4 tendências para as academias em 2022

Posts

»

O ano está apenas começando e, naturalmente, muitos donos de academia começam a se perguntar o que vai bombar em 2022 e como eles podem se beneficiar disso.

 

Nos últimos dois anos, a indústria fitness enfrentou grandes desafios e oportunidades com o fechamento de academias e um grande aumento de ofertas de treinos online. A forma como o mundo começou a tratar a saúde e o bem-estar mudou e se tornou uma prioridade para muitas pessoas.

 

Conforme os praticantes de atividade física vão mudando, as tendências fitness também se transformam. E, seguindo esse fluxo, os donos de academias têm um grande potencial para inovar e trazer novos alunos para seus estabelecimentos. Neste artigo vamos te contar o que vai ser tendência no mercado de academias em 2022.

 

O futuro do fitness em 2022

 

Ao longo dos últimos meses, durante vários lockdowns, muitas pessoas tiveram que ajustar como e onde se exercitam. A partir disso, uma nova mentalidade surgiu: que é possível se exercitar em qualquer lugar.

 

A mentalidade da prática de atividades físicas com flexibilidade e conveniência é evidente, bem como a consciência de que o condicionamento físico pode ser para todos. Logo, as academias precisarão se adaptar e atender às necessidades de seus alunos.

 

A pandemia colocou um grande holofote no cuidado com a saúde e bem-estar e, à medida que as tendências continuam a surgir no mercado, as academias precisam treinar professores e funcionários para melhor atender os alunos.

 

Agora vamos para as principais tendências para academias em 2022!

 

1 – Planos de treinamento híbrido

 

Atualmente, muitas empresas estão adotando o modelo de trabalho híbrido. Inclusive, a Tecnofit é uma delas. Basicamente, nesse formato, os colaboradores da empresa trabalham alguns dias no escritório, outros dias em casa. Com as academias não será diferente!

 

Cada vez mais academias estão oferecendo planos de assinaturas híbridos. Isso tem acontecido porque esses estabelecimentos estão percebendo que os alunos desejam ter a opção de treinar online.

 

O erro de muitos empresários do segmento fitness é achar que os treinos online são adversários dos treinos presenciais, quando, na verdade, eles são aliados. A associação a uma academia híbrida visa fornecer um nível de conveniência que os alunos não apenas exigem, mas também esperam.

 

2 – HIIT

 

Todos os anos, o Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT, em inglês) continua sendo tendência. Esses treinos envolvem curtos períodos de atividade com períodos de descanso e possibilita que os alunos comecem um treino intenso em um período de tempo relativamente curto.

 

Para os donos de academia, a grande vantagem do HIIT é que ele não exige nenhum equipamento especial, pois os professores criam todos os treinos baseados em exercícios onde o aluno só usa o peso do corpo.

 

Atualmente, no Brasil, muitas academias já oferecem aulas de HIIT em sua grade horária. No entanto, são poucos os estabelecimentos que sabem usar isso a seu favor, ou seja, divulgar essas aulas como um grande diferencial. Para 2022 essa vai ser uma ótima forma de atrair novos alunos!

 

3 – Aulas divertidas em grupo

 

O ser humano é sociável, logo, é natural que realizar atividades em grupos seja agradável para a maioria das pessoas. As academias devem partir da premissa de que as pessoas gostam de treinar juntas e que o sentimento de comunidade eleva os negócios.

 

Embora HIIT e ioga sempre sejam exercícios em grupo populares, estamos vendo aulas focadas em artes circenses, aulas de patinação e cama elástica crescendo em popularidade e, principalmente, adesão. Inclusive, exercícios como brincar de bambolê têm voltado a entrar em cena.

 

Embora seja difícil dizer se as aulas divertidas em grupo são uma tendência ou apenas uma moda passageira, uma coisa é certa: para 2022, essa prática vai estar em alta! Além disso, não há como negar a popularidade do treinamento em grupo.

 

4 – Exercícios ao ar livre

 

E se a sua academia oferecesse treinos em locais abertos também? Os personal trainers também têm a oportunidade de ensinar pequenos grupos ao ar livre. Ao treinar ao ar livre, os alunos podem manter o distanciamento social com mais facilidade e terem um ar fresco circulando.

 

O treinamento pessoal ao ar livre também oferece suporte a clientes que podem hesitar em se exercitar em ambientes fechados ou aqueles mais vulneráveis ​​ao COVID-19 e que procuram alternativas à academia.

 

Ou seja, aqui tem uma grande oportunidade para donos de academias criarem turmas de aulões ao ar livre. Por exemplo, pode acontecer um aulão quinzenal aos sábados, onde os professores passam exercícios para os alunos realizarem em parques e praças. É uma estratégia barata e muito efetiva para academias.

 

Conclusão

 

É impossível prever o futuro, mas diversas ações do segmento nos fazem acreditar que essas são as principais tendências do mercado fitness para 2022. Os donos de academias têm uma excelente oportunidade para inovar e atrair novos alunos neste ano. Boa sorte!

 

Texto produzido e revisado por: Christian Aguilera, Analista de Conteúdo na Tecnofit.


Data de publicação: 5 de janeiro de 2022

Assuntos relacionados

Compartilhe esse artigo:

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa Newsletter para ficar por dentro dos conteúdos da Tecnofit.

Rua General Mário Tourinho, 1746 - 12° andar
Bairro Seminário - CEP: 80740-000 - Curitiba - PR
Tecnofit Tecnologia e Sistemas LTDA - ME | CNPJ: 21.231.459/0001-76

Os usuários são aconselhados a ler atenciosamente nossa política de privacidade.

© Todos os direitos reservados. Agência Polvo