Como sua academia pode lucrar mais com o método de pagamento recorrente

Posts

»

Como sua academia pode lucrar mais com o método de pagamento recorrente

Nos anos 1700 as pessoas pagavam para que o leiteiro, todos os dias, deixasse uma garrafa de leite em suas portas. Se no primeiro dia do mês o pagamento não fosse realizado, o leiteiro não entregava o leite no mês subsequente. Talvez tenha sido aí que surgiu a recorrência. Mas como a sua academia pode lucrar mais com o pagamento recorrente?

 

Apenas com o parágrafo acima, já fica evidente como a recorrência não é nenhuma novidade do século XXI ou algo criado por alguma startup do Vale do Silício. A grande verdade é que, esse modelo de pagamento já existe há alguns bons anos, mas ficou sumido por algum tempo. Recentemente, tem voltado com tudo.

 

Talvez grandes empresas do mercado de streaming, como Netflix e Spotify, tenham dado um novo ar para o método de pagamento recorrente. E a melhor notícia é: sua academia pode faturar muito mais em 2021 graças a recorrência. É isso o que vamos explicar no artigo de hoje, leia até o fim!

 

O que é pagamento recorrente?

 

O modo como a recorrência funciona é bem simples: ao invés de uma empresa fechar uma única venda, ela vende o acesso ao serviço. Ou seja, é uma aquisição contínua. Para ficar mais claro ainda: é uma venda periódica automática que, na maioria das vezes, é feita de mês a mês (mas também pode ser trimestral, semestral, etc).

 

Por exemplo, imagine o seguinte cenário: um aluno da sua academia adquire o plano anual, que tem o valor de R$1.200. Então, seu aluno parcela esse valor no cartão de crédito em 12 parcelas de R$100, ok? No caso, esse aluno fez uma compra de R$1.200 e a parcelou em 12 vezes. É um “direito adquirido” do aluno, pois ele comprou o plano anual.

 

Na recorrência, é diferente. Com o pagamento recorrente, todos os meses esse aluno receberia uma cobrança referente ao mês. Se ele pagar a fatura, pode usufruir do serviço por mais um mês, caso contrário, o vínculo encerra-se ali. Experimente não pagar a fatura da Netflix, para você ver como a sua assinatura será cortada em menos de 7 dias.

 

Inclusive, essa é a principal diferença entre recorrência e parcelamento. Quando um aluno faz uma compra de R$1.200 e a parcela em 12 vezes, o cartão de crédito dele consome R$1.200 de uma única vez. Já no modelo de recorrência, é cobrado mês a mês o valor referente ao período em questão.

 

Além da Netflix, que já foi citada, o Spotify também usa o modelo de pagamento recorrente. Clubes de assinatura de livros, vinhos e cervejas também fazem uso desse método. E, obviamente, a sua academia também pode se beneficiar disso!

 

Vantagens do pagamento recorrente para academias

 

1 – Diminui a inadimplência

 

Como o valor faturado é descontado de forma automática, a inadimplência tende a diminuir. Isso acontece porque, como dito acima, o limite do cartão não é consumido com o modelo de recorrência, o que dá mais segurança e tranquilidade para os alunos na hora de efetuar a assinatura.

 

Além disso, a empresa pode automatizar as cobranças e oferecer as opções de pagamento por cartão de crédito, débito automático ou boleto bancário. Dessa forma, o aluno tem mais praticidade para pagar e a academia tem menos problemas com atrasos e/ou débitos vencidos.

 

2 – Confiabilidade

 

A chance de ocorrer erros como cobranças em duplicidade ou de valores incorretos é mínima. Isso acontece pois todos os registros de recebimento ficam com a operadora do cartão e serão apenas repetidos enquanto o contrato durar. A recorrência acaba com o fantasma das cobranças duplicadas, por exemplo.

 

Pegando a Netflix como exemplo novamente, não há um plano semestral ou anual, então esse valor é descontado todos os meses de forma infinita, até que a assinatura seja cancelada pelo usuário. A automatização do processo de cobrança através de pagamentos recorrentes tem ainda mais uma vantagem: a economia de tempo para o gestor.

 

3 – Previsibilidade

 

Outra grande vantagem do pagamento recorrente é a previsibilidade. O gestor será capaz de prever o faturamento do mês seguinte, baseando-se nos alunos ativos no mês atual. Obviamente, é preciso levar em consideração a taxa média de cancelamentos mensal para fazer essa previsão.

 

Essa vantagem da receita recorrente evita oscilações significativas no faturamento, e ajuda o gestor a se planejar melhor para o futuro, além de garantir um fluxo de caixa mais estável.

 

4 – Redução do CAC

 

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) também é reduzido com as vendas recorrentes, já que só é preciso conquistar o aluno uma única vez. Obviamente, sua academia precisa sustentar o padrão de qualidade e entregar o valor prometido para manter os alunos. Mas os esforços e ações para atrair novos alunos poderá ser reduzido.

 

Afinal, é muito mais barato manter e fidelizar um cliente, do que atrair um novo. Quem diz isso é Philip Kotler, conhecido como o “pai do marketing”. Kotler diz, inclusive, que manter um cliente é 5 vezes mais barato do que conquistar um novo.

 

5 – Automatização de cobranças

 

Já falamos como a recorrência ajuda na economia de tempo e, como você deve saber, tempo é dinheiro. Essa ajuda se deve, principalmente, ao fato que o pagamento recorrente é totalmente automatizado. Ou seja, você não vai precisar ficar cobrando aluno por aluno, ou emitindo boletos manualmente todos os meses.

 

Assim como seus alunos não vão precisar ficar te perguntando sobre o pagamento do mês, pois eles já receberão a fatura na data certa, com todos os dados. Basta realizar o pagamento ou, caso esteja no cartão de crédito, esperar o cartão virar. Simples assim!

tendências fitness 2021

 

Recorrência: vale a pena?

 

Se as vantagens acima ainda não te convenceram que adotar o modelo de pagamento recorrente em sua academia é algo extremamente vantajoso, veja este número: o mercado de serviços por assinatura cresceu 167% nos últimos quatro anos, segundo a Folha de São Paulo.

 

Em 2019, pagamentos por recorrência movimentaram R$1 bilhão no Brasil, valor muito abaixo dos US$10 bilhões movimentados nos Estados Unidos. Ou seja, ainda há muito espaço para crescimento!

 

No artigo de hoje, focamos nas vantagens para o gestor fitness. No entanto, existe uma infinidade de vantagens para o consumidor final também. O que faz da recorrência uma relação de ganha-ganha.

 

Novamente, pense nas cobranças de Netflix e Spotify: há quanto tempo você assina esses serviços, paga por eles todos os meses e nem percebe? Eles estão na sua fatura de cartão de crédito e você nem sente que está pagando, não é um fardo para você.

 

Agora imagine se todos aqueles alunos que dão desculpas como “esqueci de ir no banco pagar” ou “não posso assinar esse plano, pois não tenho limite no disponível no cartão” pudessem assinar um plano recorrente na sua academia? Você iria faturar muito mais, não é mesmo?

 

Como cobrar por recorrência?

 

Agora que você já sabe como o método de pagamento recorrente funciona, suas vantagens e como ele vale a pena, deve estar se perguntando como você pode implementar isso em sua academia.

 

Uma das vantagens da assinatura recorrente é a economia de tempo e automatização de cobrança, lembra? Para que isso seja possível, é preciso que você tenha um software de gestão em sua academia, para que esse sistema faça o “trabalho sujo” por você.

 

O Tecnofit é o sistema de gestão fitness mais completo do mercado brasileiro. E, entre as suas várias vantagens, está o pagamento recorrente. Nossos clientes podem usar o modelo de recorrência em suas academias, o que é incrível.

 

Com apenas alguns cliques, o cliente Tecnofit pode habilitar o modelo de pagamento recorrente em sua academia e, a partir de então, seus alunos poderão pagar via recorrência. Vantagem para o aluno, vantagem para o gestor!

 

E aí, que tal começar a faturar muito mais usando a recorrência?

 

Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe um comentário aqui embaixo ou nos procure em nossas redes sociais. Até a próxima!

 

Artigo produzido e revisado por: Christian Aguilera, Analista de Conteúdo na Tecnofit.


Data de publicação: 20 de janeiro de 2021

Assuntos relacionados

Compartilhe esse artigo:

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa Newsletter para ficar por dentro dos conteúdos da Tecnofit.

Rua General Mário Tourinho, 1746 - 12° andar
Bairro Seminário - CEP: 80740-000 - Curitiba - PR
Tecnofit Tecnologia e Sistemas LTDA - ME | CNPJ: 21.231.459/0001-76

Os usuários são aconselhados a ler atenciosamente nossa política de privacidade.

© Todos os direitos reservados. Agência Polvo