Benefício de ‘CRM’ para o seu negócio

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Benefício de ‘CRM’ para o seu negócio

”Ao finalizar uma venda, muitos gestores acreditam que o contato com o cliente chegou ao fim, mas isso não é verdade. É muito mais barato para a empresa manter um cliente dentro do seu negócio do que atrair novos e uma das estratégias para isso é o CRM.

Mas afinal, o que é CRM? 

A sigla CRM significa Customer Relationship Management, na tradução, Gestão do Relacionamento com o Cliente. Dificilmente uma venda é fechada no primeiro contato, principalmente na área fitness, onde se trabalha muito o formato de planos bimestrais, semestrais e anuais com períodos de carência. 

Sempre que pesquisamos por CRM nas ferramentas de busca, aparecem diversos resultados de softwares para automatizar ações, porém essa é apenas a ponta de todo Iceberg. Antes de chegarmos no software, existem conjuntos de estratégias, práticas e análises que devem ser pensadas antes de iniciar o processo. Por isso, não se engane, o envio de mensagens ou e-mails automáticos sem um planejamento por trás, não trará os resultados esperados. 

• BENEFÍCIOS DO CRM 

Trabalhamos com 2 tipos de CRM: 

 

  • • CRM de Marketing
  • • CRM de Vendas

 

O CRM de Vendas, já falando da questão software, tem a vantagem da criação de um banco de dados com todas as informações do seu cliente como: 

 

  • • Nome
  • • Telefone 
  • • Email 
  • • Data de aniversário 
  • • Data de compra
  • • O que comprou 
  • • Entre outras. 

A partir deste banco, é possível planejar ações para alimentar o seu relacionamento com o cliente. Por exemplo, seu cliente comprou um plano semestral, porém, com todos os alunos que você tem, fica impossível saber quando cada um deles entrou, certo? Com os softwares de CRM você consegue criar estratégias para enviar mensagens avisando sobre o fim do plano uma ou duas semanas antes de ele encerrar, dando a chance do seu cliente se programar e fazer a renovação. Essa é uma forma de mostrar que você está atento aos prazos relacionados a ele. 

O CRM de Marketing tem como principal função atrair e nutrir leads (oportunidades de negócios) através de conteúdos e materiais que sejam de interesse do seu cliente. É a partir dele que iniciamos o processo de venda, com o envio de conteúdos que possam incentivar uma tomada de decisão. Após esta pessoa efetuar a compra, ele poderá ser alimentado com informações que estreitam o relacionamento com a empresa, sem necessariamente haver vendas na comunicação.

 

• FUNCIONALIDADES 

O CRM tem diversas funcionalidades. Separamos 5 principais que vão te ajudar no crescimento do seu negócio. Veja:

• Automatizar tarefas e ações 

Através dos softwares, podemos automatizar ações utilizando filtros pré-estabelecidos e mensagens prontas personalizadas. Você pode enviar avisos para clientes específicos, mensagens de parabéns em casos de datas sazonais e até pesquisas de satisfação. Por isso, é muito importante coletar o maior número de dados de uma pessoa no momento do fechamento da compra, pois assim é possível criar campanhas mais assertivas.

• Criar um funil de vendas

O funil de vendas é basicamente as etapas que uma pessoa passa até chegar na fase de compra. É assim que você consegue classificar possíveis clientes por seu nível de interesse. O mais comum é dividirmos o funil em 3 fases: 

 

  • • Topo de Funil 
  • • Meio de Funil 
  • • Fundo de Funil 

Pessoas que estão no topo do funil, ainda não sabem que possuem um problema e que precisam resolvê-lo e elas provavelmente não tiveram nenhum contato com sua marca. Através de conteúdos mais rasos, que respondam perguntas como “o que é” e “para que serve”, você apresentará o problema e fará com que ela se identifique com sua marca de alguma forma. 

Quem se encontra no meio do funil já conhece o problema, porém ainda não sabe qual é a solução para resolvê-lo. É nesse momento que apresentamos quais ações ele deve realizar e como deve prosseguir para solucionar suas questões. Por exemplo, “eu quero emagrecer, pois descobri que com isso eu terei mais disposição no meu dia a dia (conteúdo topo funil), mas como eu posso fazer isso?”  É aí que você entrega a solução para seu (futuro) cliente. Através de um conteúdo mais profundo, onde seja necessário fornecer algumas informações pessoais para conseguir o acesso a esse conteúdo, você responderá a pergunta “como eu posso fazer isso?”, dando a solução para o problema. Veja o exemplo:

“Você que quer emagrecer, procure uma academia e mantenha uma dieta equilibrada com alimentos que te deem mais energia. Isso fará com que você se sinta melhor e te dará mais gás para realizar as atividades rotineiras.” 

Você é dono de uma academia e está sugerindo que aquela pessoa procure por uma. Agora que ela já conhece o problema e já sabe o que precisa fazer para resolvê-lo, ela pode ser classificada como FUNDO DE FUNIL

No fundo do funil você vai falar diretamente sobre os benefícios do seu negócio e casos de sucesso de pessoas que malham na sua academia e conquistaram os resultados desejados. Isso fará com que a pessoa confie em você tornando-a um Lead Qualificado, ou seja, ela está pronta para fechar uma compra. 

Todo esse ciclo pode ser aplicado e monitorado através do software de CRM, automatizando envios de e-mails e SMS através de fluxos.

• Integração entre equipes

Com o CRM você consegue integrar sua equipe de Marketing com a equipe de Vendas, garantindo a transparência nos processos. Os leads qualificados pelo Marketing vão direto para a equipe de vendas com todas as informações que foram coletadas durante o processo de qualificação, como dados de contato, preferências, conteúdos que impactaram este cliente, entre outros. Isso permite que a equipe de vendas pegue esse contato já entendendo seu perfil, podendo oferecer exatamente o que irá interessá-la, otimizando o processo e economizando tempo.

• Integração com diferentes canais

Você consegue integrar os softwares de CRM com as redes sociais e site da sua empresa. É muito importante manter as redes atualizadas com conteúdos e anúncios, pois é através dessas ferramentas que as pessoas vão interagir e passar informações relevantes para que você possa enviar conteúdos, nutrindo aquele lead.

• CRM Clouding

Você consegue manter todos os dados, campanhas e informações de seus clientes em uma “nuvem”. A nuvem é um espaço de armazenamento online que, além de garantir a segurança dos dados, permite que você consiga acessá-los de qualquer lugar, precisando somente de uma conexão com a internet. Isso otimiza o tempo de atendimento e agiliza todo o processo para a resolução de problemas. 

O CRM humaniza seu negócio, mantendo o contato com seu cliente de forma mais direta e personalizada. Esse contato ajuda tanto no fechamento de novos negócios como também na retenção de clientes que já utilizam seu serviço. Por estar tudo em um só lugar, o trabalho de todos fica mais ágil e seguro.   

O sistema Tecnofit oferece ferramentas completas para captar informações sobre seus clientes e ainda gerar campanhas automáticas de CRM como: envio de SMS, e-mail, notificação em app e agendamento de ligações para seus clientes. Conheça nosso sistema, solicitando uma demonstração.


Data de publicação: 24 de fevereiro de 2020

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