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6 áreas para você focar seus esforços durante o lockdown das academias

6 áreas para você focar seus esforços durante o lockdown das academias

No dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarava o Covid-19 como uma epidemia mundial. Alguns dias depois, aqui no Brasil, vimos os primeiros casos e os negócios fitness sendo fechados. Um ano se passou e, em 2021, vemos esse cenário novamente. A diferença é que, no ano passado, tudo…

lockdown das academias

No dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarava o Covid-19 como uma epidemia mundial. Alguns dias depois, aqui no Brasil, vimos os primeiros casos e os negócios fitness sendo fechados. Um ano se passou e, em 2021, vemos esse cenário novamente.

A diferença é que, no ano passado, tudo era novidade. Lockdown e isolamento social eram uma novidade para os alunos e, até mesmo, para os gestores.

Agora, em 2021, temos vários cases de sucesso de negócios fitness que não só sobreviveram ao lockdown, como voltaram com mais força.

Pensando nisso, e com base nas experiências vividas aqui na Tecnofit durante o ano de 2020, nossos especialistas separaram várias dicas para você aplicar em seu negócio e sobreviver a mais um lockdown.

As dicas a seguir são de áreas distintas, mas que precisam funcionar como uma unidade para que a sua academia sobreviva a mais este período de portas fechadas.

Marketing

Fidelizar um aluno é muito mais barato que atrair um novo. Logo, para conseguir reter os alunos que você já tem, é preciso ter uma comunicação assertiva com eles. Utilize canais como e-mail e grupos de WhatsApp para distribuir conteúdos educativos e manter um contato mais próximo, essa ação vai agregar valor ao serviço.

Aproveite este momento para fortalecer a sua marca, alimentando as redes sociais mais intensamente, por exemplo. Não deixe que o nome da sua empresa saia da mente de seus alunos.

Invista em aulas mais interativas e animadas. Crie uma comunidade, para que seus alunos não pensem em cancelar a matrícula. Outra boa dica de marketing é disponibilizar aulas experimentais de forma online, buscando novos visitantes para serem trabalhados no futuro.

Vendas

Com o lockdown das academias, dificilmente seus consultores estarão com muitas demandas novas. No entanto, não os deixe ociosos e redirecione-os para atividades essenciais no momento.

Aproveite a baixa movimentação no negócio para olhar oportunidades antigas no seu CRM. Então, entre em contato oferecendo aulas online, acompanhamento a distância ou então apenas se mostrando presente. Além de gerar vendas, você estará colocando sua marca na mente do consumidor.

E por falar em aulas online, esse serviço, mesmo que de forma remota, tem o seu valor. Então não hesite em precificar essa atividade. Sem contar que, manter-se fisicamente ativo é extremamente importante no combate e prevenção ao Covid-19, use isso no seu discurso de vendas.

Sucesso do cliente

A área de sucesso do cliente é uma das maiores responsáveis pela retenção de alunos. Crie treinos online e personalizados e divulgue pelo app, pois seu aluno precisa treinar para continuar com o plano ativo.

Sabe os equipamentos que estão parados em sua unidade? Aproveite e alugue-os para seus alunos. Além de ajudá-los, vai gerar uma renda extra.

Outra forma de reter alunos é utilizando o Club Fit a seu favor, premiando os alunos que se destacam nos treinamentos, para incentivá-los a continuar treinando e cuidando da saúde.

Neste momento, é fundamental que você esteja presente. Dessa maneira, você mostra que está preocupado com seus alunos, e fortalece o relacionamento. Para aumentar o senso de comunidade entre seus alunos, conecte-os por meio de desafios. O app Tecnofit pode te ajudar nisso!

Desenvolvimento de produto

Para os especialistas da Tecnofit, este é o momento ideal para realizar pesquisas e entrevistas com alunos, para entender onde e como melhorar o serviço prestado. Se achar necessário, ligue para eles.

De acordo com as sugestões dos alunos, entenda o impacto que essa ação causará no serviço prestado, e quanto você vai precisar investir (tempo e dinheiro) nela. Depois disso, defina o mínimo necessário para colocar a ideia em prática e valide com seus alunos o quanto antes.

Quando as ações estiverem rodando, acompanhe os resultados gerados e fique de olho nos números. Compare o que você esperava alcançar, com o que alcançou. Dessa forma, você vai aprendendo com os resultados. Por último, basta repetir o ciclo.

Financeiro

Com o lockdown vigorando novamente, é preciso olhar com muito carinho para o financeiro do seu negócio. Mantenha o foco no fluxo de caixa, prepare planos e cenários para condições adversas, internas e externas.

Também mantenha olhares e atenção para o cliente. A tecnologia neste momento é uma aliada crucial, ofereça pacotes com vários produtos e continue entregando sucesso ao seu cliente.

Agora é o momento de otimizar recursos e eliminar o supérfluo! Com o conhecimento do seu financeiro versus operação, identifique aquilo que não é essencial. Faça um desenho da sua operação, mapeie as etapas medindo e questionando cada recurso utilizado nas cadeias dos seus processos.

E a dica financeira mais importante: busque não antecipar os seus recebíveis. Apesar de parecer uma boa proposta, a antecipação pode causar danos graves no seu fluxo de caixa. A pior parte é que esses danos são irreversíveis.

Recursos Humanos

Não é porque as portas estão fechadas que seus colaboradores devem perder o ânimo em fazer acontecer. Um líder corajoso não se cala mesmo quando o assunto é difícil. Compartilhar de forma transparente os nossos sentimentos ajuda a fortalecer as conexões e a passar por este momento tão difícil.

Convide seu time para falar sobre emoções, faça o acolhimento e transforme as frustrações em motivação. Ressignificar a dor é transformador! Crie canais de comunicação e interação, promova formas de estarem juntos mesmo que online, seja através de happy hours ou amigos secretos.

Envolva todo o time para pensar estrategicamente em possíveis soluções para manter o negócio de pé, protagonismo mantém o time engajado.

Conclusão

Lockdown e negócios fitness fechados estão longe de serem o cenário ideal. Obviamente, ninguém queria essa situação novamente. No entanto, com o aumento dos casos, ficou inevitável.

Porém, utilizando aprendizados, erros e acertos de outras empresas do segmento, é possível imaginar um 2021 mais próspero na gestão fitness. Seguindo as dicas acima, o seu negócio tem tudo para superar este momento adverso.

Tenha esperança e esteja preparado(a). Assim como no ano passado, a tendência é que as vendas voltem a aquecer logo após a reabertura. Então, reorganize a casa e esteja pronto(a) para crescer muito em breve.

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