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10 dicas para criar a melhor bio de academia para Instagram e impulsionar o seu negócio fitness!
Marketing e Vendas

10 dicas para criar a melhor bio de academia para Instagram e impulsionar o seu negócio fitness!

Se as redes sociais servem como um cartão de visita digital, você precisa saber como otimizar a bio de academia para Instagram e como isso pode potencializar as suas vendas. Saiba mais!

como criar um linktree

Já são mais de 200 milhões de perfis empresariais no Instagram, 15% da população total da plataforma. E 80% dos usuários dessa rede social pesquisam por produtos e serviços. Esses dados, da própria Meta, comprovam a importância de criar a melhor bio de academia para Instagram como uma das formas de impulsionar o seu negócio fitness! 

Mas, verdade seja dita: com tanta concorrência e com tão pouco espaço e tempo, atrair a atenção dos usuários e transformá-los em clientes pode ser um desafio. E é exatamente por isso que estamos aqui! Neste artigo, vamos compartilhar a importância da criação de uma bio de academia para Instagram, características técnicas da plataforma e 10 dicas para arrasar nessa missão. Vem com a gente saber mais! 

Por que é importante ter uma bio de academia para Instagram?

A gente já sabe que a grande maioria dos consumidores do Instagram utilizam a plataforma para buscar, proativamente, informações sobre um produto ou serviço, mesmo que já conheça a marca. No entanto, eles também podem encontrar o perfil da sua academia por meio do consumo passivo na plataforma – quem nunca ficou horas e horas rolando o feed dos Reels e acabou se interessando por um perfil ou marca?

Por conta dessa variedade de formatos de consumo, a sua bio de academia para Instagram precisa estar preparada para receber os novos visitantes – ou, até mesmo os seus seguidores, que buscam por alguma informação específica. 

Como um cartão de visitas virtual, em que a bio de academia para Instagram será a primeira impressão que os potenciais clientes podem ter sobre o seu negócio. Por isso, além das informações mais completas possíveis, é importante que ela ajude a impulsionar a imagem e o posicionamento da sua marca. 

A bio de academia para Instagram também pode ser usada como uma ferramenta de marketing, seja na captação ou segmentação de potenciais clientes – que podem se conectar ou não, com o conteúdo compartilhado, além de aumentar o engajamento e direcionar a jornada de manutenção de possíveis leads. 

Por todos esses motivos, ter uma bio de academia para Instagram completa, personalizada e atrativa, pode ajudar a diferenciar o seu negócio dos concorrentes e impulsionar a busca por novos clientes. E a gente te conta como fazer isso! 

O que, tecnicamente, pode ser feito na bio de academia para Instagram?

Mas, antes de qualquer coisa, vale ressaltar que a bio de academia para Instagram tem algumas limitações e especificações que precisam ser respeitadas. Caso contrário, a própria ferramenta pode advertir ou banir o seu perfil. Conheça as principais: 

  • Limite de caracteres: no campo de texto livre, é possível usar apenas 150 caracteres para descrever o perfil da sua academia, o que exige objetividade e criatividade!
  • Hashtags clicáveis: se a sua marca tem uma hashtag própria, você pode inseri-la na bio de academia para Instagram para ampliar o alcance das publicações.
  • Menções de perfis clicáveis: funciona da mesma forma com outros perfis de Instagram. Se a sua academia faz parte de um grupo ou conta com profissionais renomados, pode valer a pena dar o destaque diretamente na bio! 
  • Link único clicável: fora do texto livre da bio, também é possível incluir um único link, o qual pode ser direcionado para o site, WhatsApp, formulário, etc. É o principal canal de tráfego na bio, por isso, vale a pena avaliar as possibilidades e escolher a que pode ser mais estratégica para o seu negócio. 
  • Botões de contato: para contas comerciais, também é possível incluir botões para ligar, enviar um e-mail, colocar o mapa ou outras funcionalidades que facilitam o contato direto com a sua empresa. 
  • Stories fixados nos destaques: aqui já não é, exatamente, uma funcionalidade da bio de academia para Instagram, mas pode ser usada como uma extensão do conteúdo, detalhando outras informações e bastidores da sua academia. 

10 dicas para criar a melhor bio de academia para Instagram

Agora sim, como prometido, vamos às dicas de como criar uma bio de academia para Instagram objetiva, direta e atrativa que, além de aumentar o número de seguidores, tem potencial de transformá-los em clientes para o seu negócio. Acompanhe! 

1. Objetividade é lei! 

Como trouxemos no início deste artigo, a bio de academia para Instagram é um espaço pequeno em que precisamos dar destaque a uma série de informações importantes. Por isso, evite textos longos e complexos e escolha palavras que expliquem exatamente o que é e como funciona o seu serviço.

2. Use palavras-chave “pesquisáveis” 

A bio de academia para Instagram também pode ajudar o seu negócio a ranquear bem nos buscadores, como o Google. E, para isso, é importante escolher palavras-chaves que os consumidores costumam buscar, como “academia de musculação”, “treinamento funcional”, entre outras. 

3. Priorize os seus diferenciais 

Se a sua academia é a única ou uma das melhores em algo, é na bio de academia para Instagram que você precisa dar destaque. Isso ajuda a potencializar a sua identidade e promover a conexão com o público, além de facilitar a decisão de compra. 

No entanto, aqui vale um aviso: cuidado com características importantes mas que, não necessariamente são diferenciais, como “atendimento personalizado”, “ambiente motivador”, ou coisas do tipo. 

4. Inclua um CTA

Essa é a sigla para “Call to Action” ou chamada para a ação. E, apesar de parecer óbvio, muitos perfis de academia deixam de incluir na bio. E aí é como se você recebesse alguém na sua casa e não convidasse para entrar. Aposte em CTAs que ajudem a guiar o usuário para o próximo nível do funil de vendas, aproximando da conversão. E aqui, lembre-se, mais uma vez, da objetividade – o convite não pode ficar subjetivo ou confuso. 

5. Use emojis

Se uma imagem vale mais que mil palavras, na bio de academia para Instagram, o emoji pode valer muito mais do que isso! Esse é um artifício simples, divertido e que ajuda a transmitir mensagens em apenas um elemento. Aqui, a cautela também deve ser considerada, para não tornar a bio amadora ou difícil de entender. 

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6. Compartilhe provas sociais

Que são dados, números, depoimentos ou outras informações que ajudam a construir autoridade e uma relação de confiança, aumentando a chance de conversão. Aqui você pode incluir o número de alunos, anos de experiência, certificações, entre outros. E, mais uma vez, tome cuidado para dar destaque ao que realmente é um diferencial (e que tenha como provar). 

7. Inclua o contato e a localização 

Se as pessoas gostaram da sua bio de academia para Instagram, elas provavelmente vão querer passar para a próxima etapa do funil de vendas. Por isso, é importante que você deixe claro como fazer isso, seja por meio de um contato ou da localização da sua academia, permitindo que elas façam uma visita. 

8. Aproveite o potencial de alcance das hashtags

Como também trouxemos anteriormente, o uso de hashtags próprias da sua marca na bio de academia para Instagram, pode ajudar a potencializar a visibilidade das suas publicações, ampliando o engajamento, quando os usuários clicam nela. 

E aqui a dica é: se você não tem uma hashtag própria, talvez não faça sentido usar essa funcionalidade no espaço disponível da bio – que tal deixar para os posts?

9. Crie um Linktree

Na bio de academia para Instagram, você pode incluir apenas um link clicável. Mas sabemos que, nem sempre, isso é o suficiente – já que queremos que os visitantes do seu perfil acessem o seu site, WhatsApp, landing pages com promoções ou outros canais de venda. Para isso, ferramentas como Linktree podem ajudar a centralizar vários links em um só lugar.

O termo “Linktree” vem do inglês e significa, literalmente, “árvore de links”. O objetivo desse recurso é organizar todos os links importantes para o usuário e reuní-los em um único link de acesso. Sendo assim, quem entrar no perfil da empresa e se interessar pelo serviço, pode encontrar facilmente o que procura por meio do Linktree.

Quais as vantagens de usar o Linktree na bio de academia para Instagram?

Como em qualquer empresa de outros segmentos, as academias, boxes e studios também precisam colocar seus serviços em evidência na internet. Nada como elaborar estratégias de produção de conteúdo para as redes sociais e atrair pessoas interessadas em efetuar a matrícula.

No entanto, não basta apenas fazer um post bacana sem uma chamada bem definida. Se você oferece um material rico para captar leads ou uma aula gratuita, esses links de destino precisam estar em algum lugar.

Além disso, a versão PRO da plataforma permite uma análise completa do tráfego e da quantidade de clicks em dada URL inserida na bio de academia para Instagram. 

Como criar um Linktree para a bio de academia para Instagram?

Listamos abaixo um passo a passo para te ajudar nessa missão! Confira e faça o teste:

  • Acesse o site da plataforma e clique em “Create one”.
  • Coloque um nome de usuário de fácil acesso após a barra da URL principal do Linktree. Depois insira seu e-mail e escolha uma senha. Aceite os termos de uso e clique em “Sign up with email”.
  • Faça a confirmação do e-mail que chegará na sua caixa de entrada.
  • O uso é bem intuitivo, a própria ferramenta já apresenta algumas sugestões de início.
  • Depois é só clicar em “Add New Link” para colocar o nome que você deseja e depois inserir a URL. Ele ficará com a barrinha “verde” assim que estiver disponível.

Depois, você pode desativar ou excluir os links que desejar quando achar necessário para não poluir demais a plataforma. É possível também deixar as URLs em ordem de importância. Selecione bem quais são mais relevantes para o seu público e organize-as conforme sua necessidade.

10. Atualize a bio de academia para Instagram com as novidades da sua empresa!

E se você acha que o trabalho está completo com a criação da bio de academia para Instagram, temos uma notícia importante: a atualização precisa ser feita sempre que você tiver novidades, promoções ou eventos, mostrando para os seus seguidores e potenciais clientes que o seu perfil está ativo! Isso também impacta o engajamento da comunidade na plataforma, que pode acompanhar de forma fácil e rápida todas as informações da sua academia. 

Conclusão

Esperamos que essas dicas tenham contribuído para que você possa criar a melhor bio de academia para Instagram. Se precisar de mais dicas sobre como impulsionar o seu negócio fitness, continue acompanhando o Blog da Tecnofit!

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