Os 5 erros mais comuns na hora de escolher um sistema de gestão

Posts

»

Escolher um sistema de gestão é um passo importantíssimo para alavancar um negócio fitness. Isso porque um bom software poupa tempo, otimiza o trabalho e faz com que os gestores passem a ter um olhar cada vez mais estratégico com o passar do tempo.

 

Contudo, no anseio de fechar o contrato e logo instalar a ferramenta em suas academias, box e studios, muitos empresários acabam cometendo falhas que poderiam ser evitadas antes da compra. Nesse momento, uma ampla pesquisa de mercado e avaliação das opções disponíveis fazem toda a diferença.

 

Confira quais são os erros mais comuns ao contratar um sistema de gestão e atente-se para não cometê-los:

 

01 – Fechar o serviço por impulso

 

Fazer contratação de algo por impulso pode prejudicar o seu negócio caso a empresa não entregue as soluções prometidas no momento da venda.

 

Por isso, o gestor deve buscar as empresas disponíveis no mercado e entender quais são os planos oferecidos por cada uma delas. Nesse momento de decisão, é imprescindível observar as necessidades do seu negócio e avaliar se o sistema escolhido é capaz de atender e solucionar os problemas de gestão que acometem o dia a dia de studios, boxes ou academias.

tecnofit gym

 

02 – Não pesquisar sobre a satisfação dos clientes

 

A prova social é um importante instrumento de influência e venda de produtos e serviços. Pense assim: se você vai comprar algo pela internet, provavelmente sua atitude será pesquisar sobre a reputação da loja para saber se o site é confiável, se os consumidores estão satisfeitos e se a compra é segura.

 

E qual é a melhor forma de chegar a essa conclusão? Na maioria das vezes, perguntamos para amigos e conhecidos se eles já fizeram compras naquela determinada loja, e em paralelo, olhamos comentários e avaliações em redes sociais e plataformas como o Google My Business e o Reclame Aqui.

 

Com um sistema de gestão funciona da mesma maneira! Lembre-se que contratar um serviço de software para o seu negócio fitness é um importante passo para a automatização das suas atividades diárias. Seja criterioso com o que os clientes estão falando sobre a empresa, saiba quantos clientes ela atende e como o time de atendimento lida com o suporte e integração dos gestores à utilização das ferramentas.

 

03 – Tomar uma decisão sozinho(a)

 

Embora o gestor seja o tomador de decisão, ele precisa considerar a opinião do time envolvido. Afinal, os funcionários também estarão à frente das tarefas operacionais do dia a dia. Sendo assim, adquirir um sistema de gestão sem consultar a equipe antes pode ser um grave erro capaz de impactar na rotina dos seus colaboradores.

 

Reúna a galera que faz parte do time e pergunte quais são as maiores dores e dificuldades em suas respectivas funções: seja recepcionista, analista financeiro ou professor, pode ter certeza que todos eles terão pontos para contribuir nessa escolha.

tecnofit studio

 

04 – Desconsiderar a opinião dos seus alunos

 

Assim como avaliar o feedback de clientes satisfeitos com o sistema de gestão é importante na hora de adquirir um serviço, o olhar para a opinião dos seus alunos também precisa ser considerado. Afinal, eles vão utilizar o sistema a partir de um aplicativo desenvolvido com foco em agendamento de aulas, check-ins e até mesmo informações financeiras sobre pagamentos e planos contratados.

 

Faça uma pesquisa e questione: o app é intuitivo? Eles estão com dificuldade para acessar algum recurso? Quais melhorias poderiam ser trabalhadas a fim de tornar o sistema mais prático e eficiente?

 

Além de ser um bom parâmetro para tomar a decisão de adquirir um serviço para a gestão do negócio, ao fazer essa pesquisa, você, como gestor, também deixará evidente que a opinião dos seus alunos é fundamental no processo de aprimoramento dos serviços oferecidos. Afinal, quanto mais engajados e satisfeitos eles estiverem, maiores são as chances de renovação de contrato e permanência a longo prazo.

 

E não podemos esquecer de outro ponto: alunos satisfeitos podem indicar o seu negócio para amigos, familiares e conhecidos. Um bom sistema de gestão pode transformar a experiência das pessoas que frequentam suas aulas, wods ou treinos.

 

05 – Não pedir um teste gratuito

 

Pense na demonstração gratuita como uma degustação: sabe quando você vai comprar um sorvete gourmet e os atendentes te dão uma pequena colher com o sabor que você tem interesse? Pois bem, é quase a mesma coisa! O teste gratuito serve para o gestor EXPERIMENTAR e EXPLORAR ao máximo os recursos oferecidos por um sistema de gestão.

 

Esse é o momento de entender como a ferramenta funciona, como ela ajudará a equipe na automatização de cobranças e nas operações financeiras, se ela possui um canal de suporte presente e eficaz, entre outros aspectos.

 

Faça uma lista e vá preenchendo de acordo com o seu parecer durante o teste grátis. Se rolar aquele “match” com o sistema mesmo depois desses dias, é hora de fechar negócio!

 

Tecnofit: um sistema completo para alavancar sua gestão


Depois de ler esse texto, agora você já sabe o que gestores NÃO devem fazer na hora de contratar um software para academias, boxes ou studios. 

 

Tendo isso em vista, você já se perguntou como anda a gestão do seu negócio? Se o seu trabalho ainda depende de planilhas e operações manuais, está mais do que na hora de adquirir um sistema e otimizar todos os seus processos.

 

E é claro, estamos aqui para ajudar você. Siga as dicas mencionadas neste blog e peça um teste grátis do sistema Tecnofit. É possível ver o que os nossos clientes falam dos nossos serviços aqui. Ah, e os alunos de academias, boxes e studios que utilizam a nossa ferramenta também aprovam e indicam: 

 

         

Comentários de alunos que usam o app Tecnofit Box

 

A Tecnofit é líder de mercado no segmento de softwares de gestão para negócios fitness. Mais de 4.500 gestores contam com a nossa expertise para otimizar seus fluxos e entregar a melhor experiência WOW aos seus alunos.

 

Saiba mais entrando em contato com a gente! 😁

 

Texto produzido e revisado por: Bianca Stella, Analista de Conteúdo na Tecnofit.


Data de publicação: 20 de outubro de 2021

Assuntos relacionados

Compartilhe esse artigo:

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa Newsletter para ficar por dentro dos conteúdos da Tecnofit.

Rua General Mário Tourinho, 1746 - 12° andar
Bairro Seminário - CEP: 80740-000 - Curitiba - PR
Tecnofit Tecnologia e Sistemas LTDA - ME | CNPJ: 21.231.459/0001-76

Os usuários são aconselhados a ler atenciosamente nossa política de privacidade.

© Todos os direitos reservados. Agência Polvo