Vamos, galera, mulheres! O movimento de empoderamento feminino também chegou no universo fitness, mas antes de mergulhar nessa tendência, é importante saber que abrir uma academia para mulheres vai muito além de escolher os equipamentos e aulas: é preciso garantir um ambiente acolhedor e inspirador em todos os pontos de contato com esse público.
Apesar das particularidades, tudo indica que vale a pena investir em uma academia para mulheres! De acordo com o estudo WOMEN AND SPORTS, publicado pelo IBOPE Repucom, as mulheres têm um papel central no crescimento de praticantes de atividades físicas desde 2020, representando 60% dos 21 milhões de novos esportistas.
Além disso, entre as 15 atividades físicas mais populares no Brasil, as mulheres ultrapassam os homens na prática de oito delas, com pilates e yoga entre as modalidades com maior predominância desse público, praticadas quatro vezes mais pelas mulheres do que pelos homens.
A força feminina nos esportes representa muito mais do que a busca pela saúde e bem-estar. É, também, uma oportunidade para gestores e empreendedores do setor, que podem garantir excelentes resultados ao investir em academias para mulheres. E, aqui neste artigo, a gente te conta o que esse tipo de negócio precisa ter para se destacar entre os concorrentes. Acompanhe para saber mais!
O que define uma academia para mulheres e por que esse nicho cresce
Além de ser um espaço exclusivo para o público feminino, uma academia para mulheres tem uma proposta diferenciada, que envolve oferecer um ambiente acolhedor e livre de julgamentos, com serviços e profissionais preparados para atender às demandas e preferências desse público.
Esse modelo de negócio cresce à medida que o movimento de empoderamento feminino ganha ainda mais força na sociedade, já que uma academia para mulheres vai muito além da busca pela estética – envolve, também, a necessidade de uma experiência leve e acolhedora com impacto na saúde física e mental.
Os diferenciais de uma academia feminina: além dos equipamentos
Um ponto sempre importante para se diferenciar é ter um bom nome, veja mais em nesse artigo, em que criamos uma seção só de nomes de academia femininos.
Enquanto algumas academias tradicionais buscam a diferenciação no mercado por meio dos equipamentos de última geração, a prioridade é a experiência completa e personalizada, quando o assunto é uma academia para mulheres.
Além de um atendimento próximo, humanizado e acolhedor, é importante que a força da comunidade da academia para mulheres seja estimulada por meio das atividades, eventos e serviços oferecidos.
A adaptação do treino, planejamentos e aulas que levem em consideração a rotina feminina e a empatia com cada fase da vida de uma mulher também são atributos que se destacam nesse tipo de estabelecimento.
Como montar uma academia para mulheres do zero: 5 primeiros passos
E aí, bateu o interesse em investir em uma academia para mulheres? Então vem que a gente te conta os cinco primeiros passos para abrir um estabelecimento com foco no público feminino!
- Defina quem serão suas clientes ideais: apesar de uma academia para mulheres já orientar uma segmentação, quando falamos nas estratégias específicas para o público-alvo, essa ainda é uma parcela enorme da população. Por isso, determine o perfil de clientes que você deseja atender, que é o que vai direcionar todo o planejamento do seu negócio.
- Faça uma pesquisa de mercado: avalie os concorrentes próximos da sua região, os pontos fortes e oportunidades de desenvolvimento desse modelo de negócio e entenda como você pode se diferenciar nesse meio.
- Monte um plano de negócios: detalhe todos os seus objetivos e indicadores, projeções de receita e gastos, estratégia de marketing e demais elementos para buscar seus resultados com a academia para mulheres.
- Crie uma marca poderosa: a conexão das mulheres com a sua academia deve ser criada desde o momento de conhecimento da marca. Sendo assim, o branding deve transmitir acolhimento, empoderamento e outros sentimentos que tenham tudo a ver com o propósito da sua empresa e com o público em questão.
- Defina os seus fornecedores: para essa escolha, valem as mesmas orientações e diferenciais que você busca para o seu negócio. Os seus parceiros devem ser a extensão da academia, tanto em termos de qualidade e eficiência, quanto no atendimento personalizado e experiência diferenciada.
O que uma academia para mulheres precisa ter em termos de estrutura
Agora que você já conhece o passo a passo básico sobre como montar uma academia para mulheres, falando de estrutura, é hora de detalhar o que uma academia para mulheres precisa ter para que ela também seja funcional e atrativa! Listamos abaixo três elementos principais que podem fazer toda a diferença nos seus resultados.
Escolhendo o ponto ideal e a ambientação focada no público feminino
Em geral, a localização é um dos fatores de maior impacto no sucesso de um negócio. E para academia para mulheres não é diferente! Escolher um local de fácil acesso e em regiões com alto fluxo, próximo aos comércios, escolas, universidades e centros empresariais, pode ajudar a tornar a rotina das suas alunas muito mais conveniente.
A ambientação e atmosfera também precisam respirar as necessidades do público feminino – o que nem sempre significa mergulhar na tinta cor-de-rosa, ok? Lembre-se que o perfil de clientes que você quer atender deve guiar a escolha da decoração, elementos escolhidos na decoração e demais detalhes do espaço.
Equipamentos e modalidades que não podem faltar
Essa também é uma escolha orientada pela definição do seu público-alvo. No entanto, em geral, academia para mulheres devem contar com equipamentos versáteis e confortáveis, que permitam os ajustes necessários para diferentes biotipos e necessidades.
Investir em aulas de modalidades como dança, pilates, treinamento funcional e yoga também pode ser uma boa pedida, já que essas práticas têm predominância feminina.
Vestiários, segurança e amenidades como diferencial estratégico
Por ser um ambiente íntimo, de autocuidado e conforto, o vestiário pode ser um fator decisivo na escolha pela academia que uma mulher deseja treinar. Aqui vale a pena investir, também, na praticidade, oferecendo algumas amenidades, como secador de cabelo, dispenser de absorvente e iluminação própria para a maquiagem, por exemplo.
E para que as mulheres sintam-se verdadeiramente confortáveis treinando na sua academia, a segurança deve ser prioridade. Para isso, invista no controle de acesso seguro, com biometria ou reconhecimento facial, câmera de segurança, entre outros equipamentos e recursos que garantam um espaço seguro para os treinos.
Legalização e burocracias para academias femininas
Assim como as academias tradicionais, uma academia feminina precisa garantir todas as licenças para operar de forma regularizada. Isso inclui o registro do CNPJ, alvará de funcionamento, licença sanitária e liberação do Corpo de Bombeiros, por exemplo.
Além disso, para que os instrutores e instrutoras possam trabalhar na academia, é obrigatório que sejam graduados em Educação Física e certificados pelo CREF.
Marketing para academia feminina: estratégias para atrair o público certo
Tudo o que você promete das portas para dentro da academia para mulheres deve ser estendido para as estratégias de marketing. Essa é a melhor forma de garantir a conexão com esse público, que busca, além de preços e promoções, uma experiência acolhedora, empática e recheada de propósito.
Inbound marketing: criando conteúdo que conversa com a mulher moderna
Essa estratégia consiste em cultivar um lead por meio de conteúdo relevante, até que essa pessoa seja convidada para a conversão, com a compra de um produto ou serviço.
E, falando em conexão com o público feminino, investir em conteúdos autênticos e consistentes sobre bem-estar, vídeos educativos, dicas de treino, alimentação saudável e outros assuntos que se conectem com a rotina de uma mulher moderna, pode fazer toda a diferença para conquistar ainda mais alunas.
Parcerias estratégicas: nutrição, estética e moda fitness
Outra excelente alternativa para atrair ainda mais clientes são as parcerias com outros setores voltados ao bem-estar e rotina da mulher, como nutricionistas, marcas de estética ou moda fitness. Aqui, o cuidado é o mesmo da escolha dos fornecedores: opte por parceiros que cultivem o mesmo propósito da sua marca!
Essas parcerias ajudam a melhorar a percepção de valor agregado e, consequentemente, têm impacto positivo na fidelização!
A importância da comunidade e do sentimento de pertencimento
Conforme antecipamos por aqui, assim como funciona com o CrossFit, uma comunidade engajada pode fazer toda a diferença na academia para mulheres. Fortalecer esse grupo também significa estimular o apoio mútuo, a criação de relações e laços que vão muito além de dividir o espaço de treino, criando verdadeiras defensoras da marca.
Além disso, a criação de uma comunidade na academia para mulheres também pode significar a construção de uma rede de apoio, que costuma ser essencial para diferentes fases da vida de uma mulher.
Criando um ambiente seguro, acolhedor e livre de julgamentos
Apesar de, muitas vezes, as comunidades serem construídas de forma orgânica, cabe à academia estimular um espaço seguro, acolhedor e livre de julgamentos, para que as mulheres sintam-se verdadeiramente bem ao frequentar o espaço.
Para isso, a equipe precisa ser treinada para atuar de forma empática, capaz de atender de forma humanizada e personalizada todo e qualquer perfil de cliente, independentemente da situação.
Como a tecnologia melhora a experiência na academia feminina
Por mais ambíguo que isso pareça, as ferramentas tecnológicas podem contribuir para que a experiência em uma academia para mulheres seja cada vez mais humana!
Isso porque contribui com a otimização de tarefas, como check-in, agendamento de aulas, comunicação e acompanhamento de resultados, para que instrutores e instrutoras possam focar na evolução e relacionamento com as alunas, potencializando os níveis de engajamento e satisfação.
A tecnologia também tem um papel importante na gestão da academia para mulheres, garantindo a visibilidade sobre todos os fatores que impactam no sucesso do negócio, como o controle financeiro, gestão de alunas e recursos, gestão de matrículas, planos, aulas, indicadores de frequência e retenção, entre outros.
O papel da Tecnofit na gestão e fidelização: do financeiro ao app da aluna
Conforme explicado logo acima, a tecnologia pode ser a melhor amiga na administração de um negócio fitness. Com um sistema de gestão completa e personalizada, como a solução da Tecnofit, por exemplo, você garante a centralização e otimização de uma série de processos financeiros e operacionais – desde o controle de pagamentos, presença e evolução das alunas, até a conexão e comunicação por meio de um aplicativo de treino!
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