões e para ajudar na adaptação do treino. É aqui que entram as empresas prestadoras de serviço.

A procura por atividade física nesse período de pandemia foi maior entre as pessoas que não treinavam do que as que já treinavam e gostariam de retornar as atividades. 

 

3 – Maior cuidado e planejamento financeiro por parte dos gestores

A pandemia mostrou a diversos empreendedores de academias, box e studios a importância de um planejamento financeiro para não ser pego de surpresa. Preparamos um bate-papo especial sobre quais erros não cometer durante a pandemia, vale a pena conferir.

Esta Calculadora de Tributos que desenvolvemos ajuda você a entender como está o enquadramento tributário do seu negócio, acesse agora e confira!

calculadora de tributos


4 – Relacionamento estreito e comunicação ativa com clientes

O relacionamento é essencial para estreitar o relacionamento com os alunos, e durante pandemia foi uma tática adotada por diversos gestores. Manter um relacionamento constante com sua base de alunos os mantém engajados e mostram que você está preparado para atendê-los. 

Ter alunos satisfeitos facilita a entrada de novos alunos, pois mostra que eles são importantes. Temos um artigo mostrando a importância de se manter conectado e fortalecer a comunicação com os clientes. Vale a pena conferir.

 

5 – Busca por atividade física por quem nunca havia treinado

A busca de pessoas que não praticavam atividades físicas aumentou durante a pandemia. Muitos profissionais ofereciam aulas ao vivo com treinos em grupo que poderiam ser feitos em casa, com pesos leves encontrados em casa. 

Após a pandemia, muitas pessoas querem passar a treinar em academias, e outras manter os treinos em casa, mas com acompanhamento, é aí onde as empresas prestadoras de serviços fitness entram.

 

6 – Exercício como recomendação médica, física e psicológica

Com mais preocupação das pessoas em se manter saudável, médicos e profissionais da saúde recomendam atividades físicas e tratamentos associados ao exercício, como medida preventiva ou como “remédio”, essa é uma iniciativa que vem ganhando força durante a pandemia.

 

7 – Apps de atividades físicas e dispositivos tecnológicos

Essa é uma tendência que já estava ganhando força antes da pandemia e foi amplificada com ela.

Os apps Tecnofit e Tecnofit Box, por exemplo, mostram o treino e o WOD aos alunos, substituindo papel, exibem as avaliações físicas do aluno para que ele e o avaliador acompanhem sua evolução. 

Há também apps que monitoram atividades físicas, relógios inteligentes, monitores cardíacos, além de rastreadores GPS para localizar uma academia próxima. Existem apps para classificar a refeição ao aluno através de fotos que são analisadas por nutricionistas.

 

 

8 – Coaching de saúde e consultorias online

A consultoria online é uma tendência que veio para ficar assim como as aulas online, nesse formato o processo todo passa a ser digital, desde a compra, avaliação física e prescrição de treinos, além de acompanhamentos. Assim, os treinos ficam disponíveis para o aluno e como adicional podem ser vendidas aulas ao vivo, por exemplo.

São utilizadas técnicas de coaching na promoção de saúde e bem-estar, atuando em intervenções na mudança de comportamento, para ajudar o aluno ou grupo de alunos a atingirem objetivos de curto ou médio prazo. Em parceria com o personal trainer Felipe Kutianski, gravamos um podcast sobre consultoria online fitness que você precisa ouvir!

 

 

9 – Programas de condicionamento físico para melhor idade

O Brasil terá a quinta maior população idosa do mundo em 2030! 

Com a expectativa de vida dos brasileiros aumentando a cada ano, a procura de programas de condicionamento físico para idosos aumenta, e as academias não só podem, como devem ficar de olho nesse mercado que cresce diariamente.

 

10 – Certificação Profissional

Com diversas tendências surgindo no segmento fitness, surge também a necessidade profissionais qualificados, e a certificação é um diferencial na vida de um Educador físico, pois transmite segurança e confiabilidade. Esse é o momento de investir em cursos e especializações, pois é uma tendência que não vai sair de moda.

Existem outras tendências que surgiram ou ganharam força durante a pandemia, e que podem mudar o mercado futuramente, como o personal trainer online, treinos funcionais e automatização de processos, como vendas online e reservas de aulas, além de outras mais.

tendências fitness

O sistema Tecnofit é o melhor sistema de gestão para academias, box de CrossFit, centros de treinamento e studios fitness. Aproveite as funcionalidades do nosso sistema para agregar valor ao seu negócio e para explorar as novas oportunidades que surgiram com a pandemia.

Solicite uma demonstração com um dos nossos consultores e se surpreenda.

 

Texto escrito por: Allan Costa, colaborador da Tecnofit


Data de publicação: 12 de junho de 2020

Assuntos relacionados

Compartilhe esse artigo:

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa Newsletter para ficar por dentro dos conteúdos da Tecnofit.

Rua General Mário Tourinho, 1746 - 12° andar
Bairro Seminário - CEP: 80740-000 - Curitiba - PR
Tecnofit Tecnologia e Sistemas LTDA - ME | CNPJ: 21.231.459/0001-76

Os usuários são aconselhados a ler atenciosamente nossa política de privacidade.

© Todos os direitos reservados. Agência Polvo