Como fazer o seu negócio fitness ser encontrado no Google Meu Negócio

Posts

»

Há um ditado bem famoso que diz: “quem não é visto, não é lembrado”. Atualmente, em um mundo tão digital como o que vivemos, é fundamental que a sua empresa esteja no Google. Mais do que isso: esteja em destaque! Mas como colocar sua empresa no Google Meu Negócio?

 

O Google Meu Negócio (GMN) é uma ferramenta do próprio Google para colocar o seu negócio local na internet. E a grande vantagem é a possibilidade de seu estabelecimento fitness aparecer até no Google Maps.

 

A pandemia fez com que o mundo fitness precisasse se adaptar ao digital, no entanto, ele ainda continua sendo algo extremamente físico. Um gestor fitness quer que os alunos visitem seu espaço, treinem lá, indiquem para amigos, etc. Logo, cadastrar sua academia, box ou studio no GMN, é um ótimo caminho para isso!

 

O que é o Google Meu Negócio?

 

Como dito acima, é uma ferramenta gratuita que permite que sua empresa seja encontrada no Google, mais conhecido como o principal mecanismo de buscas no Brasil, representando quase 90% das buscas feitas por aqui. Além, é claro, de aparecer na ferramenta de navegação Google Maps.

 

Quando uma empresa é cadastrada na plataforma, ela precisa preencher informações relevantes do negócio e, essas informações, aparecem em destaque ao lado direito da página de busca. Mais ou menos assim:

tecnofit google meu negócio

Ou seja, quando alguém procurar pelo nome da sua empresa, essa pessoa terá acesso a informações relevantes do negócio, como:

 

  • – Localização;
  • – Horário de funcionamento;
  • – Telefone para contato;
  • – Imagens do local;
  • – Site;
  • – Muito mais.

 

Assim como comentários e avaliações feitas por usuários, aparecerão também. O que é uma ótima forma de validar o seu negócio fitness! Se ele possui uma boa avaliação e elogios, outros alunos ficarão seguros para se matricularem.

 

Outra grande vantagem de ter o seu negócio no GMN é que, se o usuário procurar pelo celular, ele já consegue abrir no Google Maps e ser guiado pelo GPS até a sua empresa. Incrível, né?

 

Por que um estabelecimento fitness precisa estar no GMN?

 

Os motivos são vários, mas vale destacar dois: presença digital e praticidade para os usuários.

 

Já falamos aqui no blog sobre a importância de um negócio fitness ter presença digital, principalmente no post que passamos dicas de como aumentar o engajamento no Instagram. Mas a diferença do Google Meu Negócio é que você vai ter presença digital para quem quer encontrar um negócio físico, percebe a diferença?

 

O que nos leva à segunda vantagem: praticidade para o usuário. Imagine que você viaja para um país desconhecido, e quer encontrar uma academia para treinar durante sua viagem. Você está nos Estados Unidos e procura por uma academia na Quinta Avenida, onde você está hospedado:

academia no google meu negócio


Viu como é prático? O mecanismo mostrou apenas academias na Quinta Avenida, além de mostrar horário de funcionamento, avaliações e comentários. Se você fizesse essa busca pelo celular, já poderia mandar essa rota para o Google Maps e ir até o estabelecimento.

 

Como cadastrar sua academia, box ou studio no GMN

 

Passo 1

 

Procure por “google meu negócio” e abra o primeiro link. Ou, se preferir, pode clicar direto aqui. Depois disso, clique em “Gerenciar agora”.

gmn

 

Passo 2

 

Agora está na hora de cadastrar o seu espaço fitness. Coloque o nome do seu negócio.

gmn

 

Como a empresa “Teste Fitness” ainda não foi cadastrada no Google, basta clicar em “Criar uma empresa com esse nome”. Concorde com os termos de uso e avance para a próxima tela.

 

Passo 3

 

Escolha o segmento em que a sua empresa atua. Essa etapa é muito importante, pois o Google irá utilizar esse segmento para indicar seu negócio para pessoas que procuram sobre. Para o nosso teste, a Teste Fitness será um estúdio de pilates.

estúdio de pilates

 

Passo 4

 

Como estamos falando de negócios fitness, o que mais queremos é que as pessoas o visitem, não é mesmo? Essa marcação vai fazer com que o Google mostre o endereço do espaço físico da sua empresa, permitindo assim que as pessoas cheguem até ela.

 

Passo 5

 

Outro campo fundamental: o endereço da sua academia, box ou studio. No nosso exemplo aqui, sempre que alguém procurar por “estúdio de pilates cabral”, as chances do Teste Fitness aparecer são grandes. Afinal, ele é um estúdio de pilates situado no bairro Cabral, em Curitiba.

 

Passo 6

 

Para mostrar, exatamente, onde fica a sua empresa, basta mexer no cursor vermelho.

 

Passo 7

 

Essa opção é mais utilizada por empresas como restaurantes, por exemplo, que possuem serviço de delivery. Mas se o seu negócio fitness, de alguma forma, realiza atendimentos fora do ambiente físico, marque a opção “sim”.

 

Passo 8

 

Coloque seu telefone e site (caso tenha um) para que os alunos possam entrar em contato com você. Dica: se você ainda não possui um site, sem problemas, é possível adicioná-lo ao Google Meu Negócio posteriormente.

 

Passo 9

 

Quase tudo pronto!

google meu negócio

Agora já está quase tudo pronto. Para se certificar que a sua empresa não é um negócio fantasma, o Google enviará uma carta com um código para o endereço fornecido. Com esse código em mãos, você irá conseguir finalizar o cadastro e a sua empresa começará a aparecer.

 

Essa carta que o Google envia, de fato, é uma carta física, ok? Ela demora, em média, 12 dias para chegar ao local. Depois de receber a carta com o código e digitá-lo no seu cadastro, aí sim tudo estará pronto!

 

Conclusão

 

O Google Meu Negócio vai fazer com que seu negócio seja visto e encontrado por mais pessoas, consequentemente, expandindo o alcance da sua marca. Outro fator importante são as métricas às quais você terá acesso!

 

Recentemente, aqui no blog, falamos sobre 5 estratégias de marketing para negócios fitness e, entre essas estratégias, estava o acompanhamento de métricas. O Google Meu Negócio irá fornecer métricas, tipo:

 

  • – Como os clientes pesquisam sobre a empresa;
  • – Comportamento após encontrar sua empresa;
  • – Quantas pessoas ligaram diretamente para a empresa;
  • – Quantas pessoas solicitaram a rota para chegar no estabelecimento;
  • – Quantas pessoas visitaram o site.
  • – Muitas outras!

 

Logo, fica claro como você está deixando dinheiro em cima da mesa ao não registrar sua empresa fitness no GMN! Mas, com o tutorial de hoje, ficou fácil, não é mesmo? Caso tenha ficado alguma dúvida, é só comentar aqui embaixo.

 

Até a próxima!

Artigo produzido e revisado por: Christian Aguilera, Analista de Conteúdo na Tecnofit.


Data de publicação: 18 de janeiro de 2021

Assuntos relacionados

Compartilhe esse artigo:

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa Newsletter para ficar por dentro dos conteúdos da Tecnofit.

Rua General Mário Tourinho, 1746 - 12° andar
Bairro Seminário - CEP: 80740-000 - Curitiba - PR
Tecnofit Tecnologia e Sistemas LTDA - ME | CNPJ: 21.231.459/0001-76

Os usuários são aconselhados a ler atenciosamente nossa política de privacidade.

© Todos os direitos reservados. Agência Polvo