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Preço de Personal Trainer: 5 dicas para agregar valor nesse mercado
Personal Trainer

Preço de Personal Trainer: 5 dicas para agregar valor nesse mercado

Definir o preço de Personal Trainer pode ser uma tarefa complexa. Mas a boa notícia é que aqui neste artigo, trouxemos algumas dicas para te ajudar a chegar no valor ideal!

Quanto cobrar pelo serviço de Personal Trainer

Em um universo tão competitivo quanto o mercado fitness, muitas vezes as pessoas escolhem o serviço pelo valor cobrado. No entanto, colocar o seu preço lá embaixo apenas para garantir uma venda nem sempre é a melhor opção, considerando que você precisa pagar todos os seus custos e ainda lucrar em cima da receita recebida. Considerando essa complexidade, definir o valor ideal para o preço de Personal Trainer pode ser uma das tarefas mais estratégicas dessa função. 

Até porque nem tudo é sobre o número final. É importante considerar variáveis como a sua experiência, especialidades, qual é o seu público-alvo, o formato das suas aulas ou consultorias, além de todos os custos operacionais, como tempo investido no planejamento dos treinos, estudos, deslocamento, entre outros. O preço do Personal Trainer, então, diz muito mais sobre o posicionamento do serviço do que sobre quanto custa aquela aula. 

Pensando nisso, trouxemos aqui neste artigo algumas dicas práticas para te ajudar a chegar no valor ideal, levando em conta todas essas possíveis variáveis e ainda uma remuneração saudável para manter a sua prestação de serviço com a melhor qualidade possível. Continue acompanhando para saber mais!

Primeiro passo para definição do preço de Personal Trainer: conhecer os seus custos!

Assim como em qualquer etapa da criação de um negócio, na definição do preço de Personal Trainer, o conhecimento sempre será o seu melhor aliado. Seja o conhecimento técnico ou o conhecimento que te possibilita tomar decisões estratégicas.

Nesse último caso, para que a decisão seja assertiva, é importante que o conhecimento esteja baseado em dados. Então, comece pelo básico. Faça uma lista com todos os gastos que estejam relacionados ao seu trabalho, com todos os detalhes possíveis. Alguns exemplos:

  • Pagamento do CREF;
  • Equipamentos disponibilizados para os alunos e/ou acessórios;
  • Estudos para aperfeiçoamento;
  • Combustível/mobilidade;
  • Vestimentas/calçados;
  • Alimentação;
  • Marketing e redes sociais;
  • App de acompanhamento para Personal (nesse caso, existem alguns apps gratuitos, como a solução do Tecnofit Personal).

Se você ainda não faz o controle das suas despesas, registre nessa lista todos os gastos que você tem com cada um dos itens ao longo do mês. Dessa forma, você terá uma primeira média dos seus gastos mensais.

Como calcular o preço de Personal Trainer na prática?

Para chegar nesse valor, é preciso encontrar um equilíbrio entre seus custos, valor da concorrência e margem de lucro. Comece fazendo uma pesquisa de mercado e analise os valores praticados por profissionais que ofereçam serviços similares aos seus. Depois disso, você pode calcular o valor do seu serviço das seguintes formas:

Valor hora

Estabelecer um valor por hora do seu serviço vai ser útil de muitas formas, além de ser uma das maneiras mais simples e rápidas de começar a cobrar pelo seu serviço.

Dentre os benefícios dessa modalidade de cobrança está a facilidade em calcular quanto você precisa trabalhar para cobrir seus custos, bem como a familiaridade dos clientes com esse modelo.

Pacote de serviços

Outra forma bastante comum de cobrança de serviços. Nesse caso, você precisa montar pacotes oferecendo diferentes serviços, para que o cliente tenha diferentes opções de escolha.

Por exemplo, você pode montar pacotes com duas ou três aulas na semana e oferecer esse pacote fechado para o aluno. Com isso, você já tem garantida essa quantidade de horas/aulas ao longo do mês.

Combination pricing

Esse é provavelmente o modelo mais interessante para você e também para os seus alunos. Isso porque você tem a possibilidade de combinar o valor por hora e o pacote de serviços.

Basicamente, você define um valor hora máximo para cobrar por horas avulsas. E diminui o valor hora, conforme a quantidade de aulas dentro de um pacote. Isso te dará mais margem de negociação com os clientes.

Mas atenção: esse modelo de venda não pode te trazer prejuízos. Para isso, é importante que o valor/hora avulso tenha uma margem de lucro que compense uma parte dos descontos que serão oferecidos nos pacotes de serviço.

Dica extra: é importante que você consiga mostrar para o seu cliente o benefício da compra dos pacotes em comparação às horas avulsas. Então, deixe claro que o valor das aulas sofre alteração conforme o número de aulas do pacote.

Diferenças entre preço de Personal Trainer e valor agregado

Agora que você já tem uma ideia sobre como detalhar os seus custos e despesas mensais, para calcular o preço de Personal Trainer, também vale a pena considerar a diferença entre preço e valor.

Quando falamos sobre os custos ligados ao serviço, estamos nos referindo diretamente a fatores que vão influenciar no seu preço. O valor, por sua vez, está muito mais ligado à maneira como o consumidor enxerga a marca ou serviço.

Um ótimo exemplo para ilustrar a importância do valor é o Iphone. Em aspectos gerais, ele é um smartphone, assim como qualquer outro equipamento que opere com o sistema Android. Contudo, ele é muito mais valorizado pelo público. Ter um Iphone é sinal de “status”. E por isso ele tem um preço muito mais alto que outros smartphones.

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Resumindo: quanto mais valor o público enxergar no seu produto ou serviço, mais você poderá cobrar por ele.

5 dicas para agregar valor ao preço de Personal Trainer 

Ok, mas como alcançar o exemplo da Apple, principalmente em um mercado tão concorrido e em um modelo de negócio diferente, como o de Personal Trainer? Preparamos algumas dicas valiosas para te ajudar nessa missão. Vem conferir:

1. Faça uma pesquisa de mercado

Por meio desse estudo, além de entender exatamente onde você pretende se encaixar, pode avaliar como os seus concorrentes se posicionam, principalmente em relação ao preço de Personal Trainer. Aqui vale a pena elencar todos os atributos comparativos: aqueles que os demais Personais oferecem da mesma forma que você e quais são os diferenciais.

2. Conheça as necessidades do seu cliente

De nada adianta você definir um preço de Personal Trainer que o seu cliente não está disposto a pagar. Por isso, conhecer a fundo quais são as características, limitações, necessidades e poder de compra do seu público-alvo é tão importante na definição desse número. 

3. Fortaleça os seus diferenciais como Personal Trainer

O que você tem ou oferece que mais ninguém tem? Quais são as suas formações, experiências e especialidades que tornam o seu serviço mais atrativo do que o da concorrência? E as características que você e o seus clientes mais valorizam enquanto Personal Trainer? 

Todos esses pontos somam na hora da criação do preço de Personal Trainer, justamente porque são eles que geram o valor agregado. Ou seja, o investimento que o seu público topa fazer, considerando todos os seus diferenciais. 

4. Invista em um bom posicionamento 

Lembre que começamos esse artigo falando sobre a relação do posicionamento e do preço de Personal Trainer? É aqui que ele entra, já que as pessoas precisam conhecer os seus diferenciais para aceitar pagar o valor agregado por eles. 

Por isso, invista em um bom storytelling, que possa fortalecer tudo o que você tem de diferente e especial, crie páginas nas redes sociais e compartilhe conteúdos que possam reforçar o seu posicionamento no mercado. 

5. Monitore os resultados e faça mudanças propositivas

Engana-se quem pensa que a definição de preço de Personal Trainer é uma entrega única na vida. É fundamental acompanhar os resultados, a adesão dos seus alunos, taxas de cancelamento e de contratação, além de outros indicadores externos para fazer os ajustes necessários e continuar atendendo com qualidade e geração de valor. 

Dessa forma, quando a pessoa interessada for visualizar a informação, ela saberá que as suas aulas começam a partir de um valor X, e você poderá explicar sobre cada um dos planos ou aulas avulsas no contato inicial.

Outros fatores a considerar para definir o preço de Personal Trainer

Depois de toda essa organização e planejamento inicial, o trabalho ainda não acabou. Mas calma! Vamos repassar alguns pontos fundamentais, tanto para a continuidade da sua saúde financeira, como para o planejamento dos próximos passos.

Tenha um contrato de trabalho

Parece um pouco demais, né? Mas ter um contrato com os clientes vai te ajudar a estabelecer acordos essenciais para a sua segurança financeira. Por exemplo:

  • Tempo de antecedência para remarcar ou cancelar uma aula;
  • Tempo de antecedência para cancelar o plano/serviço;
  • O que será disponibilizado (ou não) para o aluno durante as aulas.

Continue acompanhando gastos e outros indicadores

Lembra daquela planilha que você fez no começo de todo esse processo, com os gastos mensais? Continue nutrindo ela constantemente!

Além dos seus custos, faça também uma planilha (ou utilize um app) para registrar as suas receitas. Inclua todos os alunos ativos, os planos que eles contrataram, a quantidade de aulas que já foram dadas em cada plano, etc. O céu é o limite.

Resumindo, quanto mais informação você tiver, mais preparado você estará. Lembre-se: informação é poder!

Conclusão 

Esperamos que essas dicas tenham te ajudado na missão de definir o preço de Personal Trainer. E, caso precise de um suporte para fazer a gestão desses valores e garantir que eles continuem cobrindo todas as suas despesas, conte com o Sistema Tecnofit. 

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