Em um mercado com alto impacto sazonal, como os negócios fitness, quem consegue prever o volume de faturamento a longo prazo pode garantir um diferencial competitivo importante – já que sai na frente em relação ao planejamento financeiro e consegue realizar investimentos relevantes. Nesse cenário, é fundamental conhecer e saber calcular o ticket médio de academia.
E apesar da simplicidade da fórmula de ticket médio de academia, os bastidores podem esconder fatores relevantes que fazem toda a diferença no final das contas. Ainda bem que estamos aqui para esclarecer os principais. E, de quebra, ainda trouxemos dicas para aumentar esse indicador e maximizar os resultados do seu negócio. Vem saber mais!
O que é ticket médio de academia?
O ticket médio de academia é a média que seus clientes pagam por seus produtos ou serviços. Em geral, por mês. Ou seja, para calcular o ticket médio de academia é necessário pegar o valor total do que foi recebido dentro de um período pré-definido e o total de vendas ou contratos fechados neste mesmo tempo.
Por que é importante saber como calcular o ticket médio de academia?
Conhecer todos os indicadores financeiros do seu negócio fitness é fundamental para conseguir compreender a saúde e o potencial de sustentabilidade da empresa. É por meio desse gerenciamento que conseguimos entender se é necessário otimizar custos operacionais, aumentar o preço da mensalidade, criar novos serviços ou analisar a possibilidade de investimentos, por exemplo.
Falando especificamente sobre o ticket médio de academia, esse indicador está diretamente ligado com o faturamento e, consequentemente, com a lucratividade do negócio. Em outras palavras, é um dos fatores que vai mostrar se a sua academia é ou não financeiramente viável.
Como calcular o ticket médio de academia?
O primeiro passo para calcular o ticket médio de academia é saber o valor total da receita e o número de clientes ou vendas realizadas em um determinado período de tempo. Com isso, a fórmula é simples:
Ticket médio de academia = receita total / número de clientes ou vendas realizadas
Para clarificar como funciona, vamos ao exemplo: se durante um determinado mês a receita total da sua empresa foi de R$ 50 mil e naquele mês você realizou 200 vendas/fechamentos de contratos, o seu ticket médio de academia é de R$ 250.
Com essa informação, aliada a outros dados e informações financeiras da sua empresa, como custos operacionais, custo por cliente, entre outros, é possível avaliar suas ações e planejar o que fazer para aumentar suas vendas – e, consequentemente, o ticket médio da academia.
O que pode impactar o ticket médio de academia?
E, falando em indicadores que podem ajudar a entender o cenário financeiro do negócio, também é importante levar em conta algumas métricas com potencial de impacto no ticket médio de academia. Estamos falando de:
- Variedade de planos e preços oferecidos, assim como a gama de produtos e serviços.
- Quantidade e qualidade de produtos e serviços adicionais.
- Perfil dos clientes.
- Campanhas promocionais e descontos.
- Nível de satisfação e engajamento dos alunos.
- Mudanças na economia ou na concorrência.
5 dicas para aumentar o ticket médio de academia
Agora que você já sabe como calcular o ticket médio de academia e sua importância para o sucesso do negócio, chegou o momento de conhecer algumas dicas importantes para maximizar esse resultado. Vamos lá:
1. Ofereça diferenciais em planos e preços
Uma boa alternativa para aumentar o ticket médio de academia é criar diferentes tipos de planos e preços, começando pelos mais simples, com acesso aos principais produtos e serviços da academia, até os mais sofisticados e personalizados.
Aqui vale uma dica importante, que é conhecer o seu público-alvo! De nada adianta oferecer planos super premium se o seu perfil de clientes não é atraído por eles. Isso pode acabar impactando negativamente a imagem da sua marca, inclusive.
No entanto, se entender que a dica é válida para o seu negócio, invista em soluções e serviços diferenciados para quem aceitar investir um valor maior – desde atendimento com Personal Trainer, acesso a aulas e horários exclusivos, estacionamento privilegiado, entre outras ideias.
2. Aposte no upsell ou venda de serviços adicionais
Além de incluir serviços extras nos pacotes e mensalidades, tenha em mente que alguns clientes podem querer investir nessas soluções mesmo fora do plano. Eles podem incluir serviços de massagem, avaliação física, consultoria de nutricionistas ou de bem-estar, além de produtos personalizados, lojas de alimentos ou suplementos, entre outros.
3. Crie pacotes para atrair mais clientes
Outra forma, que parece óbvia, de aumentar o ticket médio de academia é aumentar o número de alunos por meio de pacotes promocionais para famílias, casais ou outros grupos – que podem ser estimulados a fechar a matrícula juntos, com um valor agregado de contrato.
Outro benefício desta dica é que as chances de um grupo inteiro cancelar é muito menor do que a de um único aluno. Isso acontece porque, em geral, quando as pessoas treinam acompanhadas, elas se sentem muito mais motivadas e acabam cumprindo o compromisso com elas mesmas e com o grupo.
4. Crie programas de fidelidade
E, falando em ficar, outra forma de garantir o compromisso dos seus alunos é por meio de programas de fidelidade. Eles podem funcionar por meio da gamificação, em que somam pontos à medida que cumprem alguns desafios, como concluir meta de dias de treino, aumento de cargas ou de volume, realizar aulas extras, entre outros.
E, como forma de recompensa por esses desafios cumpridos, a academia devolve alguns prêmios, como brindes personalizados, descontos na mensalidade, acesso a serviços exclusivos, entre outros.
5. Invista em experiências diferenciadas
Apesar de todas essas dicas, fato é que, para aumentar o ticket médio de academia, a experiência dos seus alunos deve ser positiva e diferenciada a todo momento. Para isso, além de um atendimento personalizado, busque ouvir as necessidades e desejos do seu público para tornar os seus serviços cada vez melhores. À medida que o ticket médio aumenta, as possibilidades de investimento em melhorias também vão no mesmo caminho – deixe isso claro para os seus alunos, para que eles comprovem o quanto sua empresa os valoriza.
Erros comuns ao calcular o ticket médio de academia e como evitar
Conforme mencionamos anteriormente, apesar de a conta de ticket médio de academia ser relativamente simples, há uma série de fatores que podem impactar nesse resultado. E, com isso, é comum que os gestores cometam alguns erros. Conheça os principais:
- Considerar apenas a receita bruta: sem descontar alunos inadimplentes, clientes inativos, temporários ou aqueles que frequentam a sua academia por meio de benefícios corporativos, como o Gympass. Todas essas variáveis podem impactar no valor final e acarretar em dados errados para a tomada de decisão.
- Ignorar receitas adicionais: algumas academias incluem apenas o valor das mensalidades no cálculo do ticket médio, ignorando a venda de produtos ou serviços extras. E saber o quanto os alunos investem nesses adicionais pode te ajudar a entender o real potencial e viabilidade de apostar em outros serviços.
- Usar dados desatualizados ou demorar para calcular: sabendo do impacto da sazonalidade e do potencial das concorrências, no mercado fitness, tudo pode mudar a qualquer momento. Então, para ter certeza de que o cálculo de ticket médio de academia está coerente com a realidade, é preciso manter uma frequência alta nessa análise, além de garantir que os dados estejam atualizados.
Ferramentas e sistemas para medir o ticket médio de academia
Diante dos erros comuns ao calcular o ticket médio de academia, a melhor notícia que podemos te contar é que contar com um sistema de gestão completo e personalizado pode ajudar a evitar todos eles, tornando o processo muito mais confiável e assertivo!
Um sistema de gestão de academias ajuda a centralizar as informações financeiras, como registro de receitas, número de clientes ativos e inativos, frequência dos alunos, nível de satisfação e engajamento, planos contratados, entre outros. E, além disso, essa plataforma pode oferecer relatórios com dados atualizados e insights para a tomada de decisão mais rápida e eficiente, contribuindo com a sustentabilidade do negócio.
Conclusão: conte com o Sistema Tecnofit para calcular o ticket médio de academia (e muito mais!)
E para que você possa testar e comprovar todos esses benefícios, indicamos que faça uma avaliação gratuita no Sistema Tecnofit! Além de possuir um aplicativo, também oferece a opção de relatórios automatizados onde você, gestor, consegue ter o controle de tudo que você precisa, inclusive o ticket médio de academia.
Outras funcionalidades do Sistema Tecnofit que podem ajudar a potencializar os resultados do seu negócio são:
- Ferramentas de marketing para atrair novos clientes.
- Campanhas automáticas para aumentar suas conversões.
- Mais opções de pagamento para fechar mais vendas.
- Controle de presença, faltas e reposições sem esforço.
- Fila de espera inteligente para otimizar turmas.
- Protocolos prontos para avaliações físicas rápidas.
- Treinos personalizados direto no app ou no sistema.
- Pesquisa automática de esforço e satisfação.
Com tudo isso à disposição, você tem motivos de sobra para fazer parte da rede de mais de 16.500 clientes que contam com as soluções da Tecnofit. E, se precisar, entre em contato com um de nossos consultores e saiba como implantar o sistema em seu estabelecimento fitness.