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Consultoria online de personal trainer: guia completo para profissionais de educação física
Personal Trainer

Consultoria online de personal trainer: guia completo para profissionais de educação física

Em uma rotina cada vez mais intensa, complexa e dinâmica, essa modalidade pode ser uma excelente alternativa para alunos e profissionais de Educação Física.

As modalidades fitness já ocupam definitivamente o universo digital, seja por meio de plataformas online, aulas virtuais ou dispositivos wearable com monitoramento da performance dos usuários. Nesse cenário, vários profissionais perceberam a necessidade de entender como fazer consultoria online de personal trainer e aproveitar todas as vantagens que esse modelo oferece.

O que é consultoria online de personal trainer?

A consultoria de personal trainer é um modelo de trabalho onde o profissional de Educação Física presta acompanhamento fitness individualizado de acordo com as necessidades e capacidades do aluno, avaliando seu desempenho e evolução treino a treino.

Na modalidade online, esse serviço é prestado em ambiente virtual, com algumas particularidades que demandam atenção especial e vantagens que beneficiam tanto o profissional quanto o cliente.

Principais vantagens da consultoria online de personal trainer

Considerando a correria da rotina de muitos profissionais e clientes, uma consultoria online fitness se encaixa precisamente na necessidade de se movimentar de maneira segura e adequada às demais obrigações diárias dos alunos.

Maior autonomia

A consultoria online elimina um grande empecilho na consolidação da relação do professor com uma ampla rede de alunos: o deslocamento. A praticidade de acompanhar treinos em qualquer ambiente economiza – além do dinheiro do transporte – tempo precioso que o personal precisa para chegar ao aluno, o qual pode ser utilizado para alcançar mais clientes e prestar serviço com mais qualidade.

Mais comodidade

Na consultoria online, tanto professor quanto aluno podem escolher o local adequado para treinar, podendo ficar no conforto de sua casa ou mesmo treinar ao ar livre. Além disso, se o aluno prefere treinar em academia, pode contar com horários flexíveis, sem se preocupar com a eventual impossibilidade de deslocamento do personal.

Mais oportunidades

Prestar consultoria online fitness abre novos caminhos de desenvolvimento pessoal e profissional. Trabalhar com marketing digital, por exemplo, além de trazer exposição a números maiores de potenciais clientes, põe o profissional em contato com novas formas de se afirmar no mercado fitness.

Menor investimento

Trabalhando em casa, os gastos investidos nas consultorias diminuem consideravelmente, e o lucro líquido de cada aula aumenta sem sobrecarga nas mensalidades dos planos.

Como fazer consultoria online de personal trainer: passo a passo

A consultoria online segue o mesmo padrão presencial, cabendo os devidos ajustes para a transmissão das aulas. Confira o passo a passo detalhado:

Avaliação do cliente

É o primeiro passo para conhecer seu novo aluno, entender suas características, limitações, objetivos e expectativas, e traçar possíveis metas, a fim de criar um plano de treino personalizado.

O profissional pode optar por fazer avaliação à distância, por mídias visuais, e orientar o aluno a tomar suas próprias medidas corporais. Se for consenso, é possível marcar um encontro presencial para esse propósito, e seguir com o modelo virtual nos treinos.

Prescrição de treinamentos e exercícios

A prescrição de treinos é uma etapa fundamental na consultoria, e no modelo digital o cuidado deve ser redobrado para que o aluno entenda claramente as instruções sobre intensidade, volume e boa execução dos exercícios.

Ao elaborar o treino, o personal deve reunir o máximo de informações sobre o cliente, com pleno conhecimento das condições corporais do aluno, atendendo suas necessidades e metas e atentando para eventuais limitações, visando preservar sua integridade física.

Como personalizar planos de treino na consultoria online

A comunicação é a chave da eficácia de uma consultoria online de personal trainer. Isso porque, com a distância, é preciso que profissional e aluno se conheçam muito bem e possam confiar um no outro, a fim de conquistar resultados positivos de uma forma saudável e segura.

Quanto melhor for essa relação e mais detalhes sobre a rotina fitness do aluno o personal conhecer, maior será o potencial de personalização de uma consultoria online. Isso envolve entender desde o histórico de saúde, nível de condicionamento físico e preferências até as condições psicológicas, de humor e estresse dos seus clientes.

Acompanhamento da execução

Neste ponto, a limitação do modelo online impõe um desafio ao profissional. Seja paciente e dedique atenção extra para que o aluno se sinta seguro na prática do exercício. Incentive-o e aponte as correções necessárias para um bom rendimento do treino. Certifique-se de ter uma conexão estável à rede, para monitorar em tempo real a segurança da execução do movimento, prevenindo possíveis lesões.

Além disso, mantenha contato frequente com o aluno, pedindo feedbacks que auxiliem na adequação prévia dos treinos, evitando ajustes na hora da aula.

Como mensurar resultados e feedbacks

Na prática, a mensuração de resultados e feedbacks de uma consultoria online funciona quase da mesma forma que a presencial – a principal diferença é que o personal não acompanha diariamente a evolução do aluno. E, para isso, é preciso estabelecer um modelo de documentação estruturada de feedbacks e resultados.

Na maioria das vezes, as mesmas ferramentas usadas para avaliação dos alunos e comunicação com o personal, também facilitam o registro da performance dos clientes – cabendo à disciplina de ambos os envolvidos o preenchimento constante dessas informações. Estamos falando de medidas corporais, peso, força, resistência, flexibilidade, além de feedbacks qualitativos sobre como os alunos se sentiram com determinada atividade.

Além disso, para uma avaliação mais detalhada, é comum que os alunos e profissionais gravem vídeos da execução dos exercícios, como forma de comprovar a excelência, sugerir correções e registrar a evolução.

Estruturando sua consultoria online de personal trainer

Conheça seu público

Assim como um personal que trabalha com aulas presenciais, o profissional que quer atuar online precisa definir inicialmente o seu público-alvo, seu nicho de mercado.

Tenha em mente que as pessoas que procuram atendimento remoto podem ter características comuns às do modelo presencial, mas não significa que os perfis sejam os mesmos. Conheça seu público, entenda quais redes sociais eles utilizam e saiba como aproveitar as ferramentas de redes focadas em audiovisual – como o Instagram – para engajar usuários e definir a persona dos potenciais clientes.

Estabeleça valores justos

Saber estabelecer valores justos para sua aula é uma tarefa importantíssima e requer boa noção tanto dos gastos envolvidos na sua capacitação e disponibilidade de estrutura, quanto da capacidade financeira do público-alvo.

Aqui é importante salientar que muitos alunos buscam atendimento online pela praticidade, mas também pela chance de obter serviços individualizados por preços mais acessíveis. Trabalhar em casa poupa recursos financeiros que devem ser considerados ao elaborar o preço do seu serviço, de modo a se diferenciar dos profissionais que trabalham exclusivamente com modelo presencial.

O preço médio varia de 150 a 400 reais mensais, dependendo do nicho e da demanda. Pesquise preços praticados por profissionais que trabalham na região e atuam no mesmo segmento para ter referência.

Utilize as ferramentas certas

Para trabalhar remotamente, disponha de ferramentas que atendam seu público adequadamente, desde o contato inicial até as formas de pagamento disponíveis.

Um dos meios mais eficientes é ter um site próprio onde o cliente possa conhecer melhor seu trabalho, estudar planos disponíveis, efetuar a compra escolhida e fazer pagamentos sem complicações. Se for possível, contrate um serviço especializado para montar seu site. Mas se não possui recursos suficientes, existem plataformas acessíveis e práticas disponíveis nas redes, como WordPress e Wix.

Disponibilize múltiplos canais de pagamento para atender seu cliente. O pix facilitou as transações online, mas muitos clientes preferem pagar com cartão de crédito. Considere também a possibilidade de ter alunos fora do Brasil, e fazer uso de ferramentas como o PayPal.

Ferramentas tecnológicas essenciais para consultoria online

Saber qual ferramenta usar é parte fundamental da jornada de aprender como fazer consultoria online de personal trainer. Hoje em dia, com poucos cliques você encontra uma série de plataformas disponíveis – gratuitamente ou não – para te apoiar nesse modelo de trabalho:

Aplicativo de treino da tecnofit

Os clientes da plataforma de gestão fitness Tecnofit Personal podem disponibilizar aos seus alunos um aplicativo exclusivo, com diversas funcionalidades personalizadas para consultoria online ou presencial. Muito além do plano de treino, o aplicativo da Tecnofit conta com um “feed” de notícias, quase como uma rede social, para acompanhamento dos resultados, uma funcionalidade específica de feedbacks, possibilidade de apoio aos exercícios com vídeos, entre outras ferramentas essenciais.

Google meet, teams ou zoom

Especialmente para avaliações, conversas e reuniões de feedback, plataformas de videoconferência podem ser muito úteis para a consultoria online de personal trainer. Elas também permitem realizar o treinamento personalizado em tempo real, com ajustes na técnica, mudanças de exercícios e monitoramento da evolução dos alunos.

Strava ou myfitnesspal

Apesar de serem conhecidos como aplicativos de monitoramento de exercícios físicos – muitas vezes usados de forma integrada com dispositivos wearable -, eles também podem ser usados para monitorar a evolução dos alunos, contribuindo com informações valiosas para potencializar a avaliação e acompanhamento da performance.

Whatsapp ou telegram

A conveniência também é uma das grandes vantagens da consultoria online de personal trainer. Por isso, usar ferramentas já consolidadas na rotina dos alunos pode facilitar a comunicação e eficácia do trabalho. Para trocas rápidas, ligações, lembretes ou avisos, aplicativos de mensagens instantâneas como WhatsApp ou Telegram também podem funcionar muito bem nesse modelo de consultoria.

Como vender consultoria online de personal trainer

Estratégias para atrair clientes de consultorias presenciais também são úteis para o serviço online, cabendo apenas algumas considerações específicas:

1. Escolha as redes certas

Priorize redes focadas em audiovisual, cujo apelo favorece a prática fitness, mas lembre-se de analisar quais as redes mais frequentadas pelo seu público-alvo.

2. Fortaleça sua imagem

Trabalhe sua marca. Crie um logotipo e um nome de impacto e divulgue-os nas redes com conteúdo que demonstre os bons resultados do seu trabalho.

3. Crie uma comunidade engajada

Estabeleça vínculos entre alunos, estimulando troca de experiências em ambientes virtuais em comum. Promova aulas virtuais em grupo e, se possível, faça um encontro presencial em dia favorável para a maioria.

Crie laços com outros profissionais, tanto educadores físicos quanto fisioterapeutas e nutricionistas. Crie redes de troca de indicações, agregando maior exposição para potenciais clientes e permitindo terceirizar necessidades de alunos que não sejam de sua competência.

4. Ofereça serviços adequados ao seu público

Dependendo do tipo de público que você atende, pode ser necessário adaptar tanto a modalidade dos treinos quanto o formato dos planos. Manter-se atualizado sobre as tendências do mercado e conhecer com propriedade seus alunos são pontos fundamentais.

5. Invista em tráfego pago

Aposte no marketing digital para posicionar sua marca. O tráfego pago é uma ferramenta eficaz e acessível que garante ótima exposição para clientes que engajaram em conteúdo fitness em sites de busca ou redes sociais, e estão propensos a contratar uma consultoria.

6. Aposte em conteúdo de qualidade e seo

Além de prezar pela qualidade do conteúdo, utilize otimizações SEO nos artigos do seu site, para melhor posicioná-los nos mecanismos de busca, tornando sua marca um referencial fitness e agregando autoridade que pode render mais contratos.

7. Estude técnicas de vendas

Apesar de ser natural para alguns, o poder de persuasão para vender produtos ou serviços pode ser aprendido. Isso também vale para o meio virtual. Certifique-se de estar pronto para oferecer seu produto na hora certa, de forma clara e confiante. Aplique técnicas de copywriting ao oferecer serviços via e-mail e abuse do call-to-action nas redes sociais.

8. Entregue o prometido

Como já ressaltamos, não assuma compromissos que não tenha certeza de poder cumprir. Um aluno que se sente enganado pelo instrutor a quem confiou o cuidado com sua saúde, com projetos frustrados, ou pior, com uma lesão provocada por uma assistência fraca, é a propaganda negativa que arruina carreiras.

9. Use técnicas de fidelização de clientes

De acordo com Philip Kotler, conhecido como o “pai do Marketing”, conquistar novos clientes custa de cinco a sete vezes mais do que manter um atual. Esse é apenas um motivo pelo qual é tão importante investir na fidelização dos seus alunos – seja de forma presencial ou online.

Oferecer uma experiência positiva, mesmo longe dos seus alunos, é essencial para elevar o índice de fidelização. Além de fazer a manutenção de comunicação constante, reconhecer a evolução, compartilhar feedbacks regulares, invista em diferentes ações para engajar e reconquistar seus alunos o tempo todo!

Para isso, que tal criar um clube de fidelidade, em que você possa recompensar seus clientes de acordo com algumas conquistas? Ou então criar eventos diferenciados para que seus alunos possam se conhecer e potencializar a comunidade engajada? Ou criar brindes e presentes exclusivos em datas comemorativas, como o Natal ou Ano Novo, por exemplo?

As possibilidades são infinitas. Por isso, sugerimos que você entenda o perfil dos seus alunos e o que pode funcionar melhor para maximizar o engajamento e retenção.

Como lidar com objeções e dúvidas dos clientes

Aprender como fazer consultoria online de personal trainer também significa conhecer – e saber evitar – algumas objeções de contratação desse modelo por parte de alguns alunos.

É comum que alguns alunos não se sintam 100% à vontade ou seguros com o modelo de consultoria online, seja por receio da execução correta dos exercícios, efetividade do plano de treino ou qualquer outro motivo. Por isso, o primeiro passo para lidar com essas objeções é, justamente, conhecê-las!

Converse com seus potenciais clientes e ouça atentamente quais são as preocupações. Depois, busque resolver qualquer dúvida de forma personalizada, de acordo com as evidências e ajustes necessários para solucionar suas perguntas.

Você também pode usar exemplos, depoimentos e histórias de outros alunos para comprovar a eficácia desse modelo. Ou até mesmo sugerir um plano de teste, em que os alunos recebam um mês de cortesia do serviço para que possam comprovar, na prática, essa experiência.

Erros mais comuns na consultoria online e como evitá-los

Saber como fazer consultoria online de personal trainer também envolve conhecer alguns dos erros mais comuns nessa prática – justamente para poder evitá-los:

  • Planos de treino genéricos, sem personalização: além de não serem efetivos, ainda podem prejudicar a saúde e segurança dos alunos. Por isso, é fundamental realizar uma avaliação detalhada no início do atendimento, com períodos de mensuração constantes para possíveis mudanças no processo.

  • Falta de comunicação com os alunos: pode gerar desmotivação, dúvidas não resolvidas e acidentes por falta de conhecimento da técnica. Esse erro pode ser facilmente evitado por meio de ferramentas e canais de comunicação constantes e regulares.

  • Falta de orientação técnica: principalmente por conta da ausência presencial durante os exercícios, é fundamental que o profissional explique de forma clara e prática a execução técnica dos movimentos, evitando qualquer tipo de lesão.

  • Não monitorar a evolução: faz com que os treinos não sejam ajustados, tornando o processo ineficaz e desmotivador. Por isso, é crucial usar plataformas que ajudem a documentar a evolução, além de criar processos estruturados para acompanhar o progresso e realizar mudanças nos treinos.

Oferecendo suporte adequado na consultoria online

Para uma consultoria fitness onde professor e aluno não têm contato direto, o suporte prestado tem papel ainda mais fundamental. Esteja disponível para sanar dúvidas, seja atencioso e receptivo nas aulas e responda com regularidade às demandas enviadas fora de horário de aula.

Essa troca de feedback entre ambos é importante para estabelecer confiança e respeito, e agrega reconhecimento ao seu trabalho, o que pode render indicações e novas contratações.

Durante as aulas, preze pela boa execução do movimento. Se, em casos extremos, não houver entendimento sobre a prática adequada do exercício, incentive o aluno a procurar orientação de um profissional próximo. Caso não seja possível, suspenda o exercício em questão e procure uma substituição adequada e segura. Lembre-se que a integridade física do aluno é sua responsabilidade.

Conclusão

A consultoria online de personal trainer representa uma oportunidade única para profissionais de Educação Física expandirem seu mercado de atuação, oferecendo maior flexibilidade, comodidade e acesso a um público mais amplo. Com as ferramentas certas, estratégias adequadas de comunicação e um planejamento estruturado, é possível construir um negócio sólido e rentável neste segmento.

O sucesso na consultoria online depende fundamentalmente da qualidade do atendimento, da personalização dos treinos e do estabelecimento de uma relação de confiança com os alunos. Investir em tecnologia, manter-se atualizado sobre as tendências do mercado e sempre priorizar a segurança e eficácia dos treinos são os pilares para uma carreira próspera nesta modalidade.