Se você frequenta parques, praças, praias ou até mesmo as ruas mais movimentadas da sua cidade, deve ter percebido que o número de corredores de rua têm se multiplicado ano após ano. Nesse cenário, saber como organizar uma corrida de rua pode colocar a sua marca à frente da sua concorrência e ainda movimentar uma comunidade cada vez mais engajada.
De acordo com o 12º Relatório de Tendências do Ano no Esporte, do Strava, a Geração Z tem 75% mais probabilidade do que a Geração X de dizer que sua principal motivação para o exercício é uma corrida ou evento. Ou seja, mais do que correr pela atividade física, a competição entra como um dos principais fatores que estimulam a nova geração a correr.
Apesar de parecer algo simples e democrático, saber como organizar uma corrida de rua vai muito além de uma linha de chegada com bananas e medalhas – como dizem os vídeos virais nas redes sociais. É preciso considerar uma série de custos, burocracias, etapas de divulgação e redes sociais. Mas como o checklist certo, todo esse processo flui da melhor forma! E é para isso que desenvolvemos este artigo. Aproveite as dicas!
Como organizar uma corrida de rua: o guia definitivo do planejamento à largada
Quando pensamos em como organizar uma corrida de rua, o público-alvo e o objetivo do evento pode fazer toda a diferença. Afinal, graças à acessibilidade do esporte, a corrida pode receber desde atletas amadores, que querem aproveitar o evento para se divertir, até profissionais buscando melhorar sua performance.
Esses critérios devem direcionar todos os demais passos do planejamento sobre como organizar uma corrida de rua, desde os patrocinadores, prêmios, circuitos, provas, entre outros.
Então, sem mais delongas, vem conferir as dicas práticas sobre como organizar uma corrida de rua! Lembrando que você pode seguir esse passo a passo ou adaptar de acordo com os seus objetivos e a sua realidade.
Planejamento inicial: os primeiros passos de um evento de sucesso
Como antecipamos logo acima, o planejamento da organização de uma corrida de rua começa respondendo a algumas perguntas: por que você quer fazer um evento como esses, o que você quer conquistar com ele, para quem é focada a sua corrida de rua, quando ela será realizada, qual é o melhor local para fazer uma corrida de rua dentro dos seus critérios, qual é o valor disponível para investimento – e se você não tiver esse valor, como vai atrair investidores, patrocinadores ou vender ingressos e como vai fazer a divulgação, por exemplo.
Detalhamos abaixo algumas dicas para você começar a tomar essas decisões!
Definição do objetivo: corrida beneficente, temática ou competitiva
Uma corrida de rua pode ser mais do que juntar pessoas para competir em determinada distância. E é a definição do objetivo que vai orientar a busca pelos resultados. Você pode, por exemplo, arrecadar fundos para uma doação, divulgar sua marca, comemorar uma conquista, atrair alunos ou patrocinadores, entre outros objetivos.
A partir dessa orientação, pode começar a pensar no percurso, divulgação, convidados, valores da inscrição, decoração do evento, entre outros detalhes que devem fazer toda a diferença para que a sua corrida de rua seja um verdadeiro sucesso.
Defina o público-alvo, a distância e a data ideal para o evento
A partir do objetivo, que tal esclarecer quem é o público-alvo da sua corrida de rua? Por mais que pareça interessante chamar todo mundo, a verdade é que quanto mais segmentado for o seu público, mais fácil é seguir com as escolhas sobre como organizar uma corrida de rua.
Você pode fazer uma corrida apenas para iniciantes, para mulheres, para famílias, para atletas de alta performance, para alunos da sua academia, entre outros perfis. Nessa linha, vale a pena definir qual é a distância e data ideal para a corrida.
Percursos de 5 e 10 km costumam ser os mais comuns para iniciantes, enquanto 15, 21 e 42 km já são consideradas distâncias próprias para atletas de alta performance, que treinam para esse tipo de competição.
Sobre as datas, evite feriados, períodos muito quentes ou dias que coincidam com grandes eventos na sua cidade, como jogos de futebol, shows, apresentações artísticas, feiras culturais, entre outros – a não ser que você queira combinar a sua corrida de rua com esses eventos.
Burocracia e licenças: legalizando sua corrida de rua
Com o que já compartilhamos neste artigo você deve ter percebido que saber como organizar uma corrida de rua não significa “apenas” fechar uma rua para correr, certo? A corrida exige autorização de alguns órgãos públicos – e que podem variar de acordo com o perfil do evento.
Os órgãos públicos essenciais e as autorizações necessárias
O primeiro passo para legalizar uma corrida de rua é alinhar as expectativas com a Prefeitura, órgãos de trânsito, polícia, corpo de bombeiros e demais instituições, de acordo com as exigências da sua cidade.
Isso é necessário para garantir o bloqueio das vias, apoio operacional e de segurança – já que nem sempre é possível ter uma equipe própria em cada metro de uma corrida de rua.
Segurança e saúde: alvarás, ambulâncias e plano de emergência
E, falando em cuidado com a segurança, é obrigatório garantir ambulâncias, profissionais de saúde à disposição e um plano de emergência para resolver qualquer urgência durante a corrida. Lembre-se que esse esporte pode exigir alta intensidade e demandar atendimento médico em alguns casos.
Vale lembrar que a quantidade de ambulâncias e profissionais disponíveis também deve variar de acordo com o volume de corredores.
Contratação de seguros e responsabilidade civil
A contratação de seguro de responsabilidade civil também é um fator praticamente obrigatório para quem quer saber como organizar uma corrida de rua. O seguro protege os participantes de qualquer tipo de imprevisto, protege sua marca e as empresas patrocinadoras, que costumam exigir esse ponto antes mesmo de fecharem o contrato de apoio ao evento.
Estrutura para corrida de rua: o que não pode faltar no dia do evento
Com os bastidores resolvidos, objetivo definido, público-alvo escolhido e saúde e segurança garantidos, é hora de organizar aquilo que fica “visível” para os corredores: a estrutura da corrida de rua. E aqui também tem algumas coisas que não podem ficar de fora do checklist sobre como organizar uma corrida de rua!
Medidas e logística do percurso (largada, chegada e pontos de hidratação)
Quando for pensar no percurso e na distância das provas, lembre-se de garantir um espaço amplo e bem sinalizado para a largada e chegada. Os quilômetros também devem ter uma sinalização apropriada, principalmente na mudança de percurso das distâncias – por exemplo, quem corre os 5 km vai para a direita e quem corre os 10 km vai para a esquerda. Parece simples, mas isso pode ajudar as pessoas a não se perderem e garantir uma experiência adequada!
Além disso, os pontos de hidratação devem ser distribuídos de forma estratégica, com placas sinalizadoras e profissionais preparados para contribuir com esse processo sem impactar o desempenho dos atletas.
Kits de corredor: camiseta, chip, medalhas e brindes essenciais
Em uma experiência completa de corrida de rua, não pode faltar o kit do corredor. E aqui é uma excelente oportunidade para expor a sua marca e a dos patrocinadores, já que é muito comum que os atletas compartilhem o que vem no kit nas suas redes sociais.
Quanto melhores forem os brindes, mais especial será a corrida – você pode investir em camisetas, meias, toalhas, bonés e outros itens atrelados à prática do esporte. A medalha também precisa ser visualmente atrativa. E o chip para monitoramento da corrida deve ser de simples manuseio e eficiente, assim como o número de peito.
Quanto custa organizar uma corrida de rua? Custos e precificação
Apesar de ser uma tendência no mundo do esporte, algumas pessoas deixam de fazer uma corrida de rua por conta do valor de inscrição. E para que esse fator não contribua negativamente com a experiência do seu público-alvo, sugerimos que você detalhe os custos para conseguir prever a receita, planejar a precificação e evitar prejuízo.
Planilha de custos: análise de gastos fixos e variáveis
É aqui que você deve colocar todos os gastos fixos – que não devem mudar de acordo com a quantidade de pessoas que se inscreverem (como alvará, por exemplo) e os variáveis, de acordo com a previsibilidade de inscritos (como kit de corrida, seguro, alimentação, entre outros). Separar esses valores deve te ajudar a entender qual é o valor mínimo que você pode cobrar da inscrição e qual é o investimento necessário por parte dos patrocinadores.
Como precificar as inscrições e definir o ponto de equilíbrio (break-even)
O break-even é o indicador que mostra quantas inscrições são necessárias para pagar todos os custos da sua corrida de rua – ou seja, o valor mínimo que você deve receber para não ficar no prejuízo. Para isso, você pode somar todos os gastos fixos e dividir pelo valor médio da inscrição – repare que os custos variáveis ficam de fora desse cálculo.
Encontrar esse índice ajuda a criar um preço de participação equilibrado e acessível para os corredores, ao mesmo tempo que garante a lucratividade do seu evento.
Estratégias de patrocínio para cobrir o investimento inicial
Convidar marcas para patrocinarem o seu evento pode ser uma excelente estratégia no passo a passo sobre como organizar uma corrida de rua. Você pode sugerir essa parceria para marcas locais, lojas esportivas, clínicas médicas, restaurantes ou outras empresas que se conectem com o propósito do seu negócio ou do evento em questão.
Nem sempre as marcas vão querer aportar no evento, mas elas podem patrocinar de outras formas, como a sinalização, kit de corrida, apoio de profissionais, experiências interativas, entre outros. Tudo isso em troca de visibilidade, exposição da marca e, quem sabe, potenciais clientes.
Logística e execução: montando o checklist perfeito
Depois de todos os passos anteriores sobre como organizar uma corrida de rua, é hora de ir para a execução: e aqui vale ainda mais a pena ter uma lista de tudo o que precisa ser feito, com responsáveis, datas e contatos para que tudo saia perfeito no dia do evento!
Cronograma de montagem, sinalização e bloqueio de vias
Mais do que direcionar o horário do evento, o cronograma de montagem, sinalização e bloqueio de vias deve ser compartilhado com os órgãos públicos para apoio na organização da estrutura, como instalação de cones, grades, pórticos, placas, faixas e outros elementos para sinalizar a população. Em geral, isso deve ser feito com várias horas de antecedência, de acordo com a autorização dos órgãos responsáveis.
Contratação de equipe de apoio e voluntários
Outra coisa que acontece bem mais cedo do que a corrida é a chegada, preparação e treinamento da equipe de apoio, seja ela contratada ou voluntária. Essas pessoas apoiam na entrega de kits e medalhas, controle do percurso, acompanhamento dos corredores, hidratação, organização da linha de chegada, entre outras tantas tarefas que devem ser cronometradas e coordenadas para que tudo saia da melhor forma possível.
Divulgação e inscrições: alcançando o número máximo de corredores
E falando em tudo o que precisa ser feito antes da corrida, precisamos dar destaque para a divulgação – que deve ser pensada e planejada de forma estratégica, para garantir a meta dos participantes e uma experiência positiva para todos eles!
Melhores canais para promover o evento (redes sociais, plataformas, parcerias)
Em geral, as redes sociais costumam ser excelentes alternativas para divulgar uma corrida de rua. Mas, além delas, é importante ter uma página adequada para divulgação e inscrição, comunicação nas academias e páginas dos patrocinadores, além do disparo ativo de convites para aquelas pessoas que você já tem o contato – com autorização. O segredo está em combinar canais e mensurar o impacto para tomar as melhores decisões.
Conclusão: a satisfação de cruzar a linha de chegada de um evento bem-sucedido
Agora é só correr para a linha de chegada! Esperamos que este artigo tenha contribuído com as dicas práticas sobre como organizar uma corrida de rua e garantir uma excelente experiência para os seus convidados.
Para mais dicas sobre como estimular uma comunidade forte e aproveitar os eventos e competições esportivos para atrair mais clientes, continue acompanhando o Blog da Tecnofit!






