10922
Treino Bootcamp o que é?

Treino Bootcamp o que é?

Conheça mais detalhes sobre essa tendência do universo fitness, seus benefícios, exercícios envolvidos e fatores que comprovam as oportunidades de investimento.

Intensidade, força, resistência e alta performance: talvez a resposta sobre o que é o Bootcamp seja muito bem resumida nessas palavras. A modalidade, inspirada no treinamento militar, é uma das tendências fitness mais vistas em academias e studios ao longo dos últimos anos. 

E como aqui, no blog da Tecnofit, reunimos as principais novidades, lançamentos e tendências para que os gestores fitness possam acompanhar e analisar a viabilidade de implementação nos seus negócios, também não poderíamos deixar de falar sobre o que é o Bootcamp. 

Fique por aqui para saber mais sobre a modalidade, seus principais benefícios, estrutura e características, além de outras tendências que provam que o Bootcamp pode ser uma ótima opção de investimento. Tenha uma boa leitura! 

Treino Bootcamp o que é?

O Bootcamp é uma modalidade de treinamento funcional no formato de circuitos de exercícios intervalados e de alta intensidade. A proposta do Bootcamp é unir elementos de força, resistência e condicionamento cardiovascular. 

Em geral, o Bootcamp faz parte da programação de aulas coletivas de academias. A modalidade também pode ser realizada ao ar livre, de preferência com a orientação de um Personal Trainer. E costuma ser uma opção dinâmica e eficiente, principalmente para quem não gosta de treinos de musculação. 

Origem do termo Bootcamp

O termo Bootcamp, que pode ser traduzido como “Campo de Treinamento”, tem origem nos campos militares dos Estados Unidos. Trata-se do local em que os soldados eram preparados para apresentarem melhores resultados nas batalhas. 

No entanto, esse conceito foi absorvido por diferentes áreas (como a educação, tecnologia e fitness) como uma forma de aprendizado intensa e acelerada. A premissa do termo Bootcamp é colocar as pessoas em situações de desafios extremos, físicos ou mentais. 

Mas para que esse termo pudesse ser “comercializado”, principalmente no universo fitness, o Bootcamp passou por uma série de estudos, levando em conta os métodos e princípios originais, mas adaptado para o público geral. E, assim, tornou-se um método de treino funcional com circuitos intervalados, focado na intensidade e performance. 

Características de um treino Bootcamp

Para que seja mais entender o que é Bootcamp e diferenciá-lo de outras modalidades de treinamento funcional, como o CrossFit e Hyrox, por exemplo, listamos abaixo algumas características específicas desse tipo de treino:

Duração do treino

A duração de um treino de Bootcamp depende da programação das academias que oferecem esse tipo de modalidade. No entanto, a ideia é que um treino dure entre 30 e 60 minutos, de forma projetada para obter resultados eficazes em um curto período. 

Alta intensidade e curta duração

Os treinos de Bootcamp são conhecidos por serem intensos e desafiadores, com movimentos que exigem uma alta frequência cardíaca e queima calórica, fazendo com que os atletas trabalhem a capacidade máxima durante as aulas.

Intervalos entre os exercícios

Os intervalos entre os circuitos do Bootcamp são projetados visando o equilíbrio perfeito para que os participantes possam recuperar a força, resistência, e capacidades cardiovascular e respiratória, mas sem perder a intensidade do treino. Por isso, também são curtos! 

Benefícios do Bootcamp

Como uma boa modalidade de treinamento funcional, o Bootcamp proporciona excelentes benefícios para o corpo e mente, potencializando principalmente as atividades cotidianas, como agachamento, levantamento de peso, entre outros.

 Além disso, vale o destaque para as seguintes vantagens dessa modalidade: 

Melhora da condição física

O modelo de treino Bootcamp desafia os participantes a melhorarem o condicionamento físico de forma rápida e eficaz. Dessa forma, é comum que os alunos notem a evolução para realizar as séries – e atividades do dia a dia – com mais facilidade. 

Queima de calorias e perda de peso

Em geral é possível queimar entre 600 e 700 calorias em uma aula de Bootcamp, fazendo com que os resultados relacionados ao peso e medidas corporais sejam identificados rapidamente. 

Mas vale lembrar que, para isso, outros fatores de uma rotina saudável também devem ser levados em conta, como a alimentação equilibrada e própria para esse tipo de treinamento.

Aumento da força e resistência muscular

As aulas de Bootcamp também ajudam a aumentar a força e resistência muscular de forma progressiva, em um curto intervalo de tempo. E, além de uma questão estética, voltada aos músculos tonificados, essa capacidade é fundamental para o cuidado com a saúde, postura corporal e bem-estar integrado. 

Principais exercícios em um Bootcamp

Os exercícios de um circuito de Bootcamp costumam ser bastante completos, trabalhando diferentes grupos musculares de uma só vez, com o objetivo de melhorar o condicionamento vascular e o fortalecimento. A escolha dos movimentos de cada série depende dos instrutores – mas, em geral, os principais exercícios trabalhados nessa modalidade são: 

Agachamentos com peso corporal (Squats)

Consiste em flexionar os joelhos de forma paralela até a amplitude desejada, simulando o movimento de sentar em uma cadeira. Trabalha principalmente os músculos das pernas e glúteos. Os agachamentos podem ser potencializados com alguma carga. 

Flexões (Push-ups)

Realizado no solo – normalmente com o suporte de um colchonete – é outro exercício livre, que consiste na flexão e extensão de braços, na posição de prancha. Trabalha os braços, ombros e músculos peitorais. 

Burpees

Muito famoso no CrossFit e atividades aeróbicas. O burpee une a flexão de braço com um salto. Além de trabalhar o corpo todo, também é um desafio de mobilidade. 

Corrida no lugar (High Knees)

Como o nome já diz, consiste no movimento de corrida com joelhos elevados, mas sem sair do lugar. Em geral, é inserido no intervalo dos exercícios de força, por exigir um alto estímulo cardiorrespiratório.

Escaladores (Mountain Climbers)

Com os dois braços apoiados no chão e alinhados aos ombros, são dados passos alternados, simulando a escalada de uma montanha. É um excelente exercício para trabalhar os músculos core do abdômen, além de glúteos, pernas, tricípites e ombros.

Exercícios com Kettlebell

Esse é um acessório muito versátil, presente em quase todos os treinos de Bootcamp. Com a kettlebell é possível realizar levantamento, desenvolvimento de ombro, agachamento, entre outros movimentos, trabalhando o corpo inteiro. 

Jumping Jacks

Em português, polichinelo. Também é um movimento aeróbico, que exige um alto estímulo cardiorrespiratório e trabalha todas as partes do corpo. Apesar de simples, pode ser desafiador, principalmente com intervalos curtos e intensos. 

Prancha (Plank)

Trata-se de um exercício isométrico, em que ao invés de repetições, é preciso permanecer na mesma posição pelo maior tempo possível. Trabalha a força central do corpo, principalmente os músculos do abdômen. 

Corrida ou sprint

Consiste no movimento de corrida em velocidade, por um pequeno espaço de tempo e distância. A ideia aqui é trabalhar a intensidade do exercício. 

Exercícios de abdominais

Outros exercícios focados nos músculos do abdômen também fazem parte dos circuitos de Bootcamp, como abdominal cruzado, elevação de quadril, supra ou infra, elevação de pernas, entre outros. 

Exercícios de resistência com elásticos (Resistance Bands)

Assim como as kettlebells, os elásticos são excelentes acessórios para os treinos de Bootcamp. São versáteis, fáceis de carregar e transportar e permitem a realização de inúmeros exercícios. É interessante trabalhar com elásticos com diferentes resistências, para tornar o treino ainda mais desafiador, à medida que a progressão é identificada. 

Saltos (Jump Squats)

Esse movimento ajuda a melhorar a agilidade e explosão, sendo uma alternativa cardiorrespiratória para os intervalos de exercícios de força. Trabalha principalmente os músculos inferiores e articulações, como o joelho. 

Estrutura de uma aula de Bootcamp

Agora que você já conhece os principais exercícios de treinos de Bootcamp, é hora de entender como eles são distribuídos dentro da estrutura de uma aula dessa modalidade:

Aquecimento e mobilidade articular

Em geral, as aulas de Bootcamp começam com um breve aquecimento, para que o corpo seja estimulado. Podem ser usados alguns exercícios como saltos, polichinelos, corrida no lugar, além de movimentos de mobilidade e alongamento. 

Parte principal com circuitos e exercícios variados

Em seguida, são realizados os circuitos em questão, intercalando exercícios de alta intensidade, força, explosão e resistência com curtos períodos de tempo de descanso.

Aqui são combinados diferentes movimentos, desde os mais simples até os mais complexos e desafiadores. Os alunos são estimulados a completarem todo o circuito em determinado período de tempo. 

Alongamento e relaxamento

Para concluir uma aula de Bootcamp são realizados exercícios de alongamento para relaxar, fazer com que a respiração e batimentos cardíacos retornem ao natural e garantir a recuperação adequada para evolução gradual. 

Benefícios de treinar em grupo

Assim como o CrossFit, apesar da busca por resultados individuais, o Bootcamp também carrega uma série de benefícios do treinamento coletivo. Entre eles: 

Motivação e apoio

Em um treino em grupo, os membros podem compartilhar resultados, desafios, limitações e expectativas e, com isso, podem se apoiar mutuamente. Além disso, a dedicação dos colegas de treino podem servir de inspiração para melhorar os resultados. 

Competição saudável e espírito de equipe

A comparação com os colegas de treino em grupo também pode ser um grande impulsionador para superar seus limites e performance individual. Esse clima de competição saudável ajuda a progredir de forma mais rápida e eficaz. 

Socialização e diversão no treino

O treino coletivo também pode ser uma excelente oportunidade de fazer novas amizades com objetivos de vida parecidos com o seu. Dessa forma, a rotina de atividade física se torna muito mais divertida e dinâmica, proporcionando também melhores índices de fidelização de uma academia ou studio fitness. 

Tendências e futuro do Bootcamp fitness

A crescente oferta e procura de treinos Bootcamp em plataformas fitness, como o Gympass, por exemplo, demonstra que essa modalidade é uma das tendências que mais cresce ao longo dos últimos anos. E, por isso, é importante que os gestores fitness possam acompanhar a evolução, avaliando a possibilidade de oferecer esse tipo de treino aos seus alunos. 

Crescimento da modalidade nos últimos anos

Segundo um estudo realizado pela Tecnofit, a busca pelo treinamento funcional no Brasil está em crescimento constante. Entre 2022 e 2023, foram abertos mais de 235 novos Centros de Treinamento especializados na modalidade, representando uma evolução de 124%.

Além disso, por mais um ano, o treinamento funcional destaca-se entre as principais tendências fitness em 2024. O estudo é realizado pela American College of Sports Medicine (ACSM), instituição referência em pesquisas voltadas ao universo fitness. 

Perspectivas de expansão e popularização do Bootcamp

Alguns dos principais motivos que colaboram com as perspectivas de expansão e popularização do Bootcamp no Brasil e no mundo são: a necessidade de trabalhar diferentes estímulos corporais e mentais em um único treino, os resultados rápidos e eficientes e o treinamento personalizado, com um instrutor apoiando todo o processo de criação do treino até o acompanhamento dos resultados. 

Vale a pena acompanhar as próximas notícias do Bootcamp para avaliar a possibilidade de incluir na grade de aulas da sua academia e studio fitness. E, para continuar por dentro das tendências desse mercado, lembre-se de seguir a Tecnofit nas redes sociais! 

Marcadores:
Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })