2888
O que é DRE e qual a importância desse indicador para o seu negócio fitness?

O que é DRE e qual a importância desse indicador para o seu negócio fitness?

Você já ouviu falar de Demonstração do Resultado do Exercício? Para quem não está envolvido no mundo das finanças, esse nome não é muito conhecido. Agora, para quem tem seu próprio negócio, é extremamente importante saber exatamente o que ela significa e como criá-lo corretamente. Então, no texto de hoje, temos o objetivo de te…

Você já ouviu falar de Demonstração do Resultado do Exercício? Para quem não está envolvido no mundo das finanças, esse nome não é muito conhecido. Agora, para quem tem seu próprio negócio, é extremamente importante saber exatamente o que ela significa e como criá-lo corretamente. Então, no texto de hoje, temos o objetivo de te explicar o que é DRE.

Mas só dar o significado das letras não vai explicar muita coisa, então vamos te mostrar na prática como montar o DRE da sua academia, box ou studio. Acompanhe!

 

Afinal, o que é DRE?

A DRE é um relatório contábil que descreve operações financeiras, formando o resultado líquido da sua empresa, ou seja, qual foi o lucro do seu negócio ou de quanto foi o prejuízo dele.

Esse é um dos indicadores mais importantes de acompanhar, pois ele vai medir a saúde do seu negócio e dar embasamento para tomar as melhores decisões sobre os rumos da sua empresa. A empresa é lucrativa ou dá prejuízo? Será que é preciso fazer um empréstimo para manter as operações ou os resultados estão tão bons que você pode pensar em uma expansão? A DRE vai responder essas perguntas com muita precisão e clareza.

Além disso, uma DRE com bons resultados pode abrir oportunidades para receber investimentos e facilitar muito a tomada de crédito junto a bancos e instituições financeiras privadas e públicas.

Uma ótima maneira de ter o controle dos números da sua empresa é trabalhar com indicadores objetivos, eles vão te dar a real situação do seu negócio. Se quiser saber como utilizar métricas no segmento fitness, clique abaixo e baixe o nosso KIT de Indicadores. É gratuito!

Quais informações devem conter em uma Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)?


Agora que você já sabe o que é DRE, está na hora de saber o que deve constar nesse relatório. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 6.404/1976), a DRE deve ser apresentada dentro de uma estrutura que contenha as seguintes informações:

  1. Receita bruta de vendas e serviços, deduções de vendas, abatimentos e impostos;
  2. Receita líquida de vendas e serviços, o custo de mercadorias e serviços vendidos, e seu lucro bruto;
  3. Despesas com vendas, despesas financeiras deduzidas das receitas, despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;
  4. O lucro ou prejuízo operacional;
  5. O resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;
  6. As participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa;
  7. O lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

Para que fique mais fácil de entender, veja o exemplo da estrutura do relatório abaixo:

 

Fonte: Nibo

Conclusão

Bom, você viu a importância de possuir uma DRE bem estruturada para nortear as decisões estratégicas da sua empresa e também para ter total conhecimento da saúde financeira do negócio.

O sistema de gestão Tecnofit possui um relatório DRE que vai facilitar muito a sua vida! Se quiser conhecer essas e outras funcionalidades para otimizar e melhorar a sua gestão, entre em contato com um de nossos consultores e solicite um teste grátis.

Acelere os resultados do seu negócio fitness com Tecnofit!

Deixe um comentário

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })