Crossfit machuca? Saiba comunicar os benefícios da modalidade para seus alunos

Posts

»

Na última quinta-feira, dia 18/02, o termo “crossfiteiro” ficou em alta nas plataformas de buscas e redes sociais. Isso porque um participante do reality show Big Brother Brasil (Rede Globo), coach de crossfit, se machucou durante uma prova. Entre os questionamentos dos internautas, estava: crossfit machuca?

 

Alguns mais extremistas chegaram a dizer que, depois da lesão sofrida pelo participante do programa, o crossfit perderia força no Brasil. O que não é bem verdade. No entanto, é seu papel como gestor de um box saber o que dizer para seus alunos, para que eles não caiam nesse “papo furado”.

 

Pensando em te ajudar nessa missão, preparamos um conteúdo falando sobre os benefícios do crossfit e como você deve usar isso em seu box. Acompanhe até o fim!

 

Crossfit machuca?

 

Antes de partir para os benefícios do crossfit, é preciso desmentir essa história que “crossfit machuca”. Especialistas dizem que a principal causa de lesões é o quanto de atividade o aluno faz, e não a atividade em si. Além, é claro, do equilíbrio entre quantidade de exercícios e quantidade de descanso oferecido ao corpo.

 

A lesão sofrida pelo participante do reality show foi, relativamente, séria. Aparentemente, aconteceu uma luxação de ombro. Essa lesão acontece quando os ossos do ombro perdem o contato um com o outro, no caso, o úmero perde contato direto com a escápula. Por isso fica aquela aparência de que o ombro saiu do lugar.

 

Essa lesão pode ocorrer por diversos motivos, entre eles: carga exagerada, exercício pesado realizado de maneira não muito segura, técnica de execução falha ou, acredite se quiser, frouxidão ligamentar. É possível sofrer uma luxação de ombro até mesmo dormindo.

 

Uma coisa que você deve saber é que exercícios físicos funcionam se forem adequados ao nível de condicionamento de quem os pratica. O mesmo acontece com o crossfit que, se for praticado inadequadamente, pode machucar, assim como qualquer outra atividade física.

 

Logo, cai por terra a teoria que o crossfit machuca ou que o participante do BBB não deveria ter se machucado só por ser coach de crossfit. Agora vamos aos benefícios da modalidade!

 

Benefícios do Crossfit

 

Eu sei que você que é gestor de um box ou coach de crossfit, sabe de cor e salteado todos os benefícios que essa modalidade oferece. No entanto, em um momento onde todos estão falando sobre esse assunto, além de saber sobre os benefícios, você precisa saber vendê-los!

 

Veja a melhor forma de comunicar para alunos e pessoas interessadas quais são os benefícios do crossfit:

 

Emagrecimento eficiente

 

Segundo as Tendências Fitness Brasil 2021, a perda de peso é o maior desejo dos brasileiros para o ano de 2021. E, para quem busca perder aquela gordurinha extra, o crossfit é perfeito!

 

Com treinos que envolvem levantamento de peso, uso dos braços em flexões, agachamentos, tiros de velocidade, abdominais e saltos, todo o corpo é trabalhado e muitas calorias são queimadas.

 

Os resultados são perceptíveis na redução de medidas, fortalecimento do corpo, emagrecimento e definição muscular. Ou seja, essa é uma ótima forma de comunicar e atrair mais alunos para o seu box.

 

Aumenta a flexibilidade

 

Em recente pesquisa, mais de 80% dos trabalhadores disseram estar adorando o modelo de trabalho remoto e que não pretendem voltar para o escritório em tempo integral. Ou seja, cada vez mais pessoas irão trabalhar de casa.

 

E o crossfit pode ser um ótimo aliado para pessoas que passam horas e horas sentadas em frente ao computador. Além de aumentar a flexibilidade, o crossfit é capaz de melhorar o fluxo sanguíneo que chega aos músculos, o que é fundamental para a saúde do corpo.

 

Sentimento de tribo

 

Segundo a Teoria das Necessidades Humanas de Maslow, a socialização é uma das principais necessidades dos indivíduos. A psicóloga Maria Helena Gonçalves da Silva disse que “o indivíduo sente-se motivado, satisfeito e ao mesmo tempo feliz por estar com amigos, família e convivendo entre outras pessoas”.

 

Logo, seja você gestor de um box ou coach, é preciso que você saiba como incentivar seus alunos do jeito certo. E despertar esse sentimento de tribo neles é importantíssimo, pois o ser humano adora estar em grupo.

 

Reduz o estresse

 

Atualmente, quem é que não está estressado, não é mesmo? Até mesmo durante o nosso momento de entretenimento, como no reality show citado no início deste conteúdo, nos estressamos.

 

E o crossfit, assim como outras atividades físicas, é capaz de liberar endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina, os famosos hormônios do prazer. Eles são responsáveis por melhorar nosso humor e promover o aumento da sensação de bem-estar.

 

Entre outros benefícios do crossfit, está a melhora significativa na qualidade do sono, uma alimentação mais saudável e aumento na resistência mental. Ou seja, é uma ótima pedida para quem deseja estar em dia com a saúde física e mental.

 

Conclusão

 

Ao longo desse conteúdo, duas coisas ficaram claras (ou, pelo menos, deveriam ter ficado): crossfit não machuca e que, qualquer atividade física, feita com acompanhamento adequado e responsabilidade, apresenta muitos benefícios.

 

Se você quer mais dicas para alavancar o seu box neste ano, descubra tudo o que você precisa para bombar o seu box de crossfit em 2021.

 

Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe um comentário abaixo. Até a próxima!

 

Artigo produzido e revisado por: Christian Aguilera, Analista de Conteúdo na Tecnofit.


Data de publicação: 22 de fevereiro de 2021

Assuntos relacionados

Compartilhe esse artigo:

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa Newsletter para ficar por dentro dos conteúdos da Tecnofit.

Rua General Mário Tourinho, 1746 - 12° andar
Bairro Seminário - CEP: 80740-000 - Curitiba - PR
Tecnofit Tecnologia e Sistemas LTDA - ME | CNPJ: 21.231.459/0001-76

Os usuários são aconselhados a ler atenciosamente nossa política de privacidade.

© Todos os direitos reservados. Agência Polvo