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Quanto cobrar pelo serviço de Personal Trainer?

No caso de um personal trainer e de outras profissões que trabalham de forma independente, precificar o seu serviço pode ser uma tarefa difícil. Então, separamos algumas dicas para te ajudar a chegar no melhor valor para as suas aulas.

Quanto cobrar pelo serviço de Personal Trainer

Aposto que você ouviu essa frase durante a sua infância: “O que você quer ser quando crescer?”. E, independente da sua profissão atual ser aquela que você costumava idealizar, é comum vir um sentimento nostálgico.

Naquela época, a gente só pensava no que queria fazer. Sem levar em consideração diversas questões da vida adulta, como remuneração. Contudo, mesmo felizes com o nosso trabalho atual, o aspecto financeiro é fundamental para que tenhamos qualidade de vida e entreguemos o nosso melhor todos os dias.

No caso de Personal Trainers e outras profissões que trabalham de forma independente, precificar o seu serviço pode ser uma tarefa difícil. Pensando nisso, separamos alguns pontos de reflexão com dicas para te ajudar a chegar no melhor valor para as suas aulas.

Você conhece os seus custos?

Não adianta, o conhecimento sempre será o seu melhor aliado. Seja o conhecimento técnico ou o conhecimento que te possibilita tomar decisões estratégicas.

Nesse último caso, para que a decisão seja assertiva, é importante que o conhecimento esteja baseado em dados. Parece difícil, né? Mas calma!

Comece pelo básico. Faça uma lista com todos os gastos que estejam relacionados ao seu trabalho. É importante que você seja bem detalhista nessa listagem de gastos.

Alguns exemplos:

Se você ainda não faz o controle das suas despesas, vá registrando nessa lista todos os gastos que você tem com cada um dos itens ao longo do mês. Dessa forma, você terá uma primeira média dos seus gastos mensais.

Diferenças entre preço e valor

Beleza, o custo mensal nós já temos! Mas antes de calcular o valor do seu serviço, precisamos levar outro ponto em consideração: a diferença entre preço e valor.

Parece a mesma coisa, né? Mas, na verdade, quando falamos sobre os custos ligados ao serviço, estamos nos referindo diretamente a fatores que vão influenciar no seu preço. O valor está muito mais ligado à maneira como o consumidor enxerga a marca ou serviço.

Um ótimo exemplo para ilustrar a importância do valor é o Iphone. Em aspectos gerais, ele é um smartphone assim como qualquer outro equipamento que opere com o sistema Android. Contudo, ele é muito mais valorizado pelo público. Ter um Iphone é sinal de “status”. E por isso ele tem um preço muito mais alto que outros smartphones.

Resumindo: quanto mais valor o público enxergar no seu produto ou serviço, mais você poderá cobrar por ele.

Como agregar valor aos seus serviços de personal trainer

Legal, né? Mas você pode estar pensando: “como agregar valor ao meu serviço?”. Não existe uma receita de bolo, mas juntamos algumas dicas que podem te ajudar:

1. Faça uma pesquisa de mercado

A pesquisa vai ser sua grande aliada. Faça uma pesquisa de concorrência, elencando quais benefícios estão inclusos nos serviços similares ao seu.

2. Conheça as necessidades do seu cliente

Depois de levantar os principais benefícios oferecidos pela sua concorrência, tente conversar com alguns dos seus clientes e descubra se esses benefícios estão alinhados com as necessidades deles. Caso você ainda não tenha clientes*, converse com pessoas que poderiam ser futuros alunos.

*Dica extra: Se você ainda não possui clientes, o app Tecnofit Personal está com uma nova funcionalidade que pode te ajudar! Agora você cria um perfil público para aparecer nas buscas feitas por pessoas interessadas em contratar um personal trainer!

Quanto cobrar pelo serviço de Personal Trainer

3. Conheça os seus pontos altos como personal

Chegou a hora de olhar para o seu trabalho e capacidades. Aqui é legal fazer um processo de autoconhecimento para entender quais são os seus pontos fortes como profissional. Você deve focar neles para gerar valor.

4. Seja assertivo para gerar valor real

Depois de elencar os benefícios oferecidos pela concorrência, validar as necessidades dos clientes e descobrir os seus pontos fortes, chegou a hora de decidir onde focar para gerar valor. É fundamental que você utilize esses três pilares para definir quais benefícios oferecer para os clientes.

Como calcular o valor do serviço de personal trainer

Já entendemos quais são os seus custos e como gerar o seu valor, agora chega a parte mais difícil: quanto cobrar pelo serviço de personal trainer.

Para chegar nesse valor, é preciso encontrar um equilíbrio entre seus custos, valor da concorrência e margem de lucro. Comece fazendo uma pesquisa de mercado e analise os valores praticados por profissionais que ofereçam serviços similares aos seus. Depois disso, você pode calcular o valor do seu serviço das seguintes formas:

Valor hora

Estabelecer um valor por hora do seu serviço vai ser útil de muitas formas, além de ser uma das maneiras mais simples e rápidas de começar a cobrar pelo seu serviço.

Dentre os benefícios dessa modalidade de cobrança está a facilidade em calcular quanto você precisa trabalhar para cobrir seus custos, bem como a familiaridade dos clientes com esse modelo.

Pacote de serviços

Outra forma bastante comum de cobrança de serviços. Nesse caso, você precisa montar pacotes oferecendo diferentes serviços, para que o cliente tenha diferentes opções de escolha.

Por exemplo, você pode montar pacotes com 2 ou 3 aulas na semana e oferecer esse pacote fechado para o aluno. Com isso, você já tem garantida essa quantidade de horas/aulas ao longo do mês.

Combination pricing

Esse é provavelmente o modelo mais interessante para você e também para os seus alunos. Isso porque você tem a possibilidade de combinar o valor por hora e o pacote de serviços.

Basicamente, você define um valor hora máximo para cobrar por horas avulsas. E diminui o valor hora, conforme a quantidade de aulas dentro de um pacote. Isso te dará mais margem de negociação com os clientes.

Mas atenção: esse modelo de venda não pode te trazer prejuízos. Para isso, é importante que o valor/hora avulso tenha uma margem de lucro que compense uma parte dos descontos que serão oferecidos nos pacotes de serviço.

Dica extra!

É importante que você consiga mostrar para o seu cliente o benefício da compra dos pacotes em comparação às horas avulsas. Então, deixe claro que o valor das aulas sofre alteração conforme o número de aulas do pacote.

No Active, nova funcionalidade do app Tecnofit Personal, por exemplo, é possível cadastrar um valor máximo e um valor mínimo para a sua hora/aula.

Nesse caso, você pode incluir o valor das aulas avulsas no campo “valor máximo” e o valor referente a 1 hora/aula do seu melhor pacote no campo “valor mínimo”.

Dessa forma, quando a pessoa interessada for visualizar a informação, ela saberá que as suas aulas começam a partir de um valor X, e você poderá explicar sobre cada um dos planos ou aulas avulsas no contato inicial.

Prevenção é o melhor remédio

Depois de toda essa organização e planejamento inicial, o trabalho ainda não acabou. Mas calma! Vamos repassar alguns pontos fundamentais, tanto para a continuidade da sua saúde financeira, como para o planejamento dos próximos passos.

Tenha um contrato de trabalho

Parece um pouco demais, né? Mas ter um contrato com os clientes vai te ajudar a estabelecer acordos essenciais para a sua segurança financeira. Por exemplo:

  • Tempo de antecedência para remarcar ou cancelar uma aula;
  • Tempo de antecedência para cancelar o plano/serviço;
  • O que será disponibilizado (ou não) para o aluno durante as aulas.

Continue acompanhando gastos e outros indicadores

Lembra daquela planilha que você fez no começo de todo esse processo, com os gastos mensais? Continue nutrindo ela constantemente!

Além dos seus custos, faça também uma planilha (ou utilize um app) para registrar as suas receitas. Inclua todos os alunos ativos, os planos que eles contrataram, a quantidade de aulas que já foram dadas em cada plano, etc. O céu é o limite.

Resumindo, quanto mais informação você tiver, mais preparado você estará. Lembre-se: informação é poder!


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