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Campeonato de crossfit: guia completo para organizar um evento de sucesso
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Campeonato de crossfit: guia completo para organizar um evento de sucesso

Confira os principais benefícios desse tipo de evento, a fórmula para um campeonato inesquecível, elementos essenciais para elevar o nível da competição e parceiros que facilitam essa jornada!

campeonato de cross de sucesso

Responsável pelo engajamento, senso de equipe, reconhecimento dos atletas e mobilização da comunidade, o campeonato de CrossFit é um dos diferenciais da modalidade. No mundo todo, são várias edições e tipos de competições, cada uma com suas regras e premiações específicas.

Um campeonato de CrossFit de sucesso pode ser uma excelente estratégia para maximizar o sentimento de pertencimento dos atletas que já treinam no seu box – contribuindo com a fidelização, além de ampliar o alcance da sua empresa ao apresentar os seus serviços e a modalidade de CrossFit para a sociedade.

Como funciona um campeonato de crossfit?

Em geral, trata-se de uma competição que reúne atletas de diferentes habilidades e capacidades físicas e mentais em uma variedade de exercícios do CrossFit, como levantamento de peso, corrida e escalada, por exemplo. Dependendo do campeonato, contempla fases de classificação, até a final em cada nível.

Além de premiar os melhores atletas da modalidade, o campeonato de CrossFit tem como objetivo celebrar a comunidade e valores do esporte.

Principais campeonatos de crossfit no mundo

No Brasil e no mundo, há uma lista gigantesca de campeonatos de CrossFit. Até porque todo box credenciado (e que esteja habilitado para seguir as orientações da marca), pode realizar uma competição. Abaixo listamos alguns detalhes dos campeonatos de CrossFit mais famosos:

Crossfit games

É um dos maiores eventos de CrossFit do mundo, realizado anualmente. Reúne os melhores atletas da modalidade, classificados por meio de outras competições e métodos de qualificação. É conhecido como um evento super desafiador, testando uma ampla variedade de habilidades físicas.

Crossfit open

A primeira etapa de classificação do CrossFit Games: uma competição online em que os atletas realizam uma série de treinos durante cinco semanas, para qualificação de acordo com sua categoria e performance.

Crossfit semifinals

São eventos regionais que reúnem atletas classificados no CrossFit Open para competirem por vagas no CrossFit Games. São realizados em diferentes partes do mundo, como:

  • CrossFit Games Europe
  • CrossFit Games Ásia-Pacífico
  • CrossFit Games América do Sul

Wod league

É conhecido como um dos maiores campeonatos de CrossFit do Brasil. São várias edições ao longo do ano, distribuídas em diferentes regiões do país. É realizada em duplas, em um único dia, dividido nas categorias: Iniciante, Scaled e Rx.

Kvra games

É conhecido como um dos mais antigos e maiores campeonatos da modalidade na América Latina. A competição é realizada em trios, nas modalidades clássicas Scaled, Intermediário, RX e Master.

Torneio crossfit brasil (tcb)

Realizado desde 2010, dura aproximadamente quatro dias nas categorias: Elite, Teen, Master (Feminino e Masculino), além dos times, compostos por quartetos mistos de atletas do mesmo box, inscritos na categoria Elite.

Crossfit wknd wars

Com mais de 10 edições na história, a competição é disputada em trios, masculinos e femininos, nas categorias Teens, Masters e Adaptados.

Titan games

É conhecido como o maior campeonato de CrossFit do Rio de Janeiro. Reúne uma estrutura confortável, provas desafiadoras e atletas nas categorias: RX, Intermediário, Master, Scale e Iniciante.

Shark challenge

É conhecido como o maior festival fitness do sul do Brasil, que também conta com um campeonato de CrossFit, reunindo atletas e apaixonados pelo universo fitness.

Rio carioca games

Como o nome já diz, acontece no Rio de Janeiro, reunindo trios e duplas de CrossFit de todo o país. Em geral, acontece no mês de novembro de cada ano.

Benefícios de organizar um campeonato de crossfit

Se bem organizado, um campeonato de CrossFit de sucesso tem potencial para gerar excelentes benefícios para os alunos e para a empresa:

Evolução dos atletas

O CrossFit, por si só, é uma modalidade que impulsiona a evolução. Mas quando esse progresso é potencializado e reconhecido por meio de uma competição, com direito a plateia, torcida e até prêmio, tudo fica ainda melhor! Essa é uma oportunidade para incentivar os atletas a se desafiarem, superarem seus limites e testarem suas habilidades.

Comunidade unida

Uma das grandes vantagens de abrir um CrossFit é o sentimento de comunidade criado entre os seus membros, potencializando a retenção. E um campeonato de CrossFit tem potencial de fortalecer a conexão entre os alunos que treinam juntos, os que treinam em diferentes horários e a comunidade ao redor, expandindo essa rede.

Expansão da base de clientes

Um campeonato de CrossFit de sucesso também pode ser ótimo para promover o seu empreendimento, serviços oferecidos e a modalidade. Por isso, é importante preparar o local para receber potenciais alunos, apresentar a estrutura, os benefícios da prática e esclarecer qualquer dúvida, incentivando a conversão.

Potencial lucrativo

Apesar de um campeonato de CrossFit de sucesso, em geral, exigir um bom investimento, é fundamental planejá-lo da forma certa, para que também seja uma oportunidade de geração de lucro para o seu negócio.

Regras essenciais para um campeonato de crossfit

Para que você possa criar uma competição de CrossFit para o seu box, considere algumas regras gerais importantes:

Idade

Considere as faixas-etárias para criar as categorias de participação. Muitas das competições são divididas em: Iniciante, Scaled, Intermediário, RX e Master, com diferença de idade de quatro em quatro anos.

Times

Boa parte das competições são disputadas em duplas, trios ou times de atletas de um mesmo box, inscritos na mesma categoria, feminino ou masculino. Isso não significa que você não possa criar uma categoria individual.

Suplentes

Considerando que a competição seja realizada em times, é importante criar regras para que os atletas possam ser substituídos em determinadas etapas de classificação, para que tenha sempre um mesmo número de pessoas competindo entre as provas.

Substituição

A organização deve criar os critérios para troca de atletas em caso de lesões, mal-estar ou outros motivos. Vale entender se a troca pode incluir a mudança de gênero e em quais rodadas de classificação são possíveis serem feitas as substituições.

Pontuação

A forma como os atletas ganham pontos durante cada etapa de classificação também é uma das regras a serem criadas pela organização do evento. Em caso de empate, a sugestão é avançar com a equipe com mais primeiros lugares nas provas, ou que ranqueou melhor mais vezes.

Eliminação

Também é fundamental criar regras para desclassificação de atletas e equipes no caso do não cumprimento das exigências da prova, assim como no caso de tentativa de trapaça.

Como organizar um campeonato de crossfit: passo a passo

1. Definição do objetivo

O primeiro passo na criação de qualquer estratégia é a definição de um objetivo. O que você e a sua empresa desejam com um campeonato de CrossFit? Fortalecer a imagem da marca? Expandir a rede de alunos? Apresentar o seu box para a comunidade? Networking no universo do CrossFit?

Uma boa dica é usar o conceito de Meta SMART para estabelecer os seus objetivos com o evento. Ou seja: eles devem ser específicos, mensuráveis, atribuíveis, realistas e temporais.

2. Escolha e reserve o local

O primeiro passo prático é definir onde será realizado o campeonato de CrossFit. Reserve com antecedência e inclua os dias necessários para montar e desmontar a estrutura. Considere a forma como as pessoas vão chegar até o local e facilidade de acesso, além de arquibancada, vestiários, lanchonetes e outros serviços para acomodar os atletas e suas torcidas.

3. Faça um planejamento bastante antecipado

Defina os seus objetivos, dias, horários, público-alvo, custos, parceiros, regras e divulgação da competição. Considere o convite com a máxima antecedência, para que os atletas possam se preparar – tanto fisicamente, quanto financeiramente, para participarem.

4. Orçamento e finanças

Antes de ser um investimento, o campeonato de CrossFit tem uma série de custos a serem avaliados. Na lista de compras, é importante incluir: equipamentos; acessórios; alimentos e bebidas; seguranças; iluminação, som e gravação; entre tantos outros itens para suportar o evento.

5. Selecione os atletas

Estabeleça os critérios e categorias para participação, com valores de inscrição. Além disso, certifique-se que todos os inscritos tenham condições físicas para a competição. Aproveite para criar uma base de dados de atletas que possa usar para divulgação do seu box.

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6. Defina os wods

Defina e compartilhe com os atletas qual é a sequência de exercícios na qual eles serão testados na competição. Para isso, pense nas categorias e objetivos previamente definidos para esse evento. Os WODs devem ser personalizados de forma a desafiar os participantes, mas com a certeza de que todos terão capacidade de executá-lo sem prejudicar a saúde dos atletas.

7. Faça uma lista de compras

Planeje todos os custos em suprimentos, equipamentos e serviços que vai precisar para a sua competição, além da previsão de itens emergenciais para não tomar nenhum susto inesperado no dia. Inclua tudo o que precisa para garantir o conforto e segurança dos atletas e seus convidados.

8. Verifique os equipamentos

Certifique-se de que todos os equipamentos estão nas melhores condições para a realização dos exercícios por parte dos atletas. Considere levar itens para substituir durante o evento, priorizando a segurança dos participantes.

9. Organize áreas para os atletas e para o público

Divida os espaços pensando no fluxo de pessoas convidadas para o seu evento: área das competições, áreas reservadas para descanso e hidratação; áreas de serviço; além da plateia. Para o espaço de aquecimento, certifique-se de providenciar: barras, anilhas, rigs e borrachas.

10. Providencie alimentação para todos

Entenda se faz mais sentido oferecer a alimentação e bebidas ou contratar esse serviço para a sua competição. Uma boa alternativa pode ser a parceria com food trucks ou serviços de alimentação saudável, em conexão com o seu evento.

11. Selecione cuidadosamente os juízes

Para garantir uma competição justa e saudável, os juízes devem ser especialistas na modalidade e cumprir todas as regras criadas para o campeonato. Escolha profissionais certificados e com experiência, na prática.

12. Preocupe-se com sonorização e locução

Para garantir que o evento seja um espetáculo também para o público e torcida, certifique-se de contratar um locutor – também especialista na modalidade; além de um sistema de som e iluminação que garanta o engajamento de todos durante a competição.

13. Firme parcerias

Essa é uma ótima oportunidade para criar parcerias no oferecimento de serviços, as quais ajudam a expandir a visibilidade da sua marca (e da marca dos parceiros), fortalecendo o networking e posicionamento das empresas.

Segurança dos participantes

Uma das prioridades do evento deve ser a segurança dos participantes – principalmente considerando uma modalidade de alto impacto como o treinamento funcional:

Atendimento médico

Algumas leis locais determinam a presença de, no mínimo, uma ambulância para eventos com mais de 1.500 pessoas. O corpo de bombeiros também pode ser necessário em alguns casos. Vale verificar com a prefeitura da sua cidade, qual é a regra em questão.

Alimentação e hidratação

Outra decisão importante para garantir uma boa experiência aos participantes é a forma como você vai providenciar alimentos e bebidas. Certifique-se de garantir um espaço adequado para hidratação e alimentação, principalmente por parte dos atletas, entre as baterias de competição.

Treinamento da equipe

Além da seleção e treinamento dos juízes, é fundamental contar com profissionais especializados na modalidade para atender os participantes durante todo o evento.

Marketing e divulgação do campeonato de crossfit

Divulgue e promova

Um passo fundamental para a realização da sua competição é o convite para a inscrição dos atletas e público. Use suas redes sociais, grave vídeos, convide influenciadores, invista em mídia online e tradicional. Busque aquilo que mais faz sentido com o seu planejamento de marketing para atrair o máximo de pessoas para o seu evento!

Crie uma página na internet

Uma ótima dica para proporcionar todas as informações, formas de pagamento e compra de ingressos ou inscrições é por meio de uma página na internet. Se fizer sentido, contrate um parceiro para te apoiar nesta etapa e tornar o acesso ao evento muito mais prático e rápido.

Outras estratégias de marketing

  • Hotsite personalizado com formulário de inscrição
  • E-mails personalizados para o seu público-alvo e leads interessados
  • Cupons de desconto e cortesia
  • Promoção para inscrição de equipes
  • Anúncios pagos em páginas de buscadores, como o Google, ou portais de notícia
  • Mídia tradicional, como rádio e televisão local
  • Mídia impressa, como flyers, cartazes e mobiliários urbanos
  • Contratação de micro influenciadores locais

Como escolher uma data para o campeonato de crossfit

Não existe uma regra clara para definir uma data para a competição. No entanto, como boa parte dos atletas de CrossFit são amadores, a escolha por um final de semana ou feriado prolongado, por exemplo, pode aumentar as chances de participação.

Tudo vai depender das regras e critérios estabelecidos para o seu campeonato de CrossFit. Se fizer sentido, faça uma pesquisa amostral com o público-alvo para entender as datas potenciais.

Dicas de premiação para vencedores

Além da possibilidade de competir, melhorar o desempenho e ganhar provas em equipe, o prêmio de um campeonato de CrossFit pode ser o diferencial para a escolha de participação por parte dos atletas:

Prêmios em dinheiro

Distribua valores diferentes para cada colocado no ranking, entre cada categoria e divisão do campeonato. Certifique-se de que os valores sejam atrativos para estimular a participação e reconhecer o esforço dos atletas.

Troféus e medalhas

A premiação com objetos físicos também é muito valorizada, já que os atletas costumam “colecionar” seus troféus e medalhas como prova da sua performance. Personalize esses itens de acordo com a edição, categoria e nome do evento.

Equipamentos de crossfit

Outra alternativa excelente que certamente vai incentivar os atletas a seguirem treinando, em busca da mais alta performance. Também é interessante personalizar esses equipamentos para serem lembrados sempre que usados.

Reconhecimento para os vencedores

Que tal criar um Hall da Fama com os vencedores da competição do seu box? O reconhecimento público também é uma forma de valorizar o desempenho dos atletas e seguir motivando-os a praticarem a modalidade. Invista também em destaques nas redes sociais, entrevistas, entre outras iniciativas.

Elementos essenciais para elevar o nível do campeonato

Kit de participação

É muito comum, em eventos fitness, que as empresas invistam em kits personalizados de participação. Essa é uma forma de promover a imagem da marca e posicioná-la em um mercado tão concorrido. Para definir o kit do seu evento, avalie aquilo que pode ser verdadeiramente útil aos atletas – como camiseta, toalha, squeeze, entre outros.

Experiência imersiva

São os detalhes escolhidos para potencializar a experiência que vão transformar um campeonato de CrossFit em um verdadeiro evento de sucesso! Por isso, lembre-se de considerar uma estrutura de som, narração, iluminação, DJ e outros fornecedores com potencial de “dar um up” nesse momento.

Infraestrutura e logística

Além da infraestrutura relacionada à alimentação e segurança, você vai precisar verificar quais são os equipamentos necessários para execução dos WODs durante a competição – e como transportá-los e instalá-los de forma segura no espaço destinado ao evento.

Pós-evento e avaliação

O evento não acaba no momento que o último participante deixa o local da competição. Tão importante quanto toda a organização é a mensuração de resultados, para identificar se todo o esforço e investimento realmente valeu a pena.

Você pode criar uma estrutura de avaliação, como um formulário, ou solicitar o feedback dos participantes. Certifique-se de documentar essas informações para avaliá-las na estratégia de uma futura edição do evento.

Champy: revolucionando a gestão de campeonatos de crossfit

Depois de otimizar a vida de empreendedores com um sistema de gestão completo e personalizado para academias, boxes e studios, a Tecnofit lançou o Champy: uma plataforma de planejamento, organização, vendas e execução de campeonato de CrossFit sem complicações!

Principais funcionalidades do champy

  • Dashboard para gestão completa do seu campeonato
  • Controle inscritos e camisetas
  • Leaderboard com lançamento fácil
  • Automações (Baterias, Pontuação e Categorias)
  • Criação de página de inscrição personalizada
  • Venda de inscrição online (Taxa: 8% + R$0,39 por inscrição)
  • Criação de cupom de desconto

Vantagens do champy

  • Mais visibilidade, zero complicações: com o Champy você planeja, estrutura, divulga, vende e executa o campeonato de CrossFit sem deixar passar nenhum detalhe
  • Banco de dados completo e automatizado: você não precisa criar tudo do zero. A plataforma oferece dicas, modelos e as práticas mais usadas no segmento
  • Você está no controle: a otimização da plataforma também evita que você dependa de outras pessoas para o sistema funcionar
  • Maior alcance: o Champy permite criar uma página exclusiva de divulgação e vendas e ainda aparecer no hub de campeonatos exclusivos

Conclusão

Organizar um campeonato de CrossFit de sucesso exige planejamento minucioso, recursos adequados e atenção aos detalhes. No entanto, os benefícios para a comunidade, atletas e seu negócio fazem todo o esforço valer a pena.

Lembre-se de que a experiência dos participantes deve ser sempre a prioridade absoluta, desde o primeiro contato até o pós-evento. Com as estratégias certas, parcerias adequadas e ferramentas como o Champy, você pode criar um evento memorável que fortalece a comunidade CrossFit e impulsiona os resultados do seu box.

Um campeonato de CrossFit bem-sucedido não apenas celebra os atletas e a modalidade, mas também constrói relacionamentos duradouros e posiciona seu box como referência na comunidade fitness local.

 

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