Aprenda a fidelizar clientes em 4 passos

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Aprenda a fidelizar clientes em 4 passos

Quando falamos de programas de fidelidade sempre lembramos daqueles clubes de pontos de supermercados ou sites na internet. As empresas utilizam muito dessa estratégia para conquistar e fidelizar novos clientes. Recompensá-los por ações, incentiva que eles as realizem mais vezes e ainda indiquem pessoas próximas para participar também, gerando um gatilho de Prova Social. 

O gatilho de Prova Social diz que nossas atitudes são baseadas em ações de terceiros, pois o ser humano tem a necessidade de pertencer a um grupo. Por isso que clubes de desconto dão tão certo. Eles fazem com que o consumidor se sinta ÚNICO e importante ao receber promoções exclusivas.  

Mas você acha que isso traz algum resultado na retenção de clientes? 

Separamos 4 ações efetivas para fidelizar alunos em seu estabelecimento. 

• Presenteie seu cliente de forma mais pessoal

Quando um novo aluno faz sua matrícula, normalmente é enviado um e-mail de boas-vindas a ele e mais nada. Que tal além das boas-vindas convencional, você presenteá-lo com algo que ele possa usar no dia a dia com sua marca estampada? 

Um chaveiro ou uma ‘squeeze’ são ótimos presentes, pois ele usará enquanto frequenta seu estabelecimento e durante suas atividades diárias. Saber que ele é parte importante do seu negócio, gera um relacionamento mais próximo, aumentando as chances de ele não querer sair dali e ainda indicar o local para outras pessoas. O presente com sua marca ainda é uma ótima ação de branding para sua unidade. 

• Invista em clubes 

Como falamos anteriormente, clubes de pontos são muito efetivos pois, além de incentivar o consumo, faz com que a pessoa se sinta especial por participar de algo “EXCLUSIVO”. Você pode criar diversos tipos de promoções incentivando ações. Agora, qual ação criar dependerá muito do seu objetivo naquele momento. Por exemplo, caso você queira incentivar o uso do aplicativo em sua academia e trazer mais alunos para as aulas, você pode presenteá-los com um ponto a cada check-in realizado. Quando ele alcançar um total X de pontos, poderá ganhar uma recompensa como, descontos em mensalidades ou em compras de suplementação e acessórios fitness. A premiação fica a seu critério de acordo com sua disponibilidade de verba. Lembre-se de estipular regras e criar um regulamento antes de divulgar a campanha, para que não existam mal entendidos na hora de realizar as premiações. 

 

• Produtos com sua marca

Muitas pessoas adoram roupas personalizadas com a marca do local onde elas treinam. Que tal fazer uma parceria com empresas que fabricam esse tipo de produto? Além de você conseguir criar uma lojinha própria, garantindo uma nova fonte de renda, você poderá presentear os alunos mais engajados, incentivando os mais desmotivados a dar um gás nos treinos. O uso dessas peças irá gerar divulgação gratuita para sua marca, podendo atrair ainda mais alunos para seu estabelecimento. 

Produtos exclusivos trazem a sensação de um “grupo fechado”, voltando ao que falamos sobre prova social. As pessoas gostam de fazer parte de algo e, mais do que apenas fazer parte, elas gostam de mostrar isso. 

 

• Campeonatos

Campeonatos e competições fazem muito sucesso. Eles incentivam a superação para seus alunos e geram muita interação entre os alunos e professores. Uma relação mais próxima cria vínculos e amizades, diminuindo sua taxa de desistência, pois quem desiste de ir aos treinos normalmente fica desmotivado por ter expectativas muito altas a respeito dos resultados ou então, por terem encontrado outras prioridades em seu dia a dia. Realizar campeonatos, onde a interação é incentivada e vínculos são formados, ajuda bastante já que desta forma, os próprios alunos se incentivam, permanecendo focados em seus objetivos.

É muito importante conhecer seus clientes. Saber quais são suas necessidades, o que eles buscam quando pretendem trocar seu local de treino e ainda, o que eles precisam para se sentirem confortáveis em realizar suas atividades.

Uma forma de conseguir dados sobre isso é realizando pesquisas. Caso um aluno solicite o cancelamento de contrato, aplique uma pesquisa simples perguntando os motivos, assim você poderá melhorar os pontos citados, evitando que mais pessoas desistam. Além disso, ofereça soluções estratégicas, que levem o nome da sua marca e que engajem ainda mais seus clientes.  

Uma dica é utilizar o ClubeFit do sistema Tecnofit. Ele nada mais é do que um programa de pontos onde, de acordo com a ação e frequência de seu aluno, este vai ganhando pontos que poderão ser trocados por recompensas definidas por você e sua equipe. 

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Data de publicação: 24 de fevereiro de 2020

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