Quem é visto, é lembrado! Apesar do clichê, essa frase resume a importância de saber como divulgar seu studio de pilates, garantindo uma presença digital engajadora e eficaz. Mas, por onde começar? Para te ajudar com esse caminho e compartilhar diferentes maneiras de trabalhar a divulgação do seu negócio, preparamos este artigo com uma série de dicas essenciais. Acompanhe para saber mais!
Por que divulgar um studio de pilates?
De acordo com o Wellhub, entre 2022 e 2024, tivemos um aumento de mais de 140% nos check-ins de pilates na plataforma. E à medida que a busca pelos consumidores cresce, a concorrência acompanha! Por isso, saber como divulgar seu studio de pilates pode ser a chave para garantir a visibilidade para novos alunos, com foco na conversão e nos resultados positivos.
Como divulgar seu studio de pilates?
E, agora que você sabe um pouco mais sobre a importância da divulgação de um studio de pilates, trouxemos 15 dicas práticas para incluir no seu planejamento e garantir excelentes resultados para o seu negócio. Prepare o bloquinho de anotações!
1. Planeje suas metas e o crescimento do seu studio de pilates
Você tem um bom plano de negócio? Sabe onde quer chegar com seu studio? Se ainda não, precisamos te contar que não há crescimento sem antes entender o seu nicho de mercado, estudar os concorrentes, estruturar os serviços e fazer o planejamento para crescer o seu studio a curto, médio e longo prazo. Por isso, talvez valha a pena procurar um especialista no assunto antes de pensar em como começar a investir na divulgação do seu studio!
2. Crie um site completo e personalizado para o seu público-alvo
Empresas que contam com sites personalizados, otimizados e completos, têm mais chances de aparecer nas primeiras páginas dos buscadores, como o Google, por exemplo. E, para te ajudar nessa missão, você pode buscar plataformas como a Wix e WordPress, que possuem ferramentas gratuitas para que você crie o seu endereço personalizado.
3. Fortaleça sua presença na internet
De acordo com um estudo realizado pela Opinion Box e Buscar ID, 45% dos consumidores pesquisam sobre as empresas no Google antes de concretizar suas compras. Sendo assim, contar com ao menos um site bem estruturado e páginas de redes sociais podem fazer toda a diferença para que os seus potenciais clientes conheçam seu studio e possam agendar uma visita ou aula experimental.
4. Construa um relacionamento com seus clientes
Muito mais do que contar para os seus clientes e potenciais alunos sobre seu studio, a divulgação consiste na construção de um relacionamento, em que você possa gerar confiança e conexão a partir dos seus serviços, valores e propósitos, a fim de criar embaixadores da sua marca.
5. Inove nas promoções para o seu studio de pilates
Conforme compartilhamos anteriormente, a concorrência está cada vez maior quando olhamos para o mercado fitness. E as promoções podem ser ótimas ferramentas para atrair novos clientes, mas, para isso você precisa ter criatividade e saber como usá-las a seu favor.
Ao invés de fazer uma ação genérica, que tal aproveitar os clientes que já estão com você e incentivá-los na indicação de familiares ou amigos? Você pode oferecer descontos, brindes, fazer eventos e se conectar com um público diferente daquele que você já atende.
6. Invista em parcerias
Criar relacionamentos com outras empresas e marcas também pode fazer com que o seu negócio expanda, consiga atingir outros públicos e chegar a lugares que você não consegue alcançar sozinho. Por isso, que tal formar uma parceria com negócios locais e oferecer benefícios e descontos para os seus clientes nesses outros estabelecimentos?
7. Divulgue seu studio de pilates nas redes sociais
Instagram, Tik Tok, YouTube e outras mídias são fundamentais para alcançar ainda mais pessoas para o seu negócio. Mas, antes de criar um perfil em cada uma delas, estude as funcionalidades, conheça cada ferramenta e faça uma análise de qual você deve investir.
8. Envolva a comunidade
Que tal oferecer uma aula aberta para as pessoas do seu bairro? Essa é uma estratégia que, sem dúvidas, pode aproximar o seu negócio das pessoas. Você ainda pode oferecer aulas para escolas e outros locais, isso faz com que outros grupos conheçam o seu serviço e por meio dessa ação você pode atrair novos alunos para o espaço.
9. Desenvolva brindes personalizados
Quem não gosta de um mimo e de se sentir valorizado no local em que escolheu para fazer exercícios? Brindes personalizados são ótimas opções para deixar o seu cliente ainda mais satisfeito e envolvido com o serviço que você oferta – e ainda ajudam a criar um tipo de marketing orgânico, com o uso dos brindes pelos seus alunos.
10. Capriche na fachada e decoração do seu studio de pilates
Uma boa fachada e decoração em um studio de pilates impactam positivamente em quem irá frequentar o espaço, por isso, você deve transmitir uma mensagem alinha aos seus valores e ao serviço que você oferta.
As cores também impactam na percepção e transmitem mensagens variadas. O laranja, por exemplo, está ligado a energia e vitalidade, já o roxo vincula-se à espiritualidade e assim por diante. Uma boa ideia de como divulgar studio de pilates é investir em espaços instagramáveis, que o seu público possa aproveitar e fazer postagens nas mídias sociais.
11. Invista em materiais impressos
Apesar de, em muitos lugares, a divulgação de empresas por meio de materiais impressos já estar em desuso, dependendo do perfil do seu público-alvo, eles podem ser boas opções de branding para a sua empresa, capaz de se comunicar da melhor maneira com o seu cliente e aluno.
12. Esteja no Google Meu Negócio
Essa é uma ferramenta essencial para pequenas e médias empresas que querem se destacar localmente. Ele é gratuito e aparece nas páginas de respostas do Google sempre que alguém pesquisa pelo seu studio de pilates.
13. Use influenciadores digitais para expandir seu alcance
Da mesma forma que você pode investir em parcerias com outras empresas, a contratação de influenciadores, principalmente os locais e aqueles que fazem parte do nicho fitness, saúde e bem-estar, pode ajudar a promover o seu studio de pilates de uma forma humanizada e ainda mais engajadora.
Proponha colaborações autênticas, como a participação em aulas estratégicas, cupons de desconto e o compartilhamento de depoimentos reais sobre como é fazer parte do seu studio!
14. Ofereça aulas experimentais para atrair novos alunos
A aula experimental funciona como um “test drive” e permite que os alunos tenham um gostinho de como é treinar no seu studio, sem compromisso. Essa pode ser uma oportunidade perfeita para divulgar seu estabelecimento, mostrar a estrutura, metodologia e o atendimento personalizado, alguns dos grandes diferenciais na escolha e fidelização dos clientes.
15. Invista em identidade visual e branding
Quanto melhor a conexão dos seus alunos com a sua empresa, maiores são as chances de fidelização. E a criação de uma identidade visual e branding pode ser uma grande parceira nesse processo, afinal, essas ações ajudam a reforçar a imagem e posicionamento do seu espaço como um local acolhedor, responsável, confiável e preocupado com a saúde e bem-estar dos seus clientes.
O que postar no Instagram do seu studio de pilates?
Todas as dicas acima trouxeram um pouco mais de clareza sobre por que e como divulgar seu studio de pilates. Mas como fazer isso na prática usando o Instagram, uma das redes sociais mais acessadas pelos brasileiros? A gente te conta, também. Confira:
Tenha um calendário editorial com os conteúdos
Planejamento é um item essencial se você quer se sair bem nas suas publicações do Instagram. Mesmo que seja simples, coloque as suas ideias em uma planilha ou documento, estruture as postagens por dias da semana e tipo (vídeo, foto, etc). Dessa forma, você terá uma visão geral de tudo o que será abordado e conseguirá se organizar de melhor forma.
Poste depoimentos dos seus alunos
Depoimentos são importantes, pois funcionam como uma prova social do seu serviço, e autenticam que ele está realmente sendo eficaz. Além disso, esse tipo de conteúdo também ajuda as pessoas a decidirem contratar o seu serviço.
Frases motivacionais
Para trazer mais descontração e leveza ao seu conteúdo, você pode apostar em frases motivacionais relacionadas à autoestima, bem estar e outros temas que conversem com o seu negócio.
Vídeos interativos
O conteúdo audiovisual segue em alta e costumam ter mais alcance e engajamento do que publicações estáticas. Por isso, invista sem medo nesses formatos. Você pode gravar com o seu celular e editar em apps como CapCut, que podem ser usados no seu dispositivo móvel.
Planos e serviços
É claro que você não pode deixar de divulgar os seus planos e serviços. Afinal de contas, o Instagram é a sua vitrine e essas informações devem estar expostas no seu perfil, para que os seus seguidores, alunos e potenciais clientes não tenham dúvidas em relação ao formato do seu serviço.
Mantenha a constância
Um item muito importante e que impacta na forma com que você irá divulgar o seu studio de pilates, é manter a constância na postagem de conteúdos. Por isso, não desanime se você ainda não está alcançando os resultados que espera, continue postando, testando e observando qual publicação se sai melhor.
Mostre os bastidores do seu estúdio
Compartilhar o que acontece por trás das câmeras também é uma excelente forma de mostrar autenticidade para os seus seguidores, ajudando a criar uma conexão ainda mais forte e personalizada. Por isso, mostre como são as preparações para atender os seus alunos da melhor forma possível, com depoimentos da equipe, manutenção dos equipamentos, entre outros momentos mais íntimos.
Use Reels e Stories para engajar o público
Essas funcionalidades costumam gerar muito mais engajamento do que as publicações no Feed. Por isso, crie uma série de publicações usando vídeos, enquetes, perguntas e outras funções com alto potencial de viralização.
Crie desafios e promoções exclusivas no Instagram
O Instagram também pode ser usado para maximizar o engajamento dos seus alunos – por exemplo, por meio de competições internas, desafios e promoções exclusivas para quem segue a sua página. Um exemplo pode ser o máximo de dias de prática seguidos, ou a semana do alongamento. Lembre-se de conectar essas ações com o seu público-alvo, para garantir um resultado ainda melhor!
Compartilhe antes e depois dos alunos
Histórias e depoimentos reais têm um potencial enorme de viralização e engajamento nas redes sociais. Por isso, uma excelente dica para atrair ainda mais seguidores é compartilhar o “antes” e “depois” dos seus alunos, independentemente dos seus objetivos fitness. Mas lembre-se de solicitar o consentimento a autorização para divulgar qualquer tipo de dado pessoal na sua página do Instagram.
Como fazer a gestão do seu studio de pilates?
Para ter a certeza do melhor caminho sobre como divulgar o seu studio de pilates, para quem e em quais momentos, é essencial contar com uma gestão completa e personalizada. E, para te ajudar com essa missão, queremos que você conheça o Tecnofit Studio!
Com ele, você faz o agendamento das aulas, organiza a rotina, tem gestão centralizada, atrai mais alunos e cuida do seu financeiro de forma inteligente e sem complicação. Faça um teste agora mesmo para comprovar todas as funcionalidades da nossa solução!