O que é DRE e qual a importância desse indicador para o seu negócio fitness?

Posts

»

O que é DRE e qual a importância desse indicador para o seu negócio fitness?

Demonstração do Resultado do Exercício, ou então, DRE. Você sabe o que essa sigla significa? 

Para quem não está envolvido no mundo das finanças, ela não é muito conhecida. Agora, para quem tem seu próprio negócio, é extremamente importante saber exatamente o que ela significa e como criá-lo corretamente.

Mas só dar o significado das letras não vai explicar muita coisa, então vamos te mostrar na prática como montar o DRE da sua academia, box ou studio!

 

Afinal, o que é DRE? 

O DRE é um relatório contábil que descreve operações financeiras, formando o resultado líquido da sua empresa, ou seja, qual foi o lucro do seu negócio ou de quanto foi o prejuízo dele. 

Esse é um dos indicadores mais importantes de acompanhar, pois ele vai medir a saúde do seu negócio e te dar embasamento para tomar as melhores decisões sobre os rumos da sua empresa. A empresa é lucrativa ou dá prejuízo? Será que é preciso fazer um empréstimo para manter as operações ou os resultados estão tão bons que você pode pensar em uma expansão? Tudo isso um relatório de DRE vai te responder com muita precisão e clareza. 

Além disso, um DRE com bons resultados pode abrir oportunidades para receber investimentos e facilitar muito a tomada de crédito junto a bancos e instituições financeiras privadas e públicas. 

Uma ótima maneira de ter o controle dos números da sua empresa é trabalhar com indicadores objetivos, eles vão te dar a real situação do seu negócio. Se quiser saber como utilizar métricas no segmento fitness, clique abaixo e baixe o nosso KIT de Indicadores. É gratuito!

Quais informações devem conter em uma Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)?


De acordo com a Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 6.404/1976), o DRE deve ser apresentado dentro de uma estrutura que contenha as seguintes informações: 

  1. Receita bruta de vendas e serviços, deduções de vendas, abatimentos e impostos;
  2. Receita líquida de vendas e serviços, o custo de mercadorias e serviços vendidos, e seu lucro bruto;
  3. Despesas com vendas, despesas financeiras deduzidas das receitas, despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;
  4. O lucro ou prejuízo operacional;
  5. O resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;
  6. As participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa;
  7. O lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

Para que fique mais fácil de entender, adicionamos um exemplo da estrutura do relatório. Veja abaixo:

 

Fonte: Nibo

Conclusão

Bom, você viu a importância de possuir um DRE bem estruturado para nortear as decisões estratégicas da sua empresa e também para ter total conhecimento da saúde financeira do negócio.

O sistema de gestão Tecnofit possui um relatório DRE que vai facilitar muito a sua vida! Se quiser conhecer essas e outras funcionalidades para otimizar e melhorar a sua gestão, entre em contato com um de nossos consultores e solicite um teste grátis.


Data de publicação: 1 de setembro de 2020

Assuntos relacionados

Compartilhe esse artigo:

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa Newsletter para ficar por dentro dos conteúdos da Tecnofit.

Rua General Mário Tourinho, 1746 - 12° andar
Bairro Seminário - CEP: 80740-000 - Curitiba - PR
Tecnofit Tecnologia e Sistemas LTDA - ME | CNPJ: 21.231.459/0001-76

Os usuários são aconselhados a ler atenciosamente nossa política de privacidade.

© Todos os direitos reservados. Agência Polvo