Como escolher o melhor sistema para academias

Posts

»

Assim como ninguém quer esteiras dando defeito, nem catraca travando toda hora, você também precisa do melhor sistema para academias, que seja uma solução e não um gerador de problemas!

 

Por isso, reunimos neste artigo tudo que você deve saber para garantir a melhor escolha. Confira!

 

1 – A empresa tem suporte em vários canais?

 

Suporte bom é aquele que você não precisa usar, certo? Errado!

 

Claro que você deve pesquisar junto a outras academias se o sistema desejado “toda hora dá problema”. Mas um bom fornecedor tem suporte não só para resolver problemas, mas também para tirar dúvidas da sua equipe.

 

Imagine você com um time novo e com várias dúvidas sobre o sistema: alguns fornecedores de software têm suporte só com abertura de tickets (agendando o atendimento para outro dia).

 

Já pensou, no meio de uma emergência, ficar esperando uma solução via e-mail por algo que pode ser resolvido com uma simples ligação ou via chat online? Ou pior, não ter ajuda alguma!

 

Por isso, o ideal é procurar empresas com atendimento também por telefone e chat instantâneo.

 

2 – O melhor sistema para academias é experiente? Quantas academias ele atende hoje?

 

Hoje em dia tem um monte de sistemas para academias, mas será que você quer ser a cobaia de alguns “aventureiros de mercado”?

 

Quanto mais experiência o fornecedor tem, melhor! Afinal, essa bagagem vai garantir que muitos problemas do dia a dia já foram previstos e resolvidos, ou seja, o problema que você tem hoje já foi resolvido por esse sistema

 

 O fornecedor ideal atua como consultor: dando dicas, conselhos e compartilhando boas práticas de mercado. Uma forma fácil de validar se o fornecedor é experiente mesmo é entrar no YouTube dele e ver se os vídeos ali te inspiram confiança, se têm depoimentos reais de clientes, se é um fornecedor que está sempre lançando novidades, etc.

 

3 – Durante a apresentação do sistema, só te mostraram o que você pediu? Cuidado… 

 

Mais do que vender um sistema, é importante que o fornecedor conheça o mercado e o dia a dia das academias.

 

A melhor hora de ver isso é durante a demonstração do sistema. Por exemplo, se você falou que precisa de “gestão financeira” e só te mostraram isso, cuidado!

 

Se o fornecedor quer mesmo te ajudar, ele sempre vai entender o seu negócio, te dizendo, por exemplo, se seu Instagram está fraco ou se seu Ticket Médio está baixo demais. Amigo mesmo é aquele que se importa em ajudar de verdade, e não aquele que só fala o que você quer ouvir.

 

4 – Só tem app para o aluno?

 

Existem muitas empresas fazendo app só para o aluno.

 

O problema é que o professor e o dono não andam com um computador “debaixo do braço”, eles também precisam de velocidade no dia a dia!

 

App só pro aluno não resolve a sua correria. O ideal é procurar uma empresa que tenha experiência em facilitar a vida de todos os envolvidos no dia a dia de uma academia!

 

5 – O melhor sistema para academias precisa de fidelidade contratual?

 

Por que o melhor sistema precisaria prender a academia em um contrato de fidelidade com multa? Ou te amarrar num parcelamento longo de catraca que acaba sendo uma fidelidade também? 

 

Pois é, essa é uma regra um tanto suspeita que algumas empresas insistem em seguir. Além de mostrar que “não se garantem”, te impedem de experimentar outros softwares, caso veja que esse não atendeu às suas reais necessidades.

 

6 – Cuidado com o sistema mais barato!

 

Quantas academias têm no seu bairro? A sua é a mais barata de todas elas? Pois é, concorrência existe em todos os segmentos e só quem presta um bom serviço sabe o quanto isso custa na verdade.

 

Muitos donos de academia acham que precisam só de um sistema de controle de catraca e gestão financeira, mas aí fica a pergunta: se cabe mais alunos aí, você precisa focar em vender mais matrículas? Se por “alguns reais” a mais o sistema te ajudar a ganhar dinheiro, então não é gasto, é investimento! 

 

Cuidado também com a famosa “implantação grátis”. Analise o que está incluso nesse serviço, se de fato vão te apoiar em toda transição, configurar tudo junto com você e treinar sua equipe.

 

De que adianta largar as chaves de uma Ferrari na sua mão e virar as costas sem você saber dirigir?

 

Escolher o sistema mais barato hoje pode ser sua falência amanhã! E se você decidiu abrir seu próprio negócio é por que você quer ver ele crescendo, e não falindo, certo? Analise direitinho para o barato não sair caro…

 

7 – Dá trabalho fazer a migração de um sistema para outro?

 

Não é sobre o trabalho de mudar, é sobre o dinheiro que você está perdendo!

 

A cada vez que seu sistema atual fica fora do ar, ou dá problemas, seu concorrente está vendendo mais matrículas.

 

A cada dia que você pensa “não tenho tempo”, tem um aluno pensando em ir para outra academia que tem um aplicativo mais legal ou que os amigos estão indo pra lá.

 

De que adianta você falar para os alunos “focarem no resultado” se nem você tem coragem de mudar? Assim como o aluno que quer resultado rápido procura um personal para o apoiar, você precisa de um fornecedor especialista em migração de sistema para que tudo ocorra de forma tranquila!

 

8 – O que mais o melhor sistema para academias pode fazer por você?

 

Além da gestão, é bacana verificar se o sistema oferece possibilidades para te ajudar a vender mais, como bons relatórios e ferramentas de marketing.

 

Se o sistema te deixa ver quais alunos não estão frequentando a academia e automaticamente envia comunicações para voltarem (isso evita cancelamentos). Ou um sistema que deixa os alunos pagarem com débito automático no cartão de crédito, para que ele compre um plano anual, sem ocupar o limite! Isso traz previsibilidade financeira pra você!

 

Ou ainda um software que faça geração de visitas na sua academia de forma automática todos os dias, usando seu próprio Instagram pra isso! Depois dessas dicas vai ser mais fácil escolher o sistema perfeito para a sua academia! 😉

 

Texto produzido e revisado por: Inês Silveira, Head de Sales na Tecnofit.


Data de publicação: 25 de agosto de 2021

Assuntos relacionados

Compartilhe esse artigo:

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa Newsletter para ficar por dentro dos conteúdos da Tecnofit.

Rua General Mário Tourinho, 1746 - 12° andar
Bairro Seminário - CEP: 80740-000 - Curitiba - PR
Tecnofit Tecnologia e Sistemas LTDA - ME | CNPJ: 21.231.459/0001-76

Os usuários são aconselhados a ler atenciosamente nossa política de privacidade.

© Todos os direitos reservados. Agência Polvo