Estou em quarentena por causa do Coronavírus, e agora?

Posts

»

Estou em quarentena por causa do Coronavírus, e agora?

Com a chegada do COVID-19 no Brasil, medidas de isolamento foram adotadas para conter a disseminação do vírus, e isso mexeu com a rotina de milhões de brasileiros. Na quarentena, muitos estão trabalhando em casa na companhia dos filhos, seus parceiros e dos seus pets, e temas como home office, treinos em casa e ansiedade estão sendo amplamente abordados.

Diversas Academias, Box e Estúdios estão de portas fechadas por determinação do governo, nesse momento os empreendedores se reinventam usando estratégias para se aproximar dos seus clientes, e temas como gestão financeira estão sendo muito procurados e os especialistas estão ajudando com dicas de como enfrentar essa fase difícil.

Por falar em gestão financeira, temos um podcast sobre esse tema com muitas sugestões:

podcast melhore sua gestão financeira


A seguir temos dicas de como aproveitar melhor o seu tempo durante esse período para você que está se acostumando com esse novo jeito de trabalhar:

ESTABELEÇA UMA ROTINA
É importante definir uma rotina com horários para as refeições, cumprir a jornada de trabalho corretamente, ir ao mercado fora de horário de pico e reservar horários para seus hobbies, leituras, para pôr suas séries em dia e até para se informar.


HOME OFFICE

Para quem está de home office é importante ter disciplina, mantendo a jornada como se estivesse na empresa. Se entrar numa chamada por vídeo com clientes ou colegas de trabalho, cheque se o microfone está ligado, verifique como você está aparecendo na webcam, e cuide para que uma criança não apareça na câmera ou um pet passe atrás de você. Mesmo em casa não podemos relaxar, precisamos nos atentar que estamos trabalhando, principalmente para que conversas de dentro de casa não vazem no microfone. Tome cuidado com os ladrões de atenção, como redes sociais ou o próprio Coronavírus, que é o principal assunto do momento, reserve um momento do dia para se informar. Após uma interrupção, levamos uma média de 23 minutos para retomar a atenção total numa tarefa, segundo uma especialista ouvida pelo Wall Street Journal.


ERGONOMIA

Prepare um ambiente para trabalhar de forma que não sobrecarregue nenhuma parte do seu corpo. Adapte sua cadeira com uma almofada, procure um ambiente da casa que não tenha interferência de crianças ou pets. É importante também alongar-se antes e depois do expediente, pois com mais tempo em casa ficamos mais preguiçosos e precisamos nos movimentar.


ALIMENTAÇÃO

As demandas do trabalho exigem tanta atenção que às vezes nos esquecemos de nos alimentar e beber água. O ideal é termos horários estabelecidos para realizar as pausas para as refeições, com mais tempo em casa, é fácil nos descuidarmos com a alimentação e acabamos comendo mais vezes durante o dia. Inclua alimentos saudáveis na sua dieta, dê preferência a alimentos frescos e preparados na hora, evite as comidas prontas de supermercado.


TREINOS EM CASA

A febre dos treinos em casa tomou conta do Brasil, são diversas opções e muitos profissionais estão disponibilizando treinos online para seus alunos, com vídeos, homewod’s ou com vídeos e posts em aplicativos e redes sociais.

EXERCÍCIO FÍSICO EM TEMPOS DE PANDEMIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES SOBRE IMUNIDADE

Nos aplicativos Tecnofit e Tecnofit Box foram disponibilizadas algumas funcionalidades que as Academias e Box estão utilizando para postarem vídeos gravados, links e até treinos ao vivo através de links do Youtube.

Afinal, estar em casa não é desculpa para não se exercitar, não é mesmo?

Como alguns treinos exigem máquinas, equipamentos ou acessórios, os professores indicam o uso de objetos que encontramos em casa mesmo, sem a necessidade de treinar com grandes quantidades de peso. Opções como pacotes de feijão e arroz, caixas de ferramentas e até pesos feitos de concreto são encontrados na internet para pessoas treinarem em casa. Tem academia alugando equipamentos para os alunos não deixarem de treinar. Confira o Kit Completo sobre ações para o momento do Coronavírus e utilize no seu site ou redes sociais, além de e-book, cartazes e materiais para relacionamento.

O uso da tecnologia é essencial em ações que engajam e aproximam os alunos, como tudo acontece muito rápido, preparamos alguns materiais de suporte para te ajudar a enfrentar essa crise.

Higiene: Nesse período, a orientação é sair de casa somente quando for necessário, como para ir ao mercado ou na farmácia e quando voltar lave as mãos, e nos lugares que tiver álcool em gel 70%, utilize. Evite tocar nariz, olhos e boca, quando voltar para casa e se puder, troque de roupa. Se estiver alguém gripado na família, mantenha-o isolado em outro cômodo de casa.

 

LAZER E APRENDIZADOS

Leitura: Sabe aquela leitura que estava atrasada há algum tempo ou aquele livro em PDF que você estava querendo ler, mas nunca tinha tempo? Esse é o momento! Reserve pelo menos 1 hora por dia para por suas leituras em dia. Não consegue todo esse tempo? Reserve 30 minutos, mas o importante é dar o primeiro passo.

Hobbies: Com mais tempo em casa e saindo menos, é hora de pôr em prática aquele hobby que você sempre quis fazer, mas acabou deixando pra depois, porque a vida não é só trabalho, não é? Coloque suas séries em dia, passe mais tempo com os filhos e faça aquelas brincadeiras que não fazia há muito tempo. Aproveite este tempo para aprender uma receita nova, para consertar aquele móvel que está lá faz tempo precisando de um reparo e você disse que ia arrumar. Na internet tem muitos vídeos tutoriais sobre pintura, artesanatos entre outras atividades.

Cursos: Aproveite esse período para aprender algo novo, diversos sites estão disponibilizando vários cursos de graça, como inglês, espanhol, libras entre outros. Alguns com certificado e outros não, mas o que importa é o conhecimento, então faça reuniões online com seus amigos ou colegas de trabalho para debater algo novo.

Redes Sociais: Atualize as redes sociais, troque a foto, inclua aquele curso que você fez e não deu tempo de adicionar o certificado. Aproveite esse tempo também para conversar com amigos que não falava faz muito tempo.

Aprendizados: Encontramos lives no youtube quase que diariamente sobre assuntos diversos, como agir em momentos de pandemia, otimização do tempo, como trabalhar home office, entre outros, tem para todos os gostos.

É hora também de aprofundar um assunto que esteja relacionado ao seu trabalho, como uma linguagem de programação, uma técnica de atendimento, ferramentas de qualidade, comunicação e temas que estejam em alta no momento.


NOTÍCIAS

Reserve um momento do dia para se informar, e não veja várias vezes a mesma notícia, pois isso atrapalha a sua rotina. Com o isolamento, diversos temas são tratados por psicólogos e terapeutas, como saúde mental, ansiedade, sentimentos de medo e incertezas, tudo isso combinado com o isolamento e o alto volume de informações recebidas pela TV, rádio e internet diariamente mexem com os sentimentos das pessoas. Importante: Não repasse e fique atento às fakes news, se informe em fontes confiáveis.


OUTRAS DICAS

– Conecte-se com as pessoas, faça ligações e vídeo chamadas com seus familiares e amigos, especialmente aqueles mais vulneráveis, como crianças e idosos.
– Dedique atenção a quem mais precisa. Idosos e crianças necessitam de atenção especial neste momento.
– Reduza o estigma. O coronavírus não tem bandeira e não escolhe etnia, nacionalidade e outras características. Ninguém é culpado por estar com o vírus.
– Conhece alguém que está se recuperando? Ofereça seu apoio, compaixão e gentileza. Isso faz bem para a gente mesmo também!
– Valorize os autônomos e pequenos empresários da sua região, eles podem ser um dos grupos que mais precisam de apoio nesse momento.
– Mande mensagens positivas, porque é o que mais precisamos de positividade nesse momento tão difícil.

Confira o vídeo que a Tecnofit preparou especialmente para os seus clientes. Tudo ficará bem!

E você, o que tem feito nesse período de quarentena? Conta pra gente!
Se tiver mais dicas, mande pra gente também!

 

TECNOFIT

O sistema Tecnofit é o melhor sistema de gestão do segmento Health & Fitness. Além de ser moderno e extremamente completo, é simples de usar. Você pode as nossas funcionalidades na palma da sua mão.  

Solicite uma demonstração com um dos nossos consultores e se surpreenda.


Texto escrito por:
Allan Costa, colaborador da Tecnofit


Data de publicação: 30 de março de 2020

Assuntos relacionados

Compartilhe esse artigo:

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa Newsletter para ficar por dentro dos conteúdos da Tecnofit.

Rua General Mário Tourinho, 1746 - 12° andar
Bairro Seminário - CEP: 80740-000 - Curitiba - PR
Tecnofit Tecnologia e Sistemas LTDA - ME | CNPJ: 21.231.459/0001-76

© Todos os direitos reservados. Agência Polvo