Conhecido como um dos grandes benefícios corporativos voltados para a saúde e bem-estar, o Gympass apresenta ótimas vantagens para o usuário. Para as empresas, também pode ser uma alternativa para conquistar mais clientes. Mas uma das principais barreiras para a parceria costuma ser a dúvida sobre quanto o Gympass paga para a academia. Pensando nisso, preparamos este artigo com as principais informações que você, empreendedor, precisa saber. Boa leitura!
O que é o Gympass?
Gympass é uma plataforma de assinatura corporativa que oferece uma ampla rede, com mais de 23 mil academias, studios, box e centros de condicionamento fitness cadastrados em todas as regiões do Brasil e mais de 50 mil em diferentes países do mundo. Em 2024, ele passou por uma mudança de posicionamento de marca e passou a se chamar Wellhub.
Por meio dele, os alunos pagam um único valor e têm acesso a diversas atividades em diferentes empresas, incluindo Yoga, Pilates, Musculação, Meditação, Massagem, entre outras modalidades de aulas e exercícios.
Para ter acesso à rede de academias, o usuário precisa ter acesso a uma empresa que oferece o Gympass como benefício. A partir disso, os colaboradores podem escolher entre planos que custam desde R$ 0,00 até R$ 699,90 por mês.
Quanto mais alto o valor da mensalidade, maior o número de estabelecimentos o usuário poderá ter acesso – além de serviços e benefícios exclusivos. As aulas podem ser realizadas presencialmente ou em formato remoto, de acordo com o plano e estabelecimento em questão.
Depois de efetuar o cadastro e decidir em qual local irá fazer as aulas ou treinos, basta fazer o check-in pelo aplicativo – disponível para Android e IOS – e informar a recepção para que a entrada seja devidamente autorizada. A utilização do plano não tem período de carência, é só adquirir e começar a usar.
Como funciona o Gympass para a academia?
Antes de saber quanto o Gympass paga para a academia, é importante saber como ele funciona. Para as academias ou para Personal Trainers, o Gympass pode ser um parceiro e habilitador de novos clientes, conectando profissionais e centros fitness com organizações e alunos. O objetivo da plataforma é garantir uma maior base de alunos, para contribuir com o faturamento das academias ou Personais.
Os Termos e Condições vigentes para parceiros do Gympass e as informações completas sobre quanto o Gympass paga para as academias podem ser encontrados no site da plataforma.
Quais as vantagens do Gympass para academia?
Ao assinarem a parceria com o Gympass, as academias podem ser beneficiadas com algumas vantagens. Entre elas:
Mais visibilidade para a empresa e acesso à ampla base de clientes
A principal vantagem do Gympass é a oportunidade de aumentar a visibilidade e alcance do estabelecimento para um público que não necessariamente faria parte da audiência de campanhas de comunicação e marketing para atração de novos alunos.
Melhores resultados em receita e faturamento
A partir da ferramenta, as academias têm acesso a uma base de usuários maior, que pode contribuir com a exposição da marca e aumento no número de alunos – trazendo resultados significativos para o faturamento.
Modelo exclusivamente corporativo
O Gympass não está disponível para pessoa física, apenas como benefício corporativo. Isso faz com que a parceria com a empresa seja vista como parte do salário emocional dos colaboradores. Em algumas empresas, a plataforma também está disponível para os dependentes legais.
Argumento para campanhas de marketing, atração e retenção de alunos
Academias, Personal Trainers e centros fitness com a parceria do Gympass podem ser vistos como prioridades para as pessoas com acesso à plataforma. Como a rede de empresas com esse benefício cresce a cada dia, a assinatura pode ser uma boa escolha para esses estabelecimentos.
Como cadastrar o Gympass para academia?
Tanto para academia quanto para Personal Trainer, o Gympass é uma ferramenta gratuita. Ou seja, o estabelecimento e profissional não pagam pelo cadastro. A inscrição é feita pelo site da plataforma. Confira o passo a passo de como funciona esse processo:
- Após o cadastro, a equipe do Gympass entrará em contato para formalizar a proposta e enviar os documentos para assinaturas, que devem ser devolvidos em até sete dias úteis.
- Ao assinar o contrato, a academia recebe um e-mail para criar o login e senha do Portal do Parceiro.
- Em seguida, é necessário acessar o Portal e preencher todos os dados solicitados: descrição, horário de funcionamento, endereço, modalidades oferecidas, atividades, conta bancária, fotos do estabelecimento, entre outros.
- Por fim, ao clicar em “Finalizar”, a página será criada automaticamente dentro da rede de estabelecimentos do Gympass e a academia estará disponível para os assinantes da plataforma.
Quanto o Gympass paga para a academia?
O Gympass não cobra taxas de intermediação para academias e Personal Trainers. Isso significa que os estabelecimentos recebem o mesmo valor para cada um dos usuários da plataforma que frequentarem a academia. Esse valor depende do estabelecimento.
Os valores são transferidos no dia 15 de cada mês, por meio da conta bancária cadastrada no Portal do Parceiro – e é referente ao mês anterior. O Gympass calcula o valor das mensalidades e faz o repasse fixo mensal de acordo com a quantidade de check-ins na plataforma.
Gympass vale a pena para a academia?
Como citamos anteriormente, a parceria com o Gympass pode proporcionar uma série de vantagens para a academia, fazendo com que essa escolha valha muito a pena. No entanto, agora que você sabe um pouco mais sobre essa ferramenta e quanto o Gympass paga para a academia, é preciso avaliar as vantagens e desvantagens de ser um parceiro Gympass. Entre os contras, é interessante considerar alguns riscos:
Dependência da plataforma
Principalmente em regiões centrais e próximas às grandes empresas, é comum que boa parte dos alunos das academias sejam assinantes do Gympass – caso a academia seja parceira da plataforma. E isso pode fazer com que diminua o volume de clientes matriculados regularmente que pagam o valor das mensalidades da academia.
Não fidelização de alunos
A retenção de clientes é um dos grandes objetivos das academias, principalmente pela sazonalidade deste mercado.
No entanto, uma das maiores vantagens do Gympass para usuários é justamente a possibilidade de praticar exercícios em qualquer lugar. Então é muito provável que o aluno não se sinta conectado ao estabelecimento como os clientes dos planos tradicionais – o que faz com que o negócio fique ainda mais volátil.
Falta de previsibilidade do repasse do valor dos alunos
Outro grande desafio das academias é manter um faturamento constante e previsível – o que pode se tornar ainda mais complexo pela falta de controle quanto o Gympass paga para academia. Como o valor repassado depende do volume de alunos que visitaram o estabelecimento no mês anterior, pode ser mais difícil gerenciar o faturamento.
Como reduzir os riscos da parceria do Gympass para academias?
A boa notícia é que todos esses riscos podem ser evitados com alguns cuidados, principalmente voltados a uma boa gestão do seu negócio. Abaixo listamos três dicas para ter em mente na hora de fechar o contrato com o Gympass:
Utilize o Gympass para potencializar seu acesso, mas não como fonte principal
Ao calcular quanto o Gympass paga para a academia, você deve ter em mente que esse valor costuma ser relativamente mais baixo do que o valor médio da mensalidade para alunos convencionais. Então, quanto mais alunos você tem via Gympass, menor é a sua fonte de receita. Por isso, antes mesmo de pensar na parceria, estruture estratégias diferenciadas para atratividade e retenção dos seus alunos.
Crie diferentes ofertas de valor que os alunos não encontram no Gympass
Apesar de o Gympass ser uma ferramenta extremamente atrativa para os alunos, que conseguem pagar um valor único – e muitas vezes, mais baixo – para ter acesso a uma ampla gama de serviços, algumas ofertas de valor podem fazer com que eles prefiram contratar a mensalidade no modelo tradicional da sua academia.
Estamos falando de serviços exclusivos, como treinos personalizados, acompanhamento nutricional, aulas especiais, clube de fidelidade, entre outros!
E lembre-se de monitorar o impacto do Gympass na sua academia para evitar surpresas indesejadas em relação às receitas.
Conte com um sistema de gestão completo e personalizado
Outra dica importante é contar com um sistema de gestão que tenha integração com a plataforma, como o Tecnofit Gym. Com ele, é possível obter relatórios de faturamento, controle de presença e automatização das liberações dos alunos, o que contribui com dados estratégicos para a tomada de decisão.
Faça um teste agora mesmo e descubra como o sistema Tecnofit pode contribuir com a previsibilidade e gestão da sua academia.
Conclusão
Além de saber quanto o Gympass paga para a academia, com esse artigo, você ficou por dentro de informações importantes para considerar a assinatura do Gympass. Caso opte por essa alternativa, reforçamos a sugestão de conectar a parceria com um sistema de gestão personalizado que possa contribuir com a otimização dos resultados obtidos com os novos alunos.
Além do Gympass, o Tecnofit Gym tem integração com as principais catracas do Brasil, como Henry, TopData, Tecnibra, ControlID, Trix, Proveu, clube de recompensas e vitrine virtual. Acesse o site e conheça todos os detalhes dessa solução.