As principais tendências fitness para 2022

Posts

»

Desde março de 2020 que o conceito de “saúde e bem-estar” vem mudando drasticamente. Na verdade, não é absurdo dizer que, nos dias de hoje, temos um novo conceito de wellness. Por isso, é fundamental que você preste atenção às principais novidades do mercado fitness. Descubra aqui as principais tendências fitness para 2022!

 

O conteúdo a seguir é baseado em dois estudos diferentes: o primeiro deles é o Tecnofit Trends 2022, um material desenvolvido pela Tecnofit com o apoio de 5 especialistas do mercado brasileiro; já o segundo é a Mindbody Wellness Index, uma pesquisa realizada com mais de 16 mil americanos, conduzida pela empresa Mindbody.

 

Uma nova forma de enxergar o fitness

 

A pandemia despertou um interesse gigantesco na busca por uma saúde melhor. Segundo a Mindbody, um em cada três consumidores relatou estar mais preocupado com sua imunidade do que antes do início da pandemia.

 

Essa tendência continuará em 2022, já que 55% da população dos EUA está focada em sua saúde e bem-estar porque deseja fortalecer seu sistema imunológico para resistir a doenças e enfermidades. Obviamente, essa tendência se estenderá ao Brasil também.

 

Em média, 20% dos americanos experimentaram novos serviços ou tratamentos que apoiam a saúde imunológica, mas outros 46% estão pensando em fazer isso em um futuro próximo. As mulheres estão mais interessadas nessas atividades do que os homens.

 

De acordo com uma série de matérias lançadas na mídia ao longo de 2021, a prática de atividades físicas regulares aumenta a nossa imunidade, o que pode ser uma ótima oportunidade de marketing para o seu negócio. Aproveite esse desejo do consumidor para focar suas divulgações em saúde, e não estética.

 

Modelo híbrido em alta

 

Até 2020, 100% dos negócios fitness funcionavam de forma presencial, ou seja, os alunos iam até o espaço para treinar. Durante boa parte de 2020 e 2021, os negócios fitness funcionaram 100% online, sendo possível treinar apenas via videoconferência. Já para 2022, devemos ver o crescimento do modelo híbrido, ou seja, treinos presenciais alternando com os online.

 

Segundo o Professor Felipe Kutianski, as aulas online têm tudo para permanecer em evidência no ano de 2022. Felipe, que é especialista em calistenia, disse que “a pandemia do Covid-19 foi um acelerador nesse crescimento, mas outros pontos também foram fundamentais para a possível permanência dessa tendência: segurança, comodidade, tempo e economia”.

 

Tanto o formato de aulas gravadas, quanto treinos ao vivo apresentam um crescimento bem acentuado, o que ajudará a manter essa tendência no topo da lista ano que vem. Para o Professor Felipe Kutianski, as aulas online permitiram algo que presencialmente seria muito difícil: escala.

 

Um grande exemplo de sucesso desse tipo de serviço no país foi o personal trainer Norton Mello, que produz um faturamento médio de R$500 mil com aulas online. Uma série de personal trainers conseguiram multiplicar seus rendimentos com aumento da carteira de clientes e economia de logística, expandindo suas turmas e alcançando alunos no mundo inteiro.

 

Saúde mental é prioridade

 

Aproximadamente metade dos americanos disse que a pandemia afetou negativamente seu bem-estar mental, sendo que as mulheres foram as que mais relataram essa questão. Além disso, a pandemia teve um impacto maior na geração Z (nascidos entre 1996 e 2010) e nos Millennials (nascidos entre 1981 e 1995).

 

Enquanto isso, 43% das pessoas disseram que se concentram na saúde e no bem-estar porque querem reduzir o estresse. A geração Y (Millennials) é o grupo mais estressado, enquanto os Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964) são os menos estressados.

 

Mas como as atividades físicas podem apoiar o bem-estar mental? A principal razão pela qual as pessoas se exercitam é para se sentirem melhor mentalmente (43% dos entrevistados relataram isso).

 

Mais de 75% dos americanos acreditam que ser fisicamente ativo ajuda a sua saúde mental. Logo, fica evidente como o cuidado com a saúde, física e mental, vai ser uma das grandes tendências fitness para 2022.

 

Menos monotonia é o caminho

 

A música desempenha um papel importante na prática de atividades físicas, especialmente para a Geração Z e para os Millennials. Segundo a Mindbody Wellness Index, 71% dos americanos são fortemente motivados por música durante a prática de exercícios (os mais jovens têm maior probabilidade do que os mais velhos de concordar que a música estimula seus treinos).

 

Além disso, pessoas que afirmaram serem motivadas pela música também disseram se exercitar mais vezes na semana: 45% se exercitando 3 vezes ou mais por semana; e por períodos mais longos: 63% por 31 minutos ou mais.

 

Quase um terço (32%) afirmaram que costumam escolher aulas e treinos com base no tipo de música tocada, sendo muito mais importante para a Geração Z e a Geração Y). Descubra como escolher as melhores músicas para a sua academia!

 

A música não apenas anima os consumidores enquanto eles estão se exercitando, como se exercitar também faz com que os alunos conheçam novos estilos musicais. Quatro em cada dez alunos voltam-se para suas rotinas de fitness e bem-estar para descobrir novas músicas.

 

Essa tendência vai ao encontro do que Cris Wotroba, Coach na Steel Giants, disse sobre a modalidade bike indoor ser uma tendência fitness para 2022.

 

Segundo Cris, “com os estúdios tomando conta da grande São Paulo e centro do Rio de Janeiro, uma das empresas que mais se ouve falar hoje é a Velocity, que traz aulas de bike indoor repaginadas e com ênfase nos benefícios sociais e emocionais”.

 

Empresas mais inteligentes

 

O ecossistema fitness está cada vez mais competitivo, os empreendimentos do segmento têm investido em tecnologias, desde equipamentos interativos, como esteiras ultra modernas com reconhecimento facial e análise de perfil de usuário, a wearables que monitoram a eficiência do treino.

 

Porém, uma tendência que tem sido cada vez mais adotada é a implementação de ferramentas de Business Intelligence que auxiliam o empreendedor na tomada de decisão e a encontrar as melhores soluções para o negócio, seja a nível de atendimento do cliente, até informações sobre melhores formas de investir recursos financeiros e aumentar a rentabilidade do negócio. 

 

Para o Diretor de Operações da Tecnofit, Fellipe Mattos, “a inteligência de dados torna a compreensão dos gaps mais fácil e permite uma tomada de decisão mais rápida e assertiva”.

 

Outra funcionalidade é a criação de relatórios interativos e automatizados que auxiliam os gestores a conduzir a empresa ou ser compartilhado entre os colaboradores, com a finalidade de monitorar indicadores essenciais para o sucesso do negócio.

 

Implementar tecnologias voltadas à inteligência de negócio e tomar decisões com fundamento em big data estão mudando rapidamente o mercado fitness. Segundo Fellipe, “a grande consequência disso são empresas mais rentáveis, que se comunicam melhor com seu público, investem melhor seus recursos e conseguem prever riscos e impactos de mudanças repentinas”.

 

Conclusão

 

O mercado fitness mostra-se, cada vez mais, competitivo. Dominar e entender as principais tendências para 2022 é fundamental para o crescimento do seu negócio, seja ele uma academia, box de CrossFit ou studio.

 

Contar com o apoio de profissionais capacitados e tecnologias inovadoras nunca foi tão importante como agora. Por isso, ter o apoio do sistema de gestão fitness que mais cresce no país é o ideal para você.

 

O Tecnofit possui mais de 5 anos de experiência no mercado e está, constantemente, se atualizando e lançando novas funcionalidades que visam elevar o negócio de nossos clientes. Fale com um consultor e veja como o nosso sistema se adapta ao seu negócio.

 

Texto produzido e revisado por: Christian Aguilera, Analista de Conteúdo na Tecnofit.


Data de publicação: 22 de dezembro de 2021

Assuntos relacionados

Compartilhe esse artigo:

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa Newsletter para ficar por dentro dos conteúdos da Tecnofit.

Rua General Mário Tourinho, 1746 - 12° andar
Bairro Seminário - CEP: 80740-000 - Curitiba - PR
Tecnofit Tecnologia e Sistemas LTDA - ME | CNPJ: 21.231.459/0001-76

Os usuários são aconselhados a ler atenciosamente nossa política de privacidade.

© Todos os direitos reservados. Agência Polvo