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O mercado fitness mudou! Repense o seu negócio antes que seja tarde demais.

O mercado fitness mudou! Repense o seu negócio antes que seja tarde demais.

Vivemos novos tempos e estamos presenciando mudanças durante a pandemia que antes seriam quase impossíveis de acontecer. O segmento fitness passou por muitas mudanças nos últimos meses, e quem não se adaptou teve que fechar as portas. Muitos gestores de academias, box, escolas e studios descobriram outras oportunidades e assim como as mudanças acontecem, a…

Vivemos novos tempos e estamos presenciando mudanças durante a pandemia que antes seriam quase impossíveis de acontecer.

O segmento fitness passou por muitas mudanças nos últimos meses, e quem não se adaptou teve que fechar as portas. Muitos gestores de academias, box, escolas e studios descobriram outras oportunidades e assim como as mudanças acontecem, a gestão e planejamento mudam também.

O momento é de incertezas, ainda não se sabe quando tudo voltará ao normal, mas você que é gestor do segmento fitness não pode esperar para planejar o futuro de seu negócio.

Novas oportunidades estão surgindo e o planejamento precisa ser revisto com frequência.

Trouxemos uma ferramenta bem conhecida para te ajuda: Matriz SWOT. Ela serve para especificar os objetivos e riscos do negócio e identificar os fatores internos e externos que são favoráveis e desfavoráveis para alcançar esses objetivos.

Temos um artigo explicando detalhadamente como utilizar a SWOT, vale a pena conferir.

 

A sigla SWOT significa:

S: Strenghts (Forças)
W: Weaknesses (Fraquezas)
O: Opportunities (Oportunidades)
T: Threats (Ameaças)

 

Por que usar a Matriz SWOT?

O mercado muda a todo o momento e quem não se planeja fica para trás.

É através da análise que conseguimos o diagnóstico da empresa: fortalecendo os pontos positivos, indicando o que deve melhorar, as chances de crescimento e aumento das oportunidades. Essa análise serve para definir seu Planejamento Estratégico, tático e operacional, além de permitir que sua empresa se conheça.

Se você é gestor ou exerce papel de liderança em uma empresa fitness, nós queremos te DESAFIAR! Preparamos um desafio interativo da Matriz SWOT para o negócio fitness em 5 passos. Para acessar o material completo, basta clicar na imagem abaixo:

 

A análise SWOT é melhor construída quando integra toda a equipe para levantar informações. Assim, cada pessoa pode contribuir com informações das suas rotinas.

Depois de mapeados os fatores internos e externos, é formado o panorama da empresa com os itens agrupados em uma matriz, como no exemplo abaixo:


Os fatores internos são aqueles que você tem total controle e consegue mudar, já os fatores externos são aqueles que você não tem controle e que de certa forma impactam o seu negócio. Dependendo da particularidade de cada negócio podem existir mais variáveis.

Veja alguns exemplos:

Pontos fortes: Profissionais qualificados, estacionamento próprio, harmonia da equipe.

Pontos fracos: Ocupação das aulas, rotatividade de funcionários, estrutura dos vestiários.

Oportunidades: Reabertura das academias, público se exercitando mais, procura de aulas online.

Ameaças: Onda de pandemia, decretos, novos concorrentes.

 

Agora é hora de transformar a Matriz SWOT em estratégia

Depois de mapeados estes fatores, é hora de fazer as combinações e traçar planos de ação, transformando em metas e objetivos.

Forças + Oportunidades: quais pontos fortes da empresa podem ser fortalecidos para gerar mais oportunidades ou trazer mais alunos?

Forças + Ameaças: quais pontos fortes podem ser fortalecidos para inibir as ameaças?

Fraquezas + Oportunidades: quais pontos fracos podem ser corrigidos para não perder oportunidades?

Fraquezas + Ameaças: quais pontos fracos podem ser corrigidos para evitar que as ameaças prejudiquem seu negócio?

Como o mercado muda constantemente, é preciso se planejar e ficar de olho em cada ponto de sua estratégia para aproveitar as oportunidades que estão surgindo, temos um artigo trazendo algumas lições que empresas do segmento fitness podem aprender com as startups, elas podem se transformar em pontos fortes do seu negócio.

 

Conclusão

Use a Matriz SWOT para potencializar os aspectos positivos e trabalhar as fraquezas do seu negócio. Ao entender os fatores internos, planos de ações estratégicos poderão ser tomados com maior agilidade. O mais importante, você estará preparado para superar dificuldades e desafios e ficar atento às oportunidades que surgem.

Se você busca por um sistema de gestão completo, que oferece diversas ferramentas para tornar a gestão da sua academia, box, escola ou studio fitness mais profissional, aproveite para conhecer as funcionalidades do sistema Tecnofit.

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Texto escrito por: Allan Costa, colaborador da Tecnofit

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