Como diversificar os meios de pagamento em sua academia

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Segundo o IHRSA Global Report 2020, relatório anual que mostra uma visão geral do mercado fitness, o Brasil segue sendo o segundo maior mercado em número de empresas fitness no mundo e em primeiro lugar na América Latina, com faturamento de $2.168.412 bilhões de dólares em 2019. Ou seja, o mercado está inflado! Como diversificar os meios de pagamento e se destacar? Acompanhe até o fim e descubra!

 

Quanto mais formas de pagamento você oferece para os seus alunos, mais confortáveis eles se sentem para realizar ou renovar a matrícula.

 

Faça a seguinte reflexão: quantas vezes você já deixou de comprar algo pelo fato do estabelecimento só aceitar um método de pagamento? Tipo quando você vai na barraquinha da esquina e só é aceito dinheiro. É bem chato isso, né? O mesmo acontece quando um aluno vai à sua academia e você não tem meios de pagamento diversificados.

 

Listamos os principais meios de pagamento que você pode adotar em sua academia, além das vantagens e desvantagens de cada um deles. Mas lembre-se: quanto mais opções você oferecer, melhor!

 

Principais meios de pagamento para academias

 

Cartão de crédito

 

Esse é o meio de pagamento mais conhecido, afinal, quase todo brasileiro possui um cartão de crédito. Para você ter uma ideia: dados apontam que o Brasil tem mais de 513 milhões de cartões de crédito e débito em circulação. O México, segundo colocado, tem 16,6 milhões de cartões em circulação. É uma diferença considerável, não é mesmo?

 

Logo, fica evidente que adotar o cartão de crédito como forma de recebimento na sua academia é uma ótima ideia.

 

As principais vantagens são praticidade e segurança, pois todos os dados ficam seguros. Outra vantagem é a possibilidade de parcelamento, apesar de consumir o limite do cartão do aluno.

 

Entre as vantagens, estão justamente essa questão de comprometer o limite e o aumento na inadimplência. Muitos alunos podem não se sentir seguros de parcelar um plano anual, pois irão ficar com o limite comprometido por boa parte do ano.

 

Boleto bancário

 

Segundo uma pesquisa realizada em 2018, o boleto bancário era o método de pagamento preferido dos brasileiros. Como muitos sistemas realizam a emissão desse boleto de forma automática e os envia por e-mail, fica fácil para o gestor adotar essa prática.

 

No entanto, receber muitos pagamentos via boleto pode ser nocivo para a sua academia. Por exemplo, o boleto demora até 3 dias úteis para ser compensado. Se um aluno pagar o boleto na sexta-feira, o valor dele tem até a quarta-feira seguinte para cair na sua conta. Isso, com certeza, vai atrapalhar o fluxo de caixa da sua academia.

 

Outro ponto que pode ser considerado negativo é que algumas pessoas precisam ir até lotéricas ou bancos realizar o pagamento, o que pode gerar um atrito e fazer com que você ouça coisas do tipo “não tive tempo de ir no banco pagar”.

 

Apesar de aparentar desvantagens, é imprescindível que você tenha esse modelo de pagamento em sua academia. Muitas pessoas preferem pagar via boleto bancário, principalmente aquelas que não possuem cartões e querem manter as contas sempre em dia.

 

Uma dica para evitar atrasos nos pagamentos via boleto é ter um sistema, assim como o Tecnofit, que envie mensagens automáticas com antecedência avisando sobre o vencimento da fatura ou, melhor ainda, um sistema que emita boleto com pagamento via Pix, o que nos leva ao próximo ponto.

 

Pix

 

Lançado em novembro de 2020 pelo Banco Central, o Pix tem tudo para ganhar o coração dos brasileiros neste ano. A grande vantagem do Pix é que o pagamento acontece de forma instantânea, ou seja, o dinheiro cai em sua conta bancária na hora.

 

Recentemente, publicamos aqui no blog um conteúdo detalhando como funciona o Pix no mundo fitness. Entre as principais vantagens do Pix, está a praticidade, agilidade, segurança e a receita previsível.

 

Gateway de Pagamento

 

O gateway de pagamento vai garantir segurança e a confidencialidade dos dados de seus alunos. Esse meio de pagamento faz a intermediação entre a sua academia e a instituição financeira, contando com soluções tecnológicas para isso.

 

Adotar um gateway de pagamento é fundamental no atual momento, onde muitas academias estão tendo que realizar vendas online.

 

Pagamento recorrente

 

A recorrência é algo que, muito em breve, vai dominar o mundo dos pagamentos! Netflix, Spotify, Wine e diversos clubes de assinatura já utilizam esse método de pagamento. A grande vantagem é o fato de não comprometer o limite do cartão.

 

O pagamento recorrente funciona da seguinte forma: ao invés da compra ser parcelada em vários meses, só é descontado o valor referente ao mês.

 

Por exemplo, na Netflix você não assina um plano anual de R$394,80 e o parcela em 12 vezes. Na verdade, todos os meses você paga apenas os R$32,90 referente àquele mês. Se no mês seguinte não quiser mais, basta cancelar a assinatura.

 

Para o gestor, esse meio de pagamento é muito vantajoso, pois é possível saber as receitas de meses futuros. Basta saber o número de alunos ativos na recorrência e diminuir pela taxa de cancelamento. Sendo assim, fica muito mais fácil fazer a gestão financeira da sua academia.

 

Conclusão

 

Novamente: quanto mais meios de pagamento você oferecer, melhor! Já falamos sobre estratégias de marketing para academias aqui no blog e, acredite se quiser, diversificar os meios de pagamento também é uma ótima estratégia para crescer.

 

A ideia aqui não é incentivar você a escolher um ou outro, na verdade, o ideal é que você possua todos esses juntos. Para que os seus alunos tenham flexibilidade na hora de escolher como irão realizar o pagamento.

 

Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe um comentário abaixo. Até a próxima!

Artigo produzido e revisado por: Christian Aguilera, Analista de Conteúdo na Tecnofit.


Data de publicação: 3 de fevereiro de 2021

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