Faturamento X Receita: Saiba a diferença

Posts

»

Faturamento X Receita: Saiba a diferença

Existem diversas métricas que podem ser analisadas para medir o sucesso de uma empresa. Para que possamos começar a falar delas com propriedade, precisamos entender primeiro, o que é Gestão Financeira. 

Gestão Financeira são procedimentos administrativos que estão ligados a análise, controle e planejamento de tudo que envolve as finanças de uma empresa. Esta área é responsável por analisar métricas e criar estratégias que vão ajudar a economizar e investir o dinheiro que entra no seu negócio. 

Uma das métricas que é MUITO utilizada para analisar o sucesso de uma empresa é o faturamento. Afinal, você sabe o que é faturamento? 

Faturamento é o total de vendas realizadas em um período, seja em um dia, semana ou mês, independente de quando a empresa receberá o valor total da compra. 

Mas como assim? 

Por exemplo, você fechou um plano de R$ 1.500,00/ano parcelado em 5 vezes, com o primeiro pagamento para o dia da assinatura do contrato. Seu faturamento será de R$ 1500,00 neste mês, mesmo que o valor total não entre em caixa neste momento. Ou seja, o faturamento corresponde ao TOTAL de compras que foram realizadas em determinado período.

Legal, mas e como eu calculo o valor que entrou em caixa na minha empresa dentro de um determinado período? 

O que mede as entradas em caixa é a RECEITA. A receita é todo o valor recebido dentro de um período. Ou seja, a parcela que citei no exemplo acima seria a RECEITA, enquanto o valor TOTAL da venda seria o FATURAMENTO.  

Entendemos o que é  receita e faturamento. Mas como eu sei meu lucro dentro dos valores? 

Para calcular seu lucro, vamos entender o que ele é de fato. Lucro é o retorno POSITIVO de investimento. Ou seja, é tudo que “sobra” após todos os pagamentos serem realizados.

Para calcular seu lucro, você precisa saber o valor exato que é gasto na sua academia para subtraí-lo do valor recebido no mês. O correto é sempre haver lucro na empresa, caso isso não aconteça, você está tendo prejuízo. 

Saber esses números é importante para controlar como está seu crescimento. Ela precisa estar com um faturamento alto e com receita suficiente para pagar as contas do mês e ainda te dar lucro. Quando isso não acontece, você deve rever seus processos e cortar gastos, procurando formas de aumentar o faturamento da empresa. Outra métrica que pode te auxiliar na análise desses números é o ticket médio. Ele mostrará quanto em média seus clientes estão pagando pelo seu serviço. Com base nesse valor, você conseguirá criar estratégias para aumentar seu preço, aumentando automaticamente seu faturamento e receita. Para entender um pouco mais sobre Ticket Médio, clique AQUI. 

Com essas informações, reúna seus dados financeiros e descubra como estão indo suas vendas. Esse é o momento de investir no crescimento, mantendo seus atuais alunos ativos e conquistando novos. 

Que saber mais sobre o assunto? Converse com um de nossos consultores! Através do sistema Tecnofit você consegue acompanhar seus indicadores financeiros de forma automática e assertiva, evitando perda de dinheiro e ganhando agilidade em sua gestão.


Data de publicação: 24 de fevereiro de 2020

Assuntos relacionados

Compartilhe esse artigo:

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa Newsletter para ficar por dentro dos conteúdos da Tecnofit.

Rua General Mário Tourinho, 1746 - 12° andar
Bairro Seminário - CEP: 80740-000 - Curitiba - PR
Tecnofit Tecnologia e Sistemas LTDA - ME | CNPJ: 21.231.459/0001-76

© Todos os direitos reservados. Agência Polvo