Como reter alunos na academia mesmo durante a pandemia

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Como reter alunos na academia mesmo durante a pandemia

O grande desafio dos gestores durante a pandemia foi, justamente, a questão de como reter alunos na academia. Obviamente, essa tarefa não é das mais fáceis.

 

Mas, a seguir, vamos passar algumas dicas de como reter os alunos, mesmo em momentos de lockdown.

 

As dicas que serão passadas não compõem uma receita de bolo e, muito menos, estão escritas em pedra. Mas foram estratégias que funcionaram para muitos clientes da Tecnofit, então podem funcionar para você também.

 

Sem mais delongas, vamos para as dicas!

 

Marketing não é só para atração

 

Muitos empreendedores pensam que marketing serve apenas para atrair novos alunos. Quando, na verdade, também envolve estratégias para funcionários e para retenção de clientes.

 

Uma forma de manter os alunos motivados é criando campanhas especiais para eles. Por exemplo, atender a pedidos, dar brindes, mandar mimos nos aniversários, etc.

 

Outra estratégia de marketing para cativar quem já treina em seu negócio é cuidar do ambiente de treinamento. Seja com reformas ou mantendo ele sempre limpo, isso é muito importante para que os alunos sintam-se confortáveis.

 

Por último, mas não menos importante, a sua equipe precisa estar preparada para melhor atender todos os alunos. Pode não parecer, mas tudo isso são estratégias de marketing, e podem ser o diferencial entre cancelar, ou não, o plano.

 

Aqui no blog da Tecnofit já passamos dicas de como aumentar o engajamento no Instagram, e essa rede social também é importantíssima para cuidar de seus alunos. Crie campeonatos para mantê-los engajados de forma online também.

 

Gatilho da Reciprocidade

 

Sabe quando você convida um primo distante para o seu aniversário, só porque ele tinha convidado você para o dele? Pois então, esse é o famoso gatilho da reciprocidade!

 

Já falamos sobre gatilhos mentais para impulsionar seu negócio fitness aqui no Blog e, acredite se quiser, esses gatilhos são fundamentais para qualquer estratégia de sucesso.

 

O gatilho da reciprocidade acontece quando você dá algo para o seu aluno e, em troca, ele sente a necessidade de dar algo para você.

 

Por exemplo, se você presentear um aluno no dia de seu aniversário, seja com uma squeeze ou item oficial da sua academia, esse aluno vai sentir que deve algo a você. Muitas vezes, essa retribuição vem com a renovação do plano.

 

Além disso, as pessoas gostam de serem “mimadas”, logo, é legal criar ações que mostre para os alunos o quanto eles são queridos.

 

Programas de Fidelidade

 

Segundo o relatório The COVID Era Fitness Consumer, disponibilizado pela IHRSA, 42% dos entrevistados realizam seus treinos na companhia de um amigo. Isso acontece pois, em geral, as pessoas se comprometem mais quando têm a companhia de alguém.

 

Isso é uma dica muito valiosa para reter alunos em sua academia! Você já pensou em criar planos especiais para que as pessoas convidem amigos e/ou parentes para treinarem juntos?

 

Por exemplo, se um aluno indicar um amigo, esse aluno ganha brindes exclusivos, como squeeze ou camisa oficial da sua academia. Além de você ganhar um novo aluno, você garante que aquele antigo continue ativo.

 

Pagamentos diversificados

 

Outra maneira de reter mais clientes é diversificando os meios de pagamento. Por exemplo, ao invés de aceitar apenas pagamentos via cartão de crédito, por que não oferecer outras opções?

 

Atualmente, muitas pessoas preferem usar o pagamento recorrente, o que é uma ótima solução para a sua academia, e para o aluno também. A recorrência é o mesmo modelo usado por Netflix e Spotify.

 

Aceitar pagamentos via Pix ou boleto bancário também são boas opções para deixar seus alunos mais confortáveis na hora de renovar o plano.

 

Incentive o uso do aplicativo

 

O app Tecnofit, por exemplo, permite que seus alunos tenham uma visão completa dos treinos e dos pagamentos na palma da mão. Além disso, oferece uma timeline, onde os alunos e professores podem interagir diariamente, como uma rede social.

 

Esses “pequenos” detalhes fazem toda a diferença na hora de reter um aluno, pois ele consegue enxergar valor nessas ações.

 

Ter um aplicativo fitness é super importante, porque quanto mais alunos estiverem fazendo o uso dele, e enxergando valor nele, menos alunos terão o desejo de cancelar ou congelar um plano.

 

Conclusão

 

Agora, mais do que nunca, as pessoas precisam do apoio dos espaços fitness. Depois de tanto tempo em isolamento social, o sentimento de comunidade é uma das maiores necessidades da população.

 

Essa é a oportunidade para você, como gestor, pensar fora da caixa e criar ações dos mais diversos tipos, até mesmo eventos, onde os alunos possam interagir e se conhecer. Já demos algumas dicas de como fidelizar alunos, e uma delas foi a criação de campeonatos e eventos.

 

Acreditamos que essas dicas vão fazer o seu negócio ter uma virada de chave quando o assunto é retenção de alunos. Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe um comentário abaixo. Até a próxima!

 

Texto produzido e revisado por: Christian Aguilera, Analista de Conteúdo na Tecnofit.


Data de publicação: 30 de abril de 2021

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