As melhores práticas de marketing no Instagram para usar em sua Academia ou Box

Posts

»

Se você não esteve em uma caverna pelos últimos 10 anos, sabe o que é o Instagram. Também é bem provável que você use essa rede social. No entanto, você sabe como usá-la para atrair mais alunos para o seu negócio fitness? Veja 5 práticas de marketing no Instagram para bombar o perfil da sua Academia ou Box de CrossFit.

 

E caso você não acredite que seja possível ganhar dinheiro usando o Instagram, saiba que a plataforma possui 2.85 bilhões de usuários em todo o mundo, sendo que o Brasil é o quarto país com o maior número de usuários, possuindo mais de 90 milhões de pessoas ativas.

 

Outros dados bem interessantes são que, de todos esses usuários ativos, 40% deles acessam o Instagram todos os dias. Além disso, 4 a cada 5 internautas seguem alguma marca. Ou seja, as pessoas não usam essa rede social apenas para se comunicar com amigos e familiares.

 

O que é marketing no Instagram?

 

Basicamente, as ações de marketing no Instagram envolvem todas as ferramentas que a própria plataforma oferece, como posts no feed, stories, anúncios, reels, IGTV, etc.

 

Muitas marcas engajam seus seguidores usando perguntas e respostas, fatos engraçados, provas sociais, cases de sucesso, etc. Na verdade, as possibilidades de engajamento são quase infinitas, por isso resolvemos listar as melhores práticas para aumentar o engajamento no Instagram da sua Academia ou Box.

 

1 – Interaja com os seus seguidores

 

Não basta você atrair um monte de pessoas para o seu Instagram, você precisa fazer com que essa audiência interaja com você. Só assim o alcance do seu perfil será potencializado.

 

A melhor forma de engajar seu público é compartilhando conteúdo relevante e, principalmente, criando conteúdos que sejam “salváveis”. Esses são aqueles posts que as pessoas salvam para ler novamente em outro momento.

 

Outra forma de melhorar o engajamento dos seus posts é usando boas hashtags, o que vai fazer o post ser visto mais vezes. Além disso, incentive a galera a comentar, curtir e compartilhar seus posts.

 

2 – Use o stories

 

Stories são conteúdos facilmente consumidos e, acima de tudo, facilmente compartilhados. Ou seja, essa é uma ótima forma de atrair mais pessoas para o perfil da sua Academia ou Box. Além disso, o stories é uma feature que pode ser descoberta até mesmo por pessoas que não seguem você.

 

Use o stories para mostrar o dia a dia do seu negócio, use as figurinhas, abra caixinhas de perguntas e enquetes. Mas não se preocupe, pois é normal que no início o engajamento seja bem baixo, mas não desista dessa estratégia, um dia começa a dar certo.

 

Lembre-se que pessoas compram de pessoas, então use o stories para mostrar o seu lado humano, literalmente, mostre o seu rosto nos stories. Segundo especialistas, 5 stories por dia é o ideal para aumentar a retenção em até 70%.

 

O stories também é ótimo para você compartilhar conteúdos publicados por outros alunos. Por exemplo, se um aluno gravar um vídeo treinando na sua Academia ou Box, você pode usar o stories para compartilhar esse vídeo.

 

3 – Capriche na BIO

 

A primeira impressão é a que fica, certo? Pois então, a BIO do perfil do Instagram é a primeira visão que o visitante terá do seu negócio. Logo, capriche nessa parte!

 

Use a BIO para falar do seu negócio usando palavras-chave importantes para o seu segmento, além de hashtags alinhadas com a sua marca. Outro ponto importante é ter um link levando para o seu site da sua Academia ou Box.

 

4 – Marketing de Influencers

 

Use influenciadores da sua região para falar do seu negócio. Faça parcerias com esses influenciadores e, através do alcance deles, atraia mais alunos para o seu negócio.

 

Essa estratégia de marketing funciona muito bem no Instagram, mas você precisa prestar muita atenção ao nicho desse influenciador. Afinal, não vale a pena convidar um influenciador do nicho de games para falar do seu Box, correto?!

 

5 – Leve pessoas até o seu Instagram

 

Todas as práticas citadas acima são realizadas dentro do Instagram. No entanto, antes disso, você precisa levar mais pessoas até o seu perfil.

 

Então, use QR Codes impressos em sua Academia ou Box, coloque o link do seu perfil do Instagram em e-mails, panfletos e anúncios veiculados dentro do seu estabelecimento, sempre visando levar mais pessoas até o seu perfil.

 

Conclusão

 

Em um mundo tão globalizado quanto o nosso, criar estratégias digitais é fundamental para o crescimento do seu negócio fitness. Inclusive, aqui no Blog da Tecnofit nós já publicamos várias dicas sobre marketing digital para Academias.

 

Use o Instagram para alcançar mais pessoas e, acima de tudo, faça análises constantes do engajamento do mesmo, para entender o que está dando certo e o que está dando errado em sua estratégia.

 

Acreditamos que, com essas 5 práticas citadas, você tem um lindo caminho para percorrer rumo ao crescimento do seu negócio. Caso tenha ficado alguma dúvida, é só deixar um comentário abaixo. Até a próxima!

 

Texto produzido e revisado por: Christian Aguilera, Analista de Conteúdo na Tecnofit.


Data de publicação: 22 de setembro de 2021

Assuntos relacionados

Compartilhe esse artigo:

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa Newsletter para ficar por dentro dos conteúdos da Tecnofit.

Rua General Mário Tourinho, 1746 - 12° andar
Bairro Seminário - CEP: 80740-000 - Curitiba - PR
Tecnofit Tecnologia e Sistemas LTDA - ME | CNPJ: 21.231.459/0001-76

Os usuários são aconselhados a ler atenciosamente nossa política de privacidade.

© Todos os direitos reservados. Agência Polvo