Como aumentar o engajamento no Instagram do seu negócio fitness

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Como aumentar o engajamento no Instagram do seu negócio fitness

A pandemia mostrou para o segmento fitness como é fundamental estar presente e, principalmente, bem posicionado no mundo digital. Por isso, hoje vamos passar algumas dicas do que você deve fazer para aumentar o engajamento no Instagram do seu negócio fitness.

 

Em 2020, mensagens viraram o único meio de comunicação, salas de estar e quartos viraram academias e profissionais aprenderam a dar aulas online, através de redes sociais. Como já falamos aqui no blog, nas tendências para o mercado fitness em 2021, os treinamentos online continuarão em alta neste ano. Logo, é fundamental que você atraia mais seguidores para o Instagram do seu negócio fitness.

 

No entanto, trazer esses seguidores é apenas a ponta do iceberg, você também precisa mantê-los engajados com os seus conteúdos. Então, se você quer saber como aumentar o engajamento no Instagram, aqui é o lugar certo. Confira!

 

O que é engajamento?

 

Antes de saber como aumentar o engajamento no Instagram do seu negócio fitness, é importante que você saiba o que é engajamento. Basicamente, são as interações que o seu público tem com o seu conteúdo.

 

Curtidas, comentários, compartilhamentos e mensagens inbox são formas de engajamento. Assim como respostas e votações em stories. Quanto mais valor você gerar para o seu público, mais engajado ele será.

 

De um modo geral, é possível dizer que qualquer interação que alguém tenha com o seu perfil no Instagram, é uma forma de engajamento. O Facebook, dono do Instagram, nunca divulgou quais métricas têm mais relevância para o algoritmo, mas todas têm a sua importância.

 

Por que é importante aumentar o engajamento?

 

Há quem diga que número de curtidas e comentários são métricas de vaidade, pois não representam muita coisa. Quem afirma isso está certo em alguns pontos, errado em outros. De fato, pelo fator social, uma curtida ou comentário não significa muito. Mas para os algoritmos do Instagram, todas as métricas são bem importantes.

 

Desde 2016 o Instagram não ordena mais o feed por ordem cronológica, e sim por ordem de engajamento. Por exemplo, se você possui um aluno que interage bastante com o seu negócio, seus conteúdos sempre terão prioridade no feed dele. Por isso, é fundamental ter um bom engajamento, dessa forma a sua marca estará sempre em evidência.

 

Esses são os fatores que o Instagram leva em consideração para ordenar o feed dos usuários:

 

  • – Nível de interesse do usuário baseado no seu comportamento anterior;
  • – Postagens recentes, com menos de uma semana;
  • – Publicações de perfis que o usuário interage regularmente;
  • – Tempo gasto pelo usuário no feed.

 

Como aumentar o engajamento no Instagram

 

1 – Tenha uma identidade visual

 

Sabe quando você está vendo televisão, começa uma propaganda e antes que a marca seja divulgada, você já sabe do que se trata? Isso é muito comum em grandes empresas, como Coca-Cola e Apple, pois elas já têm uma marca consolidada.

 

Mas você pode fazer o mesmo em suas redes sociais, mesmo sem ter o faturamento da Coca-Cola ou o tamanho da Apple. Quando você tem uma identidade visual, seus seguidores já sabem que aquela publicação é da sua empresa na hora que batem o olho nela.

 

No Instagram da Tecnofit, por exemplo, nós apostamos bastante em nossas cores e fontes, criando um padrão. Logo, quando alguém está rolando o feed e passa pelo nosso post, sem precisar ler o nome, a pessoa já sabe que se trata da Tecnofit.

 

engajamento instagram tecnofit

 

Também não podemos esquecer que, em sua essência, o Instagram é uma rede social 100% visual. Logo, aposte em uma identidade de marca forte!

 

2 – Produza conteúdo relevante

 

O Instagram é um ambiente concorrido, concorda? A sua empresa está competindo com vídeos de gatinhos fofos e com lindas fotos de pôr do sol. Se o seu conteúdo não for interessante e relevante para o seu público, não tem porque ele consumir o mesmo.

 

Por exemplo, se o seu negócio fitness é um box de crossfit, provavelmente você é seguido por pessoas que fazem crossfit e/ou se interessam pelo assunto. Logo, é fundamental que você produza conteúdos relevantes para esse nicho. Falar sobre política talvez não seja a melhor ideia para esse perfil, percebe a diferença?

 

Além disso, quando falamos de conteúdo relevante, estamos nos referindo a conteúdos que irão agregar algo na vida de seus seguidores. O erro de muitas empresas é usarem o Instagram apenas para divulgar produtos e fazer vendas. Mas pense que, antes de oferecer algo, você precisa gerar conexão com o seu público.

 

Como fazer isso? Tendo uma identidade de marca forte, como falado no primeiro tópico, e criando conteúdo de valor.

 

Algumas dicas de conteúdos para você publicar no Instagram do seu negócio fitness:

 

  • – Dicas do seu segmento;
  • – Frases motivacionais;
  • – Assuntos que estão em alta no seu segmento;
  • – Dia a dia do seu negócio;
  • – Memes e vídeos engraçados;
  • – Rotina de treinos.

 

3 – Chame a atenção do seu público

 

Com a combinação dos dois primeiros tópicos, chegamos ao terceiro tópico: chamar a atenção do seu público. Ter uma identidade visual definida, com certeza, vai ajudar nisso. Mas você também vai precisar investir um pouco em técnicas de escrita persuasiva.

 

Imagine que você vai contar a história de uma aluna que entrou na sua academia e, através de um programa de desenvolvimento, emagreceu 20 kg em 3 meses, alcançando seu objetivo inicial. Você poderia compartilhar essa história no seu Instagram de duas maneiras:

 

“Como emagrecer”

ou

“Descubra o segredo de para Joana perder 20 kg em 3 meses”

 

Qual delas você acha que chama mais a atenção do seu leitor? A segunda, correto? Por isso, é bom que você estude um pouco sobre gatilhos mentais e copywriting.

 

4 – Tenha consistência

 

Em tudo o que fazemos na vida, é preciso consistência, não é mesmo? Para aumentar o engajamento no Instagram não seria diferente.

 

Ao publicar conteúdos com consistência, sua marca estará sempre em evidência. Além disso, o algoritmo do Instagram sempre prioriza perfis que produzem conteúdos de forma regular. Ou seja, quanto mais consistente você for, melhor distribuído será o seu conteúdo.

 

5 – Conheça seu público

 

Qual é a faixa etária dos seus seguidores? Localização? Em quais horários eles estão mais ativos no Instagram? É importante que você saiba de todas essas informações, para poder focar seus esforços onde importa.

 

A boa notícia é que o próprio Instagram te fornece todas essas informações, basta você olhar para elas com frequência e pronto: terá todos os insumos para conhecer seu público e produzir conteúdos relevantes para ele.

 

Para você descobrir esses dados, siga o seguinte caminho: Página Inicial > Informações > Público. Na aba “público” você terá todos os dados de seus seguidores, incluindo os números de novos seguidores.

 

6 – Escolha boas hashtags

 

Muitas empresas negligenciam o uso de hashtags, mas essa estratégia é super importante. Ao escolher hashtags relevantes para o seu público, a sua marca ganhará visibilidade entre pessoas que procuram por aqueles assuntos.

 

Se você procurar, por exemplo, pela #tecnofit, irão aparecer todas as publicações com essa hashtag. Ou seja, quanto mais relevante for a hashtag usada, mais visibilidade você terá. Vale lembrar que as publicações não são ordenadas por ordem cronológica, mas sim por engajamento.

 

7 – Use o stories

 

Outra ferramenta poderosa que é esquecida por muitas empresas é o stories. Você pode usar o stories diversas vezes ao dia para mostrar o seu espaço fitness, entrevistar alunos, mostrar um conteúdo especial, etc.

 

O alcance do stories, em geral, é maior que o alcance do feed. Além disso, um stories tem duração de 24 horas, enquanto uma publicação no feed perde a sua relevância após algumas poucas horas. Logo, use o stories!

 

Conclusão

 

O correto uso das redes sociais é uma grande estratégia de marketing e que, se bem usada, pode se transformar em uma mina de ouro. Aumentar o engajamento no Instagram vai fazer com que a sua marca seja mais vista e, consequentemente, atraia mais alunos.

 

Agora que você já sabe como aumentar o engajamento no Instagram do seu negócio fitness, está na hora de colocar essas dicas em prática. Qualquer dúvida, é só deixar um comentário aqui embaixo.

 

Até a próxima!

 

Artigo produzido e revisado por: Christian Aguilera, Analista de Conteúdo na Tecnofit.


Data de publicação: 11 de janeiro de 2021

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