As redes sociais revolucionaram a forma como personal trainers divulgam seus trabalhos e conquistam novos clientes. Plataformas como o Instagram oferecem mecanismos acessíveis e eficientes para profissionais fitness se destacarem no mercado. Saber como criar um post para personal trainer ideal pode ser a chave que faltava para atrair e conquistar os alunos que você deseja.
Com o mercado fitness em constante crescimento e a ascensão das redes sociais, criar estratégias de marketing pessoal e profissional tornou-se uma oportunidade essencial para melhorar os resultados do seu negócio. Uma pesquisa com mais de 2 mil usuários brasileiros do Instagram revelou que 79% das pessoas acreditam que o Instagram pode aproximar pessoas e empresas, e 44% já usaram a plataforma para conversar com organizações.
Este guia completo vai te ajudar a turbinar seu perfil, tornando-o atrativo e cativante para divulgar seu trabalho da melhor maneira, mostrando aos potenciais clientes um profissional dedicado e atento às constantes atualizações do mundo fitness.
Fundamentos para posts de personal trainer de sucesso
Identidade visual e organização do perfil
Antes de pensar no que postar, é fundamental trabalhar a identidade visual do perfil. Um feed harmônico, com elementos que sigam um padrão pré-determinado, transmite ao usuário uma sensação de confiança no trabalho prestado.
Em uma atividade intimamente ligada com percepção de imagem, um perfil bagunçado, com muito ruído, posts confusos e informações irrelevantes, tem status de mensagem negativa para o potencial cliente. Dedique tempo para estudar o tema e deixe seu perfil organizado e agradável.
Separação entre contas pessoal e profissional
Apesar de ser comum encontrarmos influenciadores que misturam suas redes sociais pessoais com as profissionais, a recomendação é mantê-las separadas, principalmente no início da criação de uma página de social media para personal trainer.
Dessa forma, você pode ter a liberdade e privacidade para realizar publicações pessoais para seu grupo de seguidores mais próximos, enquanto dá foco e orientação às editorias de personal trainer na página profissional.
Estratégias fundamentais de social media para personal trainer
Determine seu público-alvo
Uma das grandes vantagens da utilização de social media para personal trainers é a expansão dos potenciais clientes. No entanto, quantidade nem sempre significa qualidade. É fundamental entender qual é o público-alvo que mais faz sentido para seu modelo de atuação para identificar a melhor rede social para investir, além de preparar um calendário editorial e estratégias de relacionamento que tenham conexão com essas pessoas.
Crie um calendário editorial estratégico
Depois de entender quem você deseja impactar, é importante definir como vai fazer isso. Crie um calendário editorial estratégico, com todo tipo de conteúdo sobre o qual você é especialista e que vai gerar valor para seus alunos, seguidores e potenciais clientes.
Entenda também, dentro do calendário de eventos e datas comemorativas do ano, aquelas que se conectam com seu negócio: Carnaval, início do verão e inverno, por exemplo. Outra boa sugestão é criar conteúdos episódicos – como se fosse uma série, para seus seguidores criarem o hábito de acompanhar periodicamente.
Use hashtags estrategicamente
As hashtags são usadas para facilitar a busca por palavras, termos ou conceitos relevantes, transformados em hiperlinks que levam para grupos de pesquisa sobre o mesmo assunto. No mercado fitness, o uso de hashtags pode aproximar e conectar usuários, profissionais e alunos que buscam por termos parecidos, tendo potencial de levar seu conteúdo para mais pessoas com os mesmos interesses.
O que postar no perfil de personal trainer
Cases de sucesso e superação
Conte as histórias que ajudou a construir para demonstrar seu talento como profissional. Sempre respeitando a privacidade do cliente e agindo com a devida autorização, você pode postar fotos de antes/depois dos alunos, contar sobre alguma dificuldade específica que vocês venceram juntos, dando um toque de proximidade e verdadeira parceria entre professor e aluno.
Posts assim agregam valor ao seu trabalho e servem de inspiração para pessoas que se sentem inseguras de iniciar atividades físicas. Se seu perfil for relevante para essa tomada de decisão, é provável que ela te escolha como profissional para ajudá-la no processo.
Dicas de alimentação
É de conhecimento geral que bons hábitos alimentares têm papel fundamental para potencializar os ganhos de atividades físicas. Muitos alunos que não têm recursos para bancar acompanhamento nutricional voltam-se para o educador físico em busca de dicas.
Explore essa janela, mas sempre de maneira responsável, devidamente amparado por conhecimentos atualizados da área de nutrição. Faça posts para falar sobre alimentos que são fontes de algum nutriente específico e seus benefícios para a saúde do aluno. Aproveite para divulgar alguma eventual parceria com linhas de produtos que você já conhece e confia.
Dicas de alongamento e mobilidade
Muito se comenta no universo fitness sobre o tripé “treino-alimentação-repouso”. Não deixe de fora dos seus posts o tema da recuperação. Dê dicas de alongamentos para se fazer em casa e após o treino, ou tenha posts recorrentes falando sobre como cada tipo específico pode diminuir riscos de lesões e aumentar performance em determinados exercícios.
Demonstre com detalhes e tire dúvidas para auxiliar os seguidores a realizarem os exercícios corretamente, evitando lesões.
Dicas de exercícios e técnicas corretas
Aproveite as ferramentas de produção de conteúdo audiovisual do Instagram para demonstrar seu amplo conhecimento no core da sua profissão: o exercício. Traga dicas frequentes da melhor maneira de executar um movimento, de como variar exercícios para potencializar resultados, esclareça questões recorrentes através de vídeos demonstrativos.
Muitas pessoas podem ter dúvidas sobre a forma certa de realizar um exercício. Ter um vídeo de um especialista pode ajudar a fazer o movimento de forma correta. Seja técnico, demonstre domínio sobre o conhecimento que transmite, mas sem ser maçante. Faça cards com os principais apontamentos das “lições” transmitidas de forma simplificada.
Dicas de postura
Complementarmente aos posts de exercícios, publique dicas de como manter uma postura adequada em cada treino. Varie com dicas de fortalecimento de músculos específicos para auxiliar a manter boa postura nos treinos mais populares, e com orientações para manter uma postura correta nas atividades do dia-a-dia.
Esse conteúdo pode ser veiculado de forma mais casual, enquanto mostra sua rotina de personal ou em seu momento de treino, trazendo transparência e demonstrando que você é um profissional que põe o conhecimento em prática no próprio corpo todos os dias.
Dicas de regularidade e rotina
Faça chamadas regulares, apelando para a manutenção da rotina dos treinos e cuidados com a saúde. Exemplos são posts diários recomendando ingestão de água, perguntando ao aluno se já treinou, provocando interação ao pedir para “deixar nos comentários” qual grupo muscular treinou ou vai treinar hoje.
Mantenha regularidade nas suas postagens, especialmente fazendo-as seguir um cronograma padronizado. Isso torna seu conteúdo mais receptivo e permite buscas práticas por esclarecimento, que é um diferencial que mostra ao aluno a qualidade do seu serviço.
Frases e imagens de motivação
Apesar de muitos alunos terem prazer em treinar, um grupo tão extenso quanto o primeiro precisa de uma certa dose de incentivo. Aposte em um conteúdo que varia informação com exemplo pessoal e muita motivação.
Você pode motivar seus seguidores de muitas maneiras: pode ser uma pegada mais séria, chamando para a responsabilidade, ou ser leve e bem humorada, mas sempre dando ênfase na necessidade de se manter focado, e se colocando disponível para ser o impulso a mais com o qual o aluno sempre pode contar.
Novidades e tendências
É muito importante estar sempre ligado às tendências do mercado fitness, que estão em constante atualização. Garanta que seus seguidores e alunos estejam bem informados através do seu perfil. Pode ser um novo acessório que auxilia no alívio da fadiga, um novo suplemento que você testou e gostou, ou mesmo novas tendências de exercícios que vêm ganhando espaço.
Faça enquetes no estilo “vocês querem saber mais sobre o novo [produto/suplemento/treino]?” e garanta engajamento extra, além de contar com uma boa maneira de medir o interesse do público em determinados assuntos.
Sugestão de esportes
Você pode engajar seguidores sondando seus esportes preferidos e postar curiosidades sobre eles, ou trazer para sua área de atuação como consultor fitness, apontar os ganhos físicos e alertar para os cuidados específicos na prática de cada um deles.
Fazendo isso você ganha mais intimidade com seus alunos, além de se fixar como a referência que eles precisam não só quando estão treinando, mas também quando praticam seus esportes preferidos nos momentos de lazer.
Sugestão de exercícios ao ar livre
Além da ascensão da consultoria online fitness, outro legado da pandemia é a prática de exercícios ao ar livre, em praças e parques. Esses exercícios também precisam de orientação, então certifique-se de suprir essa necessidade dos seus seguidores.
Monte treinos simples para se executar ao ar livre, sugira objetos acessíveis para utilizarem nos treinos, ou adapte estruturas disponíveis para a prática esportiva em praças e parques.
Formatos específicos de posts para personal trainer
Listas
Listas são posts curtos, de leitura rápida e por isso mesmo fazem sucesso entre os usuários. Se a lista for pequena (5 itens), ela pode ser feita diretamente na imagem do post. Se for maior, escolha uma imagem de destaque e coloque a lista na legenda.
Traga listas de acordo com pesquisas da sua área, citando a fonte, ou compartilhe listas de indicações de acordo com suas preferências. Lembre-se de pedir para seus seguidores salvarem a lista para conferir sempre que necessário.
Exemplos:
- Melhores parques para atividades ao ar livre
- Melhores exercícios para definir o abdômen
Isso ou aquilo?
Explore dúvidas comuns de alunos e seguidores, desde modalidades de treino até os acessórios mais adequados para usar, ou ainda, que tipo de exercício favorece um determinado ganho.
Exemplos:
- Cardio ou hipertrofia: qual o mais efetivo para queima de calorias
- Treinar de manhã ou à noite: vantagens e desvantagens
Segredo infalível
Aposte em chamadas de impacto para prender a atenção dos usuários, especialmente tocando em tópicos que são relevantes para o perfil de clientes que você almeja.
Exemplos:
- “O segredo infalível para diminuir seu pace”
- “O segredo infalível para secar gordura abdominal”
10 Razões para
Esse tipo de post é um aliado na educação e conscientização para algum tipo de prática ou cuidado. Listar várias razões em prol de algo tem mais poder de convencimento, além de ser bem chamativo.
Exemplos:
- 10 razões para treinar com um personal
- 7 razões para não pular o treino de pernas
Curiosidades sobre
Posts falando de curiosidades sobre esportes, atletas e temas relacionados ao segmento fitness são atrativos para o público que consome esse conteúdo, e também servem para atrair seguidores que gostam de ficar bem informados.
Exemplos:
- Por que os atletas usam “fitas coloridas” no corpo
- Você sabia que “grunhir” é benéfico para os tenistas
Perguntas e respostas
À medida que as pessoas se interessam pelo universo fitness, é comum que tenham dúvidas sobre os melhores caminhos para potencializarem seus resultados. Nada melhor do que alguém com experiência e especialidade no assunto para respondê-las, com exemplos práticos.
Vantagens da orientação de um personal trainer
Trate os riscos de realizar exercícios físicos por conta própria em comparação com os benefícios de ter um atendimento personalizado. Outros diferenciais do seu atendimento também podem ser abordados nessa editoria de conteúdo.
Ideias de reels para personal trainer
O Reels é uma ferramenta poderosa do Instagram, com potencial de fazer seu perfil viralizar nas redes. Lembre-se de fazer vídeos de boa qualidade, buscando temas e trends do momento, sem deixar de dar seu toque de personalidade.
Mito ou verdade
Existem muitos mitos no mundo dos treinos, e você pode aproveitar para desmistificá-los em vídeos bem humorados, aproveitando para demonstrar seu conhecimento para os seguidores.
Dica da semana
Escolha um dia fixo para postar um Reels com a “dica da semana”. Engaje seus seguidores deixando uma caixa de perguntas para que eles peçam ou falem sobre dicas, assim você terá sugestões de qual dica priorizar para postar no dia.
Prova social
Aqui você pode mostrar cursos e eventos que participou, destacando sua capacitação, ou ainda entrevistar alunos para compartilhar os bons resultados obtidos com sua consultoria.
Duelar
Esse formato pode ser explorado de algumas formas. Você pode postar tipos diferentes de exercício ou aparelho, e pedir para seus seguidores votarem no preferido. Também é possível filmar uma parte de seu treino em boa performance, e desafiar um colega a postar seus resultados também.
Estratégias avançadas de marketing digital
Produção de conteúdo de qualidade
Com tantos profissionais nas redes sociais e tanto conteúdo disponível na internet, o que vai fazer com que seu conteúdo se diferencie dos concorrentes tem muito a ver com a qualidade oferecida.
Para isso, estude quais são as tendências das redes sociais que decidir trabalhar; se possível, invista em equipamentos técnicos de qualidade; dedique tempo de qualidade para fazer gravações, criações visuais e publicações; e construa o conteúdo buscando oferecer mais – e melhor – do que seus concorrentes.
Parcerias com influenciadores
Em 2022, um estudo mostrou que 76% das pessoas já tinham comprado um produto ou serviço graças à recomendação de um influenciador digital. Considerando esse cenário, unir forças ou até mesmo contratar um influenciador ou micro influenciador para divulgar o trabalho de personal trainer pode ser uma ótima ideia.
Outra opção é oferecer o pagamento por permuta para um influenciador da sua região. Ou seja, treiná-lo para que ele possa compartilhar os treinos nas suas redes.
Seo e otimização para buscadores
A produção de conteúdo para sites, normalmente por meio de blog, para que os buscadores – como o Google – entendam a relevância da página e promovam a visibilidade nas primeiras páginas, pode ser uma boa alternativa para personal trainers.
Anúncios pagos
Há ainda a possibilidade de investir em anúncios pagos nos buscadores, redes sociais e até mesmo em páginas de notícias. Apesar do investimento ser mais alto, quando bem realizado, o resultado tende a ser ainda mais eficiente – principalmente em curto prazo.
Monitoramento de resultados
Para qualquer investimento em social media de personal trainer, é preciso medir os resultados. Afinal, você só vai saber o quanto cada conteúdo, planejamento e interação com influenciadores valeu a pena, se puder absorver o retorno dessa estratégia.
Monitore não apenas os resultados de engajamento das próprias plataformas, mas também o quanto esses investimentos resultaram em conversão. A partir disso, tome decisões estratégicas para mudança de rota ou outros esforços para otimizar seus números.
Ferramentas de apoio para personal trainers
A rotina como personal trainer é bastante corrida, por isso, encontrar ferramentas que ajudem a otimizar o tempo é essencial. O Tecnofit Personal é um aplicativo gratuito que pode ajudar você a economizar até duas horas do seu dia, facilitando diversas tarefas da rotina profissional.
Com o aplicativo, você pode fazer cadastros ilimitados de alunos com anamnese completa, criar treinos personalizados, postar vídeos de instrução e acompanhar o desempenho dos alunos em tempo real, inclusive recebendo feedbacks sobre os treinos.
Outro atrativo do app é que você encontra uma pasta com 30 templates de posts para Instagram. São conteúdos com dicas, listas, curiosidades, frases motivacionais, todos com belas imagens que ajudarão a tornar seu perfil ainda mais atrativo.
Conclusão
O mais interessante de planejar o conteúdo de social media de personal trainer é que não precisa ser um caminho de via única. Os seguidores, alunos e interessados podem contribuir com suas percepções, feedbacks e perguntas para que essa página seja “construída” e alimentada a várias mãos.
São muitas as maneiras de explorar as redes sociais para potencializar seu alcance e rendimento. Inspire-se nas dicas apresentadas e não tenha medo de ser ousado e original. Marque presença nas redes, demonstrando seu conhecimento de forma clara e chamativa.
Lembre-se de, além de monitorar os resultados oferecidos pelas próprias ferramentas, avaliar de que forma esse investimento de tempo e recursos está sendo transformado em conversão de alunos. Com dedicação e estratégia, seus posts para personal trainer se tornarão uma ferramenta poderosa para o crescimento do seu negócio no universo fitness.